Taxa de conversão em vendas: 8 fatores que prejudicam o seu site

Taxa de conversão em vendas

Faz algum tempo que sua empresa investiu na criação de um site, porém, apesar de o objetivo ser o de conquistar novos clientes e aumentar o faturamento, não é isso que vem acontecendo? Muito provavelmente, a sua presença online está precisando ser reformulada ou reajustada para que a conversão em vendas seja mais eficiente. Fique tranquilo, pois vamos explicar os fatores que podem estar impedindo o sucesso do seu website e o que pode ser feito para resolver a questão.

Vamos começar do início. Afinal, o que é conversão? São as ações realizadas pelos visitantes de um site, como cadastrar um e-mail para baixar materiais como e-books e guias, solicitar orçamento por meio da página de contato, preencher formulários para receber uma newsletter ou efetuar uma compra.

E a taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para se medir os resultados das estratégias de marketing digital. No caso de websites, ela consegue mostrar o quão responsivo e eficiente está sendo no que diz respeito aos objetivos esperados e aos pontos que precisam ser melhorados. Acompanhe o texto até o final para saber mais!

Conheça 8 fatores que impedem o aumento da conversão em vendas

Como dissemos, não basta ter um site se ele não atende às necessidades do seu negócio. E, para que isso aconteça, ele deve ser bem planejado, oferecer soluções e ser eficiente e atrativo.

E tudo isso pode ser feito por meio de agências especializadas, que criam a estrutura do site de acordo com os objetivos da empresa, sempre visando a meta final de todos os negócios: conquistar clientes e aumentar os rendimentos. Confira alguns dos fatores pelos quais seu site pode não estar atingindo os resultados esperados:

1. Não recebe visitas

Quando se cria um website, a primeira coisa que se imagina em relação a ele é que os usuários vão visitá-lo, não é mesmo? E, quando isso não acontece, tudo o que se espera vai por água abaixo. Pois, sem visitantes, não há vendas.

Esse problema pode se dar por uma série de motivos, alguns deles são os materiais defasados e desatualizados, layout pobre e conteúdos sem estratégias de marketing digital.

2. O site não aparece nos mecanismos de busca

Hoje em dia, quando pensa em um produto ou serviço, o consumidor vai direto aos mecanismos de busca, como o Google, e lá faz suas pesquisas. E aqueles sites que não investem em Search Engine Optimization, ou SEO, sem dúvidas estão perdendo clientes para a concorrência.

Isso porque, por meio de conteúdos relevantes que trabalham com as palavras-chave corretas, direcionadas por profissionais, o resultado é o oposto. Nesse caso, durante as buscas, os potenciais clientes encontram as empresas no exato momento em que procuram as soluções que elas oferecem.

3. Não é adaptado para dispositivos móveis

Os sites atuais devem ser criados para serem funcionais tanto em desktop quanto em dispositivos móveis. Isso quer dizer que necessitam possuir um design responsivo. Se o website foi criado há alguns anos, muito provavelmente essa adequação não tenha sido feita. E isso significa a perda de uma grande fatia de potenciais clientes, pois compras realizadas por meio de celulares são cada vez mais comuns e os números só tendem a aumentar.

4. O site não tem recebido e-mails de contato

Isso pode estar ocorrendo porque nele não há um local bem sinalizado onde o visitante pode se comunicar com a empresa. Portanto, é muito importante que os dados do negócio, como e-mail, telefone, endereço e o formulário de contato, estejam bem visíveis, de forma a facilitar o acesso.

5. Usuários não cadastram seus e-mails

Se o site de sua empresa não recebe e-mails de contato de potenciais clientes, pode ser que a página não esteja oferecendo uma boa experiência. Na maioria das vezes, quando se fornece uma forma de contato, é porque houve interesse no que aquele negócio tem a oferecer. E, se o contrário acontece, como pode ser o caso do seu site, é sinal de que chegou o momento de repaginá-lo.

6. Seu website não é recomendado em redes sociais

Uma das principais ferramentas de marketing digital são as redes sociais. Por meio delas, as pessoas falam sobre seus interesses, compartilham experiências e também indicam aqueles produtos e serviços que mais as agradam. Isso não está acontecendo com a sua empresa? Talvez o conteúdo não agregue valor, ou seja, não é útil, nem ofereça informações importantes ou mesmo entretenimento. Para reverter essa situação, profissionais capacitados podem ajudar.

7. O objetivo não está na conversão

Todas as informações e conteúdos que um site oferece devem ter como meta final conduzir o visitante pelas etapas do funil de vendas, até que ele efetue a compra. Porém, se ele “se perde no meio do caminho”, o objetivo não está sendo a conversão. E, com isso, há boas chances de que a grande maioria dos visitantes nunca chegará a se tornar um cliente real.

8. Não há vendas por intermédio do site

Se o website da sua empresa foi criado para ser um suporte às vendas da loja física, por exemplo, mas não é isso que está acontecendo, você tem um grande motivo para pensar em criar uma nova estrutura ou reformular o que for preciso, não acha?

Um site é uma ferramenta de marketing digital tão importante quanto o e-mail marketing, as redes sociais e o marketing de conteúdo. Ele é o cartão de visitas de sua empresa, responsável por despertar o interesse do potencial cliente e fazê-lo se tornar consumidor. Porém, como comentamos, se ele foi criado sem um propósito bem definido e colocado no ar sem contar com estratégias, é bem provável que isso não aconteça.

A boa notícia: tudo isso tem solução!

Se você identificou alguns (ou vários) desses fatores em seu site e agora está preocupado com uma possível dificuldade em resolver os problemas, fique tranquilo! Todos eles podem ser identificados e transformados por agências especializadas como a LinkBiz.

E não pense que os custos são altos ou inacessíveis. Pelo contrário! Reformular o seu site sem dúvida caberá no seu orçamento e deve ser encarado como um investimento, pois em pouco tempo será uma ótima ferramenta de vendas para o seu negócio.

Gostou do nosso post sobre 8 fatores que podem estar atrapalhando a conversão em vendas de seu site? Comente aqui para ajudarmos você a solucionar dúvidas e encontrar soluções!

Comentários

comentários

4 comentários

  1. Pingback: Growth Hacking: entenda como aumentar as vendas por meio dessa metodologia - Blog da LinkBiz

  2. Pingback: 5 razões para terceirizar os serviços de marketing de conversão - Blog da LinkBiz

  3. Pingback: Saiba a importância das landing pages de alta conversão para mobile - Blog da LinkBiz

  4. Pingback: Remarketing e retargeting: você sabe a diferença entre eles? - Blog da LinkBiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.