Se você tem buscado maior alcance e melhores resultados junto aos clientes e ao público-alvo de sua empresa, certamente já se perguntou como colocar seu site na primeira página do Google.
Os benefícios dessa estratégia de marketing digital são expressivos, já que o Google é um gigante do meio virtual, utilizado diariamente por milhões de pessoas que buscam informações sobre produtos, serviços ou mesmo problemas que queiram resolver.
Neste artigo, apresentaremos as principais técnicas de marketing digital aplicadas para que você consiga se posicionar bem nas páginas de resultados. Confira!
1. Antes de mais nada, você sabe o que é SEO?
A sigla SEO (Search Engine Optimization) se refere a técnicas de marketing digital aplicadas para otimizar seu site para os mecanismos de busca. Todas as páginas que aparecem organicamente, ou seja, sem patrocínio, na primeira página do Google se utilizam dessa ferramenta.
O grande volume de conteúdo produzido no meio digital tem feito com que sites de busca como Google, Bing, Yahoo e tantos outros procurem qualificar melhor o que apresentam para o usuário nos resultados da pesquisa.
Nesse oceano de informações repleto de concorrentes, é essencial que você aprenda a fazer uso dessa ferramenta para se destacar dos demais.
2. Como aplicar SEO para estar na primeira página do Google?
A transformação digital empoderou os consumidores com o fácil acesso à informação e um volume enorme de ofertas. Por isso mesmo, o Google coloca em primeiro lugar a experiência do usuário e busca satisfazê-lo ao mostrar o resultado de uma pesquisa. Por isso, os sites de melhor conteúdo, mais bem organizados e responsivos levam a melhor nessa corrida digital.
A seguir, listamos os principais fatores de ranqueamento do Google, que servem como norte para a otimização de sites:
- Conteúdo: pesquise palavras-chave, adéque-as ao título e entregue um conteúdo relevante que cumpra com a promessa do título. Isso trará autoridade para seu site.
- Responsividade: seu site deve ser responsivo, adequando-se a diversos dispositivos, como PC, celular e tablet. Páginas mobile-friendly ganham preferência.
- Link Building: a produção de conteúdo no seu site deve linkar para outras páginas internas, fazendo com que o usuário permaneça nele por mais tempo e você seja visto como relevante pelo Google.
- URLs amigáveis: seja criterioso quando for linkar para sites externos. O Google avalia quem são suas referências ao escanear o seu texto por meio do Google Bot.
- Carregamento: ser responsivo também significa ter um site leve e funcional, com imagens de qualidade, mas fáceis de carregar.
- Alt-text: o Google Bot lê apenas textos, então você deve inserir legendas alternativas nas imagens para ajudá-lo a identificar seu conteúdo.
Vale ainda dizer que, dependendo da forma como o seu site foi planejado e construído, isso pode dificultar o sucesso na aplicação do SEO. Contar com uma agência especializada para avaliar seu caso pode ser uma boa solução para essa questão.
3. Vale a pena investir em anúncios pagos e serviços contratados?
Existem sites que aparecem na primeira página do Google por meio de patrocínios, e que também obtêm um bom resultado no alcance e nas vendas. O custo disso varia de acordo com as palavras-chave a serem exibidas, o nível de concorrência e a região onde que a empresa quer atingir o topo das pesquisas.
Essas campanhas são feitas por meio do Google AdWords e do Google AdSense, serviços de anúncios pagos do Google que exibem sua empresa nos sites de busca e demais afiliados.
Efetivar todas essas técnicas para alcançar a primeira página do Google certamente não é uma tarefa simples. Por isso, contratar serviços de marketing digital tem sido cada vez mais comum entre as empresas que buscam crescimento e gerenciamento de sua presença online, o que reflete no aumento de vendas.
Não hesite em buscar a melhor solução para sua empresa. A internet é um ambiente promissor para aqueles que sabem como utilizá-la!
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