4 Dicas Para Otimizar a Visibilidade do seu E-commerce em Magento

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Se você criou uma loja virtual, provavelmente tem um objetivo em mente: vender os seus produtos maravilhosos! Mas as pessoas precisam encontrar os seus produtos antes de conseguir comprá-los, correto?

Nesse sentido, você que tem uma loja em Magento já está muito na frente de outras tecnologias. Essa plataforma aberta contém várias funcionalidades que a fazem uma ótima vitrine para seus produtos; com códigos e ferramentas voltadas para SEO (melhoria nos resultados dos motores de busca), você já está num bom caminho para aumentar a visibilidade da sua loja.

Abaixo vamos dar algumas dicas para otimizar ainda mais o seu site e ganhar posicionamentos cada vez mais relevantes nos resultados dos sistemas de busca orgânica (Google, Bing, etc). Vale ressaltar que todas essas dicas levam em conta somente as funcionalidades padrão do Magento, sem levar em consideração as melhorias provenientes de módulos externos.

1) Remova index.php das suas URLs

Vá até Sistema > Configurações > Web > SEO (Search Engine Optimization). Em cada tradução o nome dessa seção é diferente, mas com esse fluxo não deve haver problema em encontrar a seção.

Nessa área, ATIVE a opção “Usar URL’s Amigáveis” ou “Usar rewrites” ou algo parecido.  Isso irá remover o “.index.php” das URL’s da sua loja e produtos.

2) Permita que o seu site seja crawled “vasculhado”

Vá até Sistema > Configurações > Design > Cabeçalho HTML. Nessa área, há uma opção “Robôs Padrão” ou algo semelhante. Tenha certeza de que a opção ativa seja a “INDEX, FOLLOW”. Isso fará com que os mecanismos de busca como Google e outros vasculhem seu site e cataloguem suas páginas nos resultados de busca.

3) Utilize o potencial máximo das suas imagens

Sua loja virtual terá muitos produtos e muitas fotos. Tome um tempo e crie uma descrição real da foto quando estiver colocando-a em um produto. Se você tiver um produto “Pulseira de Prata”, coloque esse nome na foto! Se possível, ainda sugerimos colocar um pouco da descrição desse produto também, por exemplo: “pulseira-de-prata-com-diamantes.jpg”. Essas nomenclaturas ajudarão bastante a indexação e são muito mais eficientes do que um valor genérico como “DCIM12120-28.jpg”

4) Magento e Google são amigos!

A plataforma Magento já tem algumas integrações prontas com o Google que podem ajudar muito sua loja virtual. Vamos listar 3 dos mais eficientes:

Sitemap para Google

Vá até Catálogo > Google Sitemap > Adicionar Sitemap. Coloque o nome padrão como sitemap.xml e clique em “Salvar & Gerar”. Esse sitemap vai gerar um mapa de todo o seu site e disponibilizar isso para os mecanismos de buscas.

Obs: Coloque esse endereço no seu robots.txt para melhores resultados! Em breve faremos um post sobre esse assunto! 

Habilitar Google Analytics

Vá até Sistema > Configurações > Google API. Nessa seção você vai encontrar um campo “Google Analytics”. Habilite-o e coloque a “ID de Conta” provido pela ferramenta do Google.

Obs: Configure o seu Analytics como E-commerce e configure corretamente os funis de venda e conversão; vão te dar uma visão geral muito melhor do seu negócio. Em breve faremos mais um post sobre isso!

Faça uma conta no Google Web Master Tools (WMT) e –  mais importante –  UTILIZE-A!

Essa é uma das ferramentas mais importantes do Google para monitorar e otimizar seu e-commerce. A quantidade de dados que você consegue obter somente dessa plataforma é fenomenal e, na minha opinião, são mais valiosos do que o próprio Analytics!

Obs: Em breve criaremos um tutorial completo sobre como melhor utilizar essa ferramenta no seu e-commerce. Se tiver interesse, coloque seu email nos comentários abaixo ou se inscreva em nossa newsletter (o envelope colorido nessa página) que lhe enviaremos com exclusividade!

Essas dicas já são um bom indicativo de como você pode ir aprimorando o seu e-commerce para maior visibilidade e facilitando a busca de seus clientes! Essas técnicas irão lhe ajudar a otimizar o seu site para maximizar o tráfego da sua loja virtual e guiar consumidores potenciais para páginas corretas, aumentando sua relevância, conversão e lucro.

Esse foi um breve tutorial de como melhorar a sua plataforma Magento para os mecanismos de busca. Fique atento aos próximos posts!

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