19 Dicas para Aumentar a Conversão do seu E-Commerce através da Home (1/3)

 A home do seu ecommerce é a página mais importante para os seus usuários; é a página que vai determinar se eles vão aceitar PENSAR em comprar na sua loja ou não.  É nesse momento que você tem que encantar, atrair, seduzir e convencer o seu cliente para que ele continue no funil de compras. Essa “recepção” que os usuários receberem vai ser crucial para que eles rejeitem seu site ou o aceitem de bom grado.

Com base nisso, desenvolvemos uma lista com algumas dicas que visam melhorar a primeira experiência do internauta e aumentar sua taxa de conversão.

1) Barra de Busca Sempre presente

Os seus clientes estão entrando em sua loja e querem explorar, navegar à vontade. Se eles estão buscando alguma coisa específico, é mais do que obrigatório dar a eles uma chance de encontrar o que procuram! Se você não tem espaço suficiente no seu layout, faça como a Allrecipes. Eles fizeram a barra de “Procura” dinâmica, economizando espaço de informação que está sendo utilizado de maneira proveitosa.

2) Navegação Organizada no Menu Principal

Se você não tiver todo o seu site bem estruturado e os usuários não conseguirem encontrar aquilo que procuram, com certeza eles irão imediatamente para o seu concorrente. Facilite ao máximo a vida dos seus clientes ao dispor seus produtos da forma mais lógica e intuitiva possível. É senso comum que o seu menu esteja ou na parte superior horizontal da loja ou na parte lateral – então coloque-o lá! Lembre-se que quem dita se algo funciona ou não são os seus clientes.

3) Utilizar histórico de navegação para personalizar a experiência

Se o seu cliente ficou tempo suficiente na sua loja para montar um “mini-histórico” de navegação, por quê não se valer desses dados para lhe proporcionar uma experiência ainda mais agradável?! Uma seção de produtos “recomendados com base no que você viu” ou “na mesma linha do seu gosto” pode lhe ajudar a aumentar o valor médio de pedido. Além disso, métricas como localização física, origem de tráfego, quais páginas o cliente visualizou, etc,  podem ser utilizadas para melhorar a fidelidade e incrementar ainda mais a taxa de recompra na sua loja.

4) Follow-up e carrinho de compras persistente

Várias vezes seus clientes vão navegar em sua loja, colocar um produto no carrinho e sair da página. Às vezes por pressa, por esquecimento, por ter outras obrigações mais urgentes, ou até mesmo porque preferem deixar pra comprar depois com mais calma; em todos esses casos, você corre grande risco de perder a sua venda. Para evitar que isso aconteça, temos algumas sugestões:

a) Email de recuperação de carrinho abandonado: lembre ao seu cliente que ele deixou um produto esperando na sua loja

b) Carrinho de compras “persistente”: colocando um cookie de longa duração no navegador do cliente faz com que, quando ele retornar à loja, ele continue com seus produtos exatamente onde os deixou. É quase      como voltar ao supermercado para comprar algo que esqueceu da primeira vez

Resumo da ópera: Lembre ao seu cliente que ele ainda tem produtos para comprar!

5) Disponibilize de cara Informações de Localização e telefone

Não importa quão boa seja sua proteção de dados, um novo usuário que está visitando sua loja pela primeira vez sempre vai olhar sua loja com certa apreensão e suspeita. Se você coloca seu telefone, contato e endereço físico de forma proeminente, essas suspeitas já caem drasticamente. Lembre-se disso para não parecer mal-intencionado.

 

Por enquanto é só! Na próxima semana continuaremos nossa lista com mais dicas para aumentar a conversão da sua loja através da Home. Fique ligado e coloque seus comentários abaixo caso tenha alguma coisa a acrescentar. Quem sabe não alteramos nossa lista para mais de 19 itens?!

 

 

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