Você fica em dúvida na hora de decidir entre inbound ou outbound e de entender qual é a melhor forma de investir em cada modelo de marketing? Com a evolução do universo digital, você tem sentido a necessidade de expandir sua atuação online, mas não sabe de que forma isso impactaria sua estratégia outbound?
Calma! Expandir o planejamento de vendas é mesmo importantíssimo para que seu negócio siga crescendo e dando certo e a abordagem de marketing merece toda a sua atenção, mas para optar com tranquilidade e segurança pelo melhor plano, é importante compreender direitinho as características de cada um.
Fazer uma escolha consciente entre um e outro ou, inclusive, mesclar as duas técnicas poderá favorecer as suas vendas. É tudo uma questão de saber qual alternativa melhor se encaixa ao seu negócio na hora de captar novos clientes.
O que é Outbound Marketing?
Também conhecido como marketing tradicional, o outbound utiliza-se da mídia clássica para captar novos clientes, fazendo anúncios de produtos e serviços na rádio, na TV, em jornais, revistas e outdoors, além de utilizar patrocínios em eventos, mala direta e métodos considerados convencionais.
Ele vai atrás do consumidor ativamente! Isso não quer dizer que não está presente na Internet. Sabe aquelas propagandas que interrompem seus vídeos, os banners, pop-ups e afins? Também fazem parte do outbound.
A grande questão desse método é a sua abordagem ativa, direta, que já chega oferecendo o serviço ou produto em pauta.
O processo do outbound exige maior investimento que o inbound e essa é uma das suas maiores desvantagens. Além disso, o outbound tem um prazo fechado de veiculação, demora mais para ser posto em prática e dificilmente pode ser alterado no meio do caminho para que traga mais resultados.
Mensurar seu retorno também é difícil, já que é complicado saber quais das pessoas impactadas por um panfleto tornaram-se clientes por conta dele, por exemplo. Mas isso não quer dizer que essa estratégia de marketing não é eficaz ou necessária!
O que é Inbound Marketing?
Já o inbound tem a proposta de atrair o cliente (seu significado é “marketing de atração”) através de conteúdos relevantes e da ajuda ao cliente em potencial. Nesse tipo de marketing, é essencial seguir os pontos do funil de vendas para capturar a atenção do potencial cliente em todos os estágios, realizando conversões de leads qualificados e alimentando uma imagem de especialista no assunto, produto ou serviço a ser vendido lá no final do funil.
O inbound utiliza posts em blogs, mídias sociais, webinars, e-books e materiais do tipo para atrair e educar seu público.
Uma de suas maiores vantagens é que ele necessita de menos investimento para sair do papel e pode ser alterado conforme a resposta do público vai chegando sem maiores custos ou danos ao processo. Também é mais fácil de ser mensurado, já que cliques, conversões e vendas chegam em números muito mais facilmente.
Por outro lado, ele exige mais tempo para funcionar, já que é uma estratégia de médio a longo prazo e respeita os estágios do funil. Nesse sentido, o outbound sai ganhando porque já chega com a divulgação do serviço que se está oferecendo.
Finalmente, Inbound ou Outbound?
Agora que as diferenças básicas entre ambos já foram esclarecidas, vale ressaltar que é super possível mesclar os dois processos em busca de resultados mais completos.
De qualquer forma, para entender qual das duas estratégias é melhor para o seu negócio, é importante ter em mãos algumas informações essenciais, como o Retorno Sobre Investimento (ROI) de cada uma delas, além de dados específicos sobre o seu público-alvo e uma persona definida.
Se o ROI apresentar bons números dos dois lados, vale investir nos dois tipos de marketing. E se a sua persona é, por exemplo, jovem, hiperconectada e não confia mais nas propagandas tradicionais, você já sabe que o inbound é a melhor escolha.
Agora que já ficou mais claro para você como escolher inbound ou outbound, quer se aprofundar ainda mais nessa e em outras questões? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que postamos aqui no blog.