6 dicas de avaliação de desempenho para seu processo de vendas

6 Dicas de Avaliação de Desempenho para processo de vendas

Se você deseja aumentar a quantidade de orçamentos que a sua empresa recebe e, consequentemente, otimizar faturamento e lucro, temos algumas dicas valiosas para lhe dar: invista em um processo de vendas eficiente, avalie o desempenho da equipe e dê feedback aos envolvidos.

Estas 3 atitudes combinadas são importantes para analisar o desempenho do time, promover treinamentos operacionais, otimizar o tempo de trabalho, diminuir o número de erros durante o processo e possibilitar a identificação e correção de possíveis falhas.

Confira nossas 6 dicas de métricas que podem ser usadas para avaliar o seu processo de vendas:

1. Análise do tempo médio necessário para o fechamento da venda

Esta métrica é, na verdade, muito simples e pode ajudar a mensurar a eficácia dos métodos adotados, assim como a qualidade dos leads gerados. De maneira geral, um ciclo de vendas curto significa um tempo disponível maior para a geração de novos negócios.

Caso haja alguma mudança brusca ou significativa na média de tempo (que deve permanecer estável), será preciso avaliar os possíveis motivos dessa oscilação.

2. Análise da taxa de conversão de cada vendedor

O acompanhamento da média de conversão dos profissionais da equipe ajuda na avaliação individual dos integrantes do time de vendas.

Esta também é uma forma de identificar quais as possíveis necessidades de cada membro, assim como auxiliar nas maiores dificuldades, falhas ou motivos de eles estarem desmotivados.

3. Análise do volume de vendas

Mensurar o volume de vendas da equipe é útil para orientar ações a serem tomadas. É possível, por exemplo, adotar uma estratégia de vendas específica de acordo com a quantidade de vendas de determinada linha de produtos em uma localidade.

Com estas estatísticas em mãos, será possível direcionar melhor seu processo de vendas, a fim de ser mais assertivo com base nas preferências dos consumidores.

4. Atente-se à estagnação da carteira de clientes

Uma carteira de clientes estagnada não representa bom sinal para uma equipe de vendas, uma vez que ela precisa ser trabalhada constantemente por toda a equipe. É indicado ter contato com os clientes e manter seus dados cadastrais sempre atualizados, entre outros fatores.

5. Veja se as metas propostas são alcançadas

Ao traçar metas, certifique-se de que elas sejam compatíveis com o potencial e a capacidade da equipe. Traçar objetivos alcançáveis e de acordo com informações obtidas anteriormente aumentam a chance de se alcançar o sucesso.

Quando a meta proposta não for atingida ou mesmo se houver queda no rendimento, o processo de identificação de problemas e correções é mais eficiente, já que há um histórico de resultados das ações.

6. Dê feedback à sua equipe

É muito importante dar um feedback à equipe, para que ela possa manter o foco e a motivação. Dessa maneira, o processo se torna mais claro para o vendedor, que pode aproveitar melhor as oportunidades que aparecem.

A importância de analisar o processo de vendas

Todo gestor de vendas deve estar ciente de que é fundamental analisar o desempenho da equipe, a fim de melhorar a qualidade do trabalho e alcançar as metas estabelecidas.

Essa análise pode ser feita de maneira individual ou em equipe, com os métodos e ferramentas corretas. Seus resultados podem servir de parâmetros para a identificação de necessidades, alinhamento de expectativas e tomada de decisões futuras.

Porém, tão importante quanto avaliar o desempenho da equipe, é implantar um processo de vendas que seja eficiente e adaptado à realidade da sua empresa. Certifique-se de que todo o time saiba qual o seu papel na estratégia traçada, assim como cada meta, individualmente.

Neste artigo, demos dicas sobre como um processo de vendas eficiente é importante para o sucesso da sua estratégia comercial. Quando bem aplicado, ele pode ser fonte de motivação para toda a equipe, que conseguirá ter ideia do funcionamento da empresa e se adaptar.

Não deixe de conhecer as 50 frases motivacionais para reunião de equipe de vendas. Com um processo de vendas coerente e uma equipe motivada, o céu é o limite para o seu negócio!

Comentários

comentários

3 comentários

  1. Pingback: 7 dicas sobre como usar o call tracking nas vendas - Blog da LinkBiz

  2. Pingback: Inbound ou Outbound: qual é o melhor para vender mais? - Blog da LinkBiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.