Como calcular o ROI das minhas campanhas de Marketing Digital?

Como calcular o ROI das minhas campanhas de Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das estratégias mais valiosas para qualquer negócio que deseja ampliar sua visibilidade on-line e, consequentemente, ver seu faturamento aumentar exponencialmente. Mas como saber, exatamente, qual o retorno de uma ação on-line? A resposta é bastante objetiva: basta aprender como calcular o ROI de suas campanhas de Marketing Digital.

ROI de campanhas de Marketing Digital? Você deve estar se mexendo agora em sua cadeira intrigado com essa sigla, não é mesmo? Mas, muita calma nessa hora! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a questão sem muitos rodeios.

Fique um pouco mais conosco e garantimos que, até o fim dessa leitura, você entenderá tudo o que precisa saber sobre ROI. Vamos lá?

Para começo de conversa, o que significa ROI mesmo?

Geralmente, sempre paira no ar do departamento de marketing certa cobrança em relação aos resultados das campanhas digitais. Mas, graças às várias métricas disponibilizadas pelo Marketing Digital, é possível entregar relatórios com dados bastante consistentes sobre os resultados de uma campanha.

Dentre essas métricas, podemos destacar o cálculo do ROI — ou, em outras palavras: Return On Investiment (Retorno Sobre o Investimento). Um cálculo bastante simples de se fazer, mas de enorme importância para que sua empresa saiba exatamente qual foi o custo-benefício (lucro ou prejuízo) em uma campanha durante um período predeterminado.

Com o cálculo do ROI, você sabe de antemão se uma campanha on-line está funcionando e, principalmente, qual foi o real retorno sobre o investimento feito.

Por que saber o valor do ROI é fundamental para uma empresa?

A resposta pode parecer óbvia, mas não custa reforçá-la: você precisa fazer o cálculo do ROI das campanhas de Marketing Digital para saber se o dinheiro gasto está valendo a pena ou não. Resposta básica, mas importante, não é mesmo? Afinal estamos falando do seu dinheiro.

Quando você conhece a fundo o seu ROI de marketing, pode fazer os ajustes necessários para potencializar suas campanhas e focar seus esforços nas estratégias mais rentáveis durante os meses seguintes.

É claro que sua empresa precisa saber primeiro quais são os seus objetivos e metas e o que deseja atingir em uma campanha on-line, assim, fica mais simples compreender se o ROI está ao encontra dos objetivos e das metas previamente traçados.

Como calcular, então, o ROI das campanhas de Marketing Digital?

Muitas vezes, a maioria das empresas desconhece completamente a verdadeira realidade dos números de suas campanhas on-line e ,como não conseguem visualizar os resultados de forma concreta, acabam pensando, erroneamente, que o Marketing Digital é um custo sem retorno.

Mas esse problema pode ser solucionado rapidamente, basta passar a monitorar periodicamente seu ROI. Veja como fazê-lo:

 Cálculo do ROI = [ Receita (Retorno) – Custo / Custo]

Vale lembrar que receita equivale a tudo que a empresa consegue arrecadar em vendas. Já os custos dizem respeito a todas as despesas realizadas para viabilizar a campanha, como a contratação de funcionários, anúncios pagos ou qualquer despesa extra.

Vejamos um exemplo prático:

Suponhamos que você seja sócio-diretor de uma empresa prestadora de serviços e que tenha investido R$ 1.000,00 (custo) em uma campanha no Google AdWords, por exemplo. Nesse ínterim, você consegue realizar 10 vendas de um mesmo serviço no valor de R$ 500,00 cada, arrecadando um total de R$ 5.000,00 (receita). Como fica o cálculo do ROI nesse caso?

ROI = [R$5.000,00 – R$1.000,00 / R$1.000,00]

ROI = 4

ROI = 4 x 100% = 400%

Em termos de porcentagem, esse ROI equivale a 400% de retorno em relação ao valor gasto. Nada mal, não é mesmo?

Vale ressaltar, no entanto, que, nesse modelo, o objetivo foi aprender como calcular o ROI de uma campanha que tinha como foco aumentar as vendas dos serviços, mas caso a meta fosse gerar mais leads, por exemplo, a fórmula não mudaria, porém o cálculo do investimento seria diferente, pois seria necessário multiplicar não a quantidade de vendas por receita média, mas a quantidade de leads por receita média.

Empolgado para começar a analisar como calcular o ROI das suas ações de marketing? Ótimo! Então, mãos à obra agora mesmo. Ah! E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes como esse, combinado?

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