Inbound ou Outbound: qual é o melhor para vender mais?

Inbound ou Outbound - Qual é o melhor?

Você fica em dúvida na hora de decidir entre inbound ou outbound e de entender qual é a melhor forma de investir em cada modelo de marketing? Com a evolução do universo digital, você tem sentido a necessidade de expandir sua atuação online, mas não sabe de que forma isso impactaria sua estratégia outbound?

Calma! Expandir o planejamento de vendas é mesmo importantíssimo para que seu negócio siga crescendo e dando certo e a abordagem de marketing merece toda a sua atenção, mas para optar com tranquilidade e segurança pelo melhor plano, é importante compreender direitinho as características de cada um.

Fazer uma escolha consciente entre um e outro ou, inclusive, mesclar as duas técnicas poderá favorecer as suas vendas. É tudo uma questão de saber qual alternativa melhor se encaixa ao seu negócio na hora de captar novos clientes.

O que é Outbound Marketing?

Também conhecido como marketing tradicional, o outbound utiliza-se da mídia clássica para captar novos clientes, fazendo anúncios de produtos e serviços na rádio, na TV, em jornais, revistas e outdoors, além de utilizar patrocínios em eventos, mala direta e métodos considerados convencionais.

Ele vai atrás do consumidor ativamente! Isso não quer dizer que não está presente na Internet. Sabe aquelas propagandas que interrompem seus vídeos, os banners, pop-ups e afins? Também fazem parte do outbound.

A grande questão desse método é a sua abordagem ativa, direta, que já chega oferecendo o serviço ou produto em pauta.

O processo do outbound exige maior investimento que o inbound e essa é uma das suas maiores desvantagens. Além disso, o outbound tem um prazo fechado de veiculação, demora mais para ser posto em prática e dificilmente pode ser alterado no meio do caminho para que traga mais resultados.

Mensurar seu retorno também é difícil, já que é complicado saber quais das pessoas impactadas por um panfleto tornaram-se clientes por conta dele, por exemplo. Mas isso não quer dizer que essa estratégia de marketing não é eficaz ou necessária!

O que é Inbound Marketing?

Já o inbound tem a proposta de atrair o cliente (seu significado é “marketing de atração”) através de conteúdos relevantes e da ajuda ao cliente em potencial. Nesse tipo de marketing, é essencial seguir os pontos do funil de vendas para capturar a atenção do potencial cliente em todos os estágios, realizando conversões de leads qualificados e alimentando uma imagem de especialista no assunto, produto ou serviço a ser vendido lá no final do funil.

O inbound utiliza posts em blogs, mídias sociais, webinars, e-books e materiais do tipo para atrair e educar seu público.

Uma de suas maiores vantagens é que ele necessita de menos investimento para sair do papel e pode ser alterado conforme a resposta do público vai chegando sem maiores custos ou danos ao processo. Também é mais fácil de ser mensurado, já que cliques, conversões e vendas chegam em números muito mais facilmente.

Por outro lado, ele exige mais tempo para funcionar, já que é uma estratégia de médio a longo prazo e respeita os estágios do funil. Nesse sentido, o outbound sai ganhando porque já chega com a divulgação do serviço que se está oferecendo.

Finalmente, Inbound ou Outbound?

Agora que as diferenças básicas entre ambos já foram esclarecidas, vale ressaltar que é super possível mesclar os dois processos em busca de resultados mais completos.

De qualquer forma, para entender qual das duas estratégias é melhor para o seu negócio, é importante ter em mãos algumas informações essenciais, como o Retorno Sobre Investimento (ROI) de cada uma delas, além de dados específicos sobre o seu público-alvo e uma persona definida.

Se o ROI apresentar bons números dos dois lados, vale investir nos dois tipos de marketing. E se a sua persona é, por exemplo, jovem, hiperconectada e não confia mais nas propagandas tradicionais, você já sabe que o inbound é a melhor escolha.

Agora que já ficou mais claro para você como escolher inbound ou outbound, quer se aprofundar ainda mais nessa e em outras questões? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que postamos aqui no blog.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.