Dicas de Busca no Google: atalhos para o melhor buscador da web

Com certeza você já perdeu muito tempo na frente do computador procurando por alguma informação no Google mas não encontrou, certo?

E se eu te dissesse que existem alguns atalhos do Google que ajudam o usuário a achar mais rapidamente o que ele procura? Veja abaixo algumas dicas de busca no Google para facilitar sua navegação no buscador:

Dicas básicas de busca no Google

Ao procurar no Google, as pessoas costumam usar termos muito amplos. Já parou para pensar que termos mais específicos podem ajudar o Google a encontrar o que você procura? Veja alguns exemplos abaixo:

1. Seja o mais simples possível: use termos que expressam realmente o que você está procurando.

Errado: “quero achar receitas de bolo na internet”
Errado: “onde achar melhores receitas de bolo”
Certo: “receitas de bolo”

 

2. Use palavras relevantes na sua busca: quanto melhor o Google entender o que você está procurando, melhores serão os resultados.

Irrevelante: “treinamento de animais”
Relevante: “treinamento de cachorros”
Muito relevante: “treinamento de dálmatas”

 

3. Tente usar palavras que os sites usam: procurar por uma palavra que só você fala não vai te ajudar na pesquisa.

Errado: “queria saber porquê minha cabeça doi”
Errado: “minha cabeça está doendo”
Certo: “enxaqueca”

 

4. Exclua as palavras não importantes da sua pesquisa: palavras que não fazem parte do que você realmente procura só atrapalham o Google.

Errado: “países aonde morcegos significam sorte”
Certo: “países morcegos sorte”

 

5. O Google pode fazer o trabalho por você! Experimente procurar por expressões matemáticas ou definições de palavras, e veja a mágica do Google acontecer na sua tela.

Exemplos:

 

buscas-no-google1

buscas-no-google2

 

buscas-no-google3

buscas-no-google4

buscas-no-google5

Buscar por ou em sites específicos

Você pode usar alguns operadores de busca do Google para fazer pesquisas específicas sobre conteúdos relacionados a sites. Por exemplo:

1. Procurar por páginas relacionadas a um determinado site: se você quiser procurar por uma página que tenha um conteúdo semelhante a um site que você goste, você pode usar operador related.

Exemplo: para pesquisar por páginas que tenham um conteúdo semelhante ao site de tecnologia Olhar Digital, você pode fazer a seguinte pesquisa:

related:olhardigital.com.br

Clique aqui e veja como ficará a página de resultados do Google com esta pesquisa.

 

2. Exibir resultados somente de uma página específica: se você quiser que os resultados de pesquisa sejam exibidos somente com páginas de um determinado site, você pode usar o operador site.

Exemplo: para pesquisar apenas por páginas do Olhar Digital, você pode fazer a seguinte pesquisa:

site:olhardigital.com.br

Clique aqui e veja como ficará a página de resultados do Google com esta pesquisa.

Dica: esta pesquisa aceita termos adicionais, então para pesquisar apenas por Windows 8 no Olhar Digital, faça uma pesquisa assim:

site:olhardigital.com.br windows 8

 

3. Filtrar resultados através da URL: se você quiser procurar por um termo no Google, mas quer resultados apenas de fóruns, você pode usar o operador inurl.

Exemplo: para procurar por fóruns de carros usados, use esta pesquisa:

carros usados inurl:forum

Clique aqui e veja como ficará a página de resultados do Google com esta pesquisa.

Dica: você pode colocar qualquer coisa como filtro de URL. Por exemplo, para pesquisar em páginas do Brasil, use inurl:.com.br, ou use inurl:./tecnologia para achar sites que tenham a categoria tecnologia.

 

Dicas avançadas de busca no Google

Já deve ter acontecido com você dos resultados exibidos no Google serem um pouco diferentes do que você pesquisou. Veja abaixo algumas dicas para ajudar o Google a entender melhor o que você está procurando:

1. Use palavras “entre aspas”: quando você pesquisa por um termo no Google, ele vai procurar páginas que tenham um conteúdo relevante para sua pesquisa. Mas se sua pesquisa possuir 2 ou mais termos, ele pode procurar por cada termo separadamente.

Exemplo: Ao procurar por comprar roupas femininas, o Google irá exibir resultados para roupas femininas e para comprar roupas, já que ele entende que os dois termos são relevantes, e isto pode atrapalhar um pouco a sua pesquisa.

Mas, ao procurar por “comprar roupas femininas”, o Google entenderá que você quer achar apenas roupas femininas, e irá exibir apenas resultados relacionados a isto.

 

2. Excluir uma palavra dos resultados: às vezes o Google entende que  algum termo que você não pesquisou pode ser relevante para sua pesquisa, mas você realmente não quer isto. Para evitar, você pode usar o sinal – para “negativar” palavras na sua pesquisa.

Exemplo: ao pesquisar por esponja, sua página de resultados fica cheia de páginas relacionadas ao desenho Bob Esponja e afins. Para evitar este ou problemas parecidos, você pode fazer a pesquisa esponja -bob, e o Google ignorará qualquer página que tenha “bob” em seu conteúdo.

Dica: o termo que você queira amplificar o termo que você está negativando, você pode usar o til (~) no lugar do sinal de negativo.

Exemplo: ao pesquisar por carros, você pode negativar qualquer coisa relacionada ao filme Carros da Disney (filme, desenho, brinquedos, jogos, etc) pesquisando por carros ~filme.

 

3. Procurar por um termo OU outro termo: e se você não estiver tão certo de qual termo você quer dar ao Google? Para facilitar este tipo de pesquisa, o Google criou o parâmetro OR.

Exemplo: Você tem uma festa pra fazer, mas está indeciso entre fazer uma receita de bolo ou torta. Para um melhor aproveitamento do Google, pesquise por receitas de bolo OR torta, e assim o Google irá exibir resultados relevantes para receitas de bolo e receitas de torta.

 

4. Procurar por uma faixa específica de números: você está procurando por um produto, mas quer que ele esteja dentro do seu orçamento. Para isso, você pode usar o parâmetro .. para definir isto.

Exemplos:

tv 32 polegadas ..R$1000  – O Google exibirá TVs de 32 polegadas de até R$1.000,00.

carros 300.. cavalos de potência – O Google exibirá carros que tenham 300 ou mais cavalos de potência.

ganhadores da copa do mundo ..2000 – O Google exibirá resultados relacionados aos ganhadores da copa do mundo até o ano 2000.

Gostaram das dicas? Então compartilhe com seus amigos!

Mais dicas de como buscar melhor e mais eficientemente no Google, você encontra aqui.

cartoon porn

Comentários

comentários

1 comentário