Melhoria de 60% na CTR com campanhas DSK do Google e outros resultados do mundo real

Há alguns anos o Google lançou um produto que associava sites extremamente segmentados à palavras-chave contextuais. Este recurso, denominado “Campanha DSK”, foi retirado da Rede de Display e logo em seguida relançado em versão beta.

O que o Google oferece neste tipo de campanha?

DSK é a sigla para Display Select Keywords, ou “Palavras-chave com Exibição em Display”. Nesta modalidade, recomenda-se que você mantenha o foco apenas em palavras-chave mais promissoras e, quando você mergulhar à fundo no conteúdo, o Google irá associar seu público-alvo aos canais que apresentam mais chances de conversão.

A relevância dos canais é a promessa do DSK – exibir anúncios em sites de alta qualidade, apenas para os clientes com maior chance de conversão. Isso significa que estaremos direcionando um menor escopo de conteúdo, especialmente por incluirmos apenas as palavras-chave que consideramos mais adequadas. Você perceberá um volume consideravelmente menor de canais, simplesmente porque o Google está mantendo apenas o ajuste certo para seu tráfego.

As campanhas de DSK se dividem em duas partes: palavras-chave e segmentação de conteúdo. A seleção dos canais fica ao encargo do Google, enquanto as palavras-chave ficam por sua conta. É aconselhável que, ao configurar este tipo de campanha, você se concentre em suas palavras-chave de melhor desempenho e, em seguida, adicione esse valioso recurso:

 

 

Selecione “Conteúdo” em suas configurações de palavra-chave para ativar esse recurso. O restante fica por conta do próprio Google.

O destaque das campanhas DSK é que elas representam uma alternativa de baixo risco para quem deseja investir na Rede de Display do Google. Se você possui um orçamento limitado para usar, esta é uma boa opção graças ao seu alcance limitado. Caso você se sinta inseguro sobre a melhor forma de investir na Rede de Display, esta também é uma boa opção pelos mesmos motivos mencionados acima.

Nós não temos medo de dar uma chance às novidades, e a proposta dessas campanhas era boa demais para resistirmos. Mas, então, o que fizemos e o que realmente aconteceu?

Em primeiro lugar, revisamos as palavras-chave de melhor desempenho em nossa conta. Concentramos todas elas em um grupo de anúncios relevante e criamos uma campanha segmentada apenas para uma única região. Essa foi a maneira que encontramos para manter os riscos muito baixos e assegurar que não causaríamos interferência nas demais regiões.

Este é um lembrete de que todos devem se precaver ao tentar coisas novas. Tenha controle sobre os seus gastos. Tenha controle sobre a sua segmentação e o público que está sendo submetido ao seu teste. Minimize os riscos, mas maximize os insights!

 

O teste compara tipos semelhantes de campanha:

 

A pergunta é: que tipo de alcance limitado nós teremos? Os resultados serão tão melhores assim? Os canais terão realmente um conteúdo que ainda não havíamos alcançado? Devemos continuar com isso ou, melhor ainda, devemos aplicara outras regiões?

Os resultados que vimos até agora estão dizendo as coisas certas, embora sejam dados interessantes.

Gastos: Começamos esta campanha com um orçamento extremamente limitado. Após um dia ou dois, o engajamento (leia-se: CTR) foi incrível – TÃO incrível que aumentamos o orçamento para instigar o Google um pouco mais. Depois de aumentar o orçamento diário cinco vezes, continuamos recebendo o famoso aviso “limitado pelo orçamento“. Vamos seguir em frente, aumentando o orçamento apenas mais um pouco. Por enquanto.

CPCs : Após algumas semanas, o CPC médio para a campanha DSK foi 67% menor em relação ao formato tradicional. Logo, o volume que eu consigo trazer via DSK é mais relevante e mais rentável. Mais por menos? Sim, por favor!

Alcance da Audiência:A CTR atual para a campanha DSK é 60% maior do que na campanha “Control” e a duração média da sessão desses visitantes foi 1,5 vezes maior na campanha DSK. A porcentagem de novos usuários que vêm do DSK também é cerca de 8% menor do que na campanha Control. Isto significa que as pessoas que estão sendo impactadas pela segmentação de Exibição em Display podem ter, de fato, visitado o nosso site antes – um bom sinal para assegurar uma forte estratégia de remarketing.

Qualidade dos Canais: A campanha DSK reuniu um número de canais 95% menor do que a campanha Control, resultado que já era esperado.

 

 

Curiosamente, 15% dos canais do DSK também estavam presentes em nossa campanha Control. Então,provavelmente, nós estávamos chegando a essas pessoas e simplesmente não sabíamos. De todos os canais do DSK que nós vimos, aqueles que também estavam na campanha Control, na verdade, apresentavam um envolvimento menor do que os demais.

Como ainda estamos no começo com o DSK, fomos menos restritivos quanto à atividade móvel. Diante disso, observamos uma média de CTR ainda mais alta em canais de aplicativos móveis. Esses apps foram extremamente relevantes para nossa base de clientes e permanecerão dentro da nossa seleção de canais – um resultado que nem todas as campanhas da Rede de Display do Google apresentam.

Vamos seguir em frente com esta campanha. Inclusive, podemos até acabar deixando a campanha Control de lado, caso a eficiência de custos, engajamento e comportamento no site continue forte no DSK. Vamos seguir observando o desempenho dos canais e, caso a gente perceba que alguns deles aparecem nas duas campanhas, vamos excluí-los de uma delas. Acima de tudo, pretendemos expandir os esforços com DSK para as regiões restantes com a expectativa de continuar a ver um alcance relevante e com forte engajamento.

 

Este artigo é uma republicação com pequenas adaptações feita com permissão do PPC-HERO. O PPC-Hero não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.ppchero.com/

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.