Seis melhores práticas para otimizar suas páginas de destino

O trabalho do site moderno é mais importante e mais difícil do que nunca, especialmente quando se trata de uma estratégia de vendas multicanal. Os visitantes chegam ao seu site através de uma variedade de canais on-line como pay-per-click (PPC) e busca orgânica, ofertas de e-mail e anúncios impressos. E eles precisam cumprir o objetivo de atuar sobre uma promoção, ou a compra de um produto específico.

Se a apresentação da página de destino (Landing Page) é fria, uma vez que não a nada de relevante para quem chegou até ela, os visitantes estarão mais propensos a abandona-la, depois de ter desperdiçado seu tempo e seu dinheiro investido no marketing. As páginas de destino servem como uma ponte entre a mensagem de marketing que trouxe os visitantes para o site e a funcionalidade do site que lhes permite agir, como fazer uma compra ou simplesmente preencher um formulário.

 

Minimizando as rejeições


A página de destino do site é simplesmente uma página que mantém o ritmo de mensagem do canal de referência. Um atributo comum pode ser os termos de pay-per -click de busca que os trouxeram para o site, ou uma oferta de um e-mail específico que foi clicada.

Na verdade, direcionar o usuário à páginas com termos de pesquisa de palavras-chave parecem mais relevantes para os visitantes que vieram através de uma consulta em um motor de busca específico. Como resultado, ocorrem menos “rejeições”. A rejeição é um visitante que atinge a página de destino, permanece por alguns segundos, e em seguida, clica no botão Voltar para retornar para a página do motor de busca – efetivamente um clique pago totalmente desperdiçado. Páginas de destino personalizadas reduzem esse risco.

Por exemplo, uma oferta de e-mail para um pacote de viagem com desconto traria o visitante diretamente para uma página de destino que descreve melhor e em mais detalhes a oferta e fornece links para o ele verificar a disponibilidade e reservar a viagem. Parece bastante simples, mas se coloque no lugar do visitante e faça algumas pesquisas na web com um assunto de sua preferência. Você ficará surpreso com quantos comerciantes ainda não estão usando páginas de destino.

 

Melhores práticas


Criar uma página de destino de sucesso não é difícil, e você pode facilmente experimentar e aprender como fazer. Primeiro, decida qual página você vai usar como a página de destino para uma campanha específica. Você pode muito bem usar uma página da Web que você já tenha (uma que é mais específica do que a sua página inicial), mas se não quiser fizer isso,  você pode publicar uma nova página de destino. Se for esse o caso, tenha em mente estas seis melhores práticas:

  1. Inclua uma imagem junto com a oferta para provocar um apelo visual.
  2. Reduza ou elimine a barra de navegação para reduzir a distração e manter os visitantes focados no objetivo.
  3. Mantenha a mesma aparência do seu site principal para que os consumidores reconheçam imediatamente a sua marca.
  4. Não se esqueça de uma chamada atraente para o botão de ação que está relacionada a oferta. Por exemplo, a página para a oferta de viagem citada acima poderia ter um apelo à ação, como “Reservar” ou “Economize Dinheiro – Reserve Agora”.
  5. Minimize o quanto for possível a coleta de dados, para diminuir o abandono. Se você precisa coletar informações adicionais, tente colocar alguns campos de um formulário em uma segunda página, no momento em que os visitantes clicarem e irem para esta segunda página, neste caso eles já demonstraram algum interesse durante o processo de conversão e são menos propensos a desistir.
  6. Sempre que pedir informações pessoais, inclua políticas de privacidade e segurança para ajudar a estabelecer a confiança.

As páginas de destino para geração de lead tipicamente deve se concentrar em um único objetivo específico: levar o usuário a se registrar ou gerar um lead. Estes tipos de páginas de destino devem ter o mínimo de navegação, independente da quantidade de conteúdo, e deve apresentar apenas mensagens tranquilizadoras, que sejam relevantes e que incentivam os visitantes a tomar imediatamente e de forma eficiente o próximo passo no processo de registro. Há muitas semelhanças com a mala direta. Cada peça de literatura, cada página, cada imagem e cada palavra de uma mala direta serve a um propósito muito específico – não há desperdício. Tudo está focada em fazer com que o destinatário responda. O mesmo acontece com as páginas de destino de geração de lead. Além disso, lembre-se que você terá que incluir o URL da página de destino no link da mensagem no canal de referência. Por exemplo, de busca de PPC, e-mail e impressão de links devem apontar para sua página de destino específica.

 

Indo para o próximo nível


Uma vez que você adotou as páginas de destino como parte de sua caixa de ferramentas de marketing, você deve sempre monitora-las, otimizando-as para serem mais eficazes. Os especialistas em marketing usam testes A/B por décadas para descobrir qual anúncio funciona melhor, e você pode fazer o mesmo com as páginas de destino.

Por exemplo, não colocar o preço do seu produto na página de destino e fazer o visitante clicar em uma página subseqüente antes de mostrar preço gera mais vendas? Usando o teste A/B, ou testes variados mais sofisticados, você pode determinar exatamente qual combinação de ofertas alternativas, manchetes, anúncios, imagens e chamadas à ação são mais persuasivos para os visitantes.

Além de testes A/B  variados, você também pode usar técnicas de segmentação comportamental para apresentar aos visitantes as páginas de destino, que são personalizados levando em conta se o visitante é novo ou está retornando, hora do dia ou dia da semana, e assim por diante. Usando a segmentação comportamental, juntamente com o teste, você pode facilmente otimizar ofertas e outros fatores que irão conduzir conversões mais elevadas e maior lealdade. Por exemplo :

  •  Alavancagem da página de destino com testes estratégicos para descobrir o que é mais eficaz com base no segmento por segmento
  • Aumentar drasticamente os leads e conversões geradas pelo tráfego PPC, sem aumentar o seu orçamento SEM.
  • Identificar termos de pesquisa e palavras-chave que irão produzir a melhor qualidade de tráfego, então alvo os segmentos com, ofertas altamente otimizadas específicas e correlacionando as páginas de destino.

As páginas de destino são um componente importante que deve estar na caixa de ferramentas de cada comerciante web. Experimente as técnicas descritas neste documento para produzir páginas de destino para os seus visitantes. Ao otimizar as páginas de destino através das etapas de testes e segmentação, você não só vai aumentar a eficácia de seu dinheiro investido em marketing da Web, mas você vai ganhar uma visão única e valiosas sobre o que convence seus visitantes a agir.

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