Quais etapas não podem faltar no meu funil de vendas?

Etapas que não podem faltar no funil de vendas

O funil de vendas é fundamental para que as empresas desenvolvam estratégias de marketing. Além disso, é uma ferramenta que auxilia no relacionamento com os clientes e na condução deles pelo processo de compra.

Essa estratégia de marketing digital é dividida em quatro etapas distintas: atração, conversão, relacionamento e venda ou simplesmente: topo, meio e fundo do funil de vendas.

Cada etapa do funil possui estratégias e posicionamentos específicos que têm como objetivo responder aos questionamentos dos possíveis clientes e direcioná-los por todo o processo de compra até fecharem negócio com a empresa.

Para ajudá-lo a montar um funil de vendas que proporcione excelentes resultados para a sua empresa, vamos mostrar as etapas que não podem faltar no funil do seu negócio. Confira!

Atração — topo do funil

A atração é a primeira fase e a mais ampla do funil de vendas. Essa etapa tem como objetivo fazer com que a empresa ganhe visibilidade no mercado, consiga se apresentar ao público e atrair possíveis clientes. Dessa forma, no topo do funil deve-se produzir conteúdos menos específicos, materiais que sejam úteis para solucionar eventuais problemas e dúvidas da persona.

O objetivo do topo de funil é atrair a audiência para os canais da empresa e para que o público tenha o primeiro contato com a marca. Os empresários precisam ter em mente que ainda não é o momento de mostrar produtos e serviços, mas apresentar ao público o negócio e mostrar que ele é relevante para solucionar certos problemas.

Conversão — meio do funil

No meio do funil, assim como na etapa de atração, o público ainda não está em busca de determinado produto, mas é nesse momento que a empresa deve conduzir os possíveis clientes de forma a torná-los potenciais clientes, ou leads.

O objetivo da etapa de conversão é transformar os visitantes do blog ou das páginas da empresa em leads, coletando informações e filtrando os potenciais clientes de acordo com as suas necessidades e objetivos.

O meio de funil leva em consideração que as pessoas já possuem certo conhecimento do assunto e que a empresa deve mostrar soluções para os seus problemas. Na etapa de conversão pode-se oferecer materiais gratuitos e incentivar os visitantes a oferecerem à empresa seus contatos e informações.

Relacionamento — meio e fundo do funil

Para que um lead se torne cliente, ele precisa conhecer a empresa e os produtos oferecidos por ela. Portanto, é fundamental que seja construído um relacionamento entre o negócio e os clientes em potencial, aumentando assim o conhecimento e a afinidade deles com a marca.

Na etapa de relacionamento, o contato com os leads deve ser feito de forma direta, como, por exemplo, através de e-mails. É muito importante nutrir as pessoas com conteúdos mais elaborados e criar nos leads o sentimento de urgência de forma a direcioná-los para a compra.

Venda — fundo do funil

O fundo do funil é a etapa em que o lead está pronto para efetuar a compra. Nesse momento, as pessoas estão analisando as possibilidades e buscando aquela que mais atende às suas expectativas. Portanto, é muito importante que a empresa apresente os motivos pelos quais os leads devem fechar negócio e os benefícios proporcionados pelo produto ou serviço em questão.

No fundo do funil deve-se manter forte relacionamento com o cliente, de forma que ele seja incentivado a manter contato com a marca e realizar outras compras no futuro.

Aprendeu quais são as etapas que não podem faltar no seu funil de vendas? Agora, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!

Comentários

comentários