11 principais fatores para multiplicar as conversões nas suas Landing Pages

Melhorar Conversões em Landing Pages

Uma das tarefas essenciais do marketing digital é atrair tráfego. Seja por meio das redes sociais, estratégia de SEO, marketing de conteúdo ou de outras formas, o primeiro passo é estabelecer uma audiência.

Até aí nenhuma novidade. Mas a questão é: o que você vai fazer depois de atrair todas essas pessoas? Aí que entram as landing pages, ou páginas de conversão.

Essas páginas devem conter ofertas que transformem os visitantes em leads ou até mesmo em clientes. Mas não basta criar uma página de qualquer jeito.

Landing pages de alto desempenho têm de ser projetadas e otimizadas nos mínimos detalhes.

Não tem a mínima ideia de como fazer isso, nem por onde começar? Sem problemas, vamos te ajudar a ver os 11 principais fatores que vão ajudar a multiplicar suas conversões!

11 principais fatores para multiplicar as conversões das suas landing pages

Uma landing page bem elaborada e otimizada para conversões chega a dar uma aparência de simplicidade, como se fosse feita sem qualquer esforço.

Mas, na prática, existem diversos elementos isolados que precisam ser levados em consideração para compor uma página de alta conversão.

Veja agora uma lista dos principais fatores que merecem consideração cuidadosa, e que podem transformar completamente a capacidade de persuasão e conversão da sua página:

1. Título matador

O título da sua página, é o primeiro elemento da página que o visitante vai ver, e isso faz toda a diferença para criar uma boa impressão.

Quando a página tem uma manchete matadora, ela consegue prender a atenção do visitante e dar uma ideia da oferta em questão, tudo isso logo nas primeiras palavras que a pessoa lê.

Para tornar sua manchete incrível, desperte emoções como a curiosidade (frases instigantes ou perguntas), a confiança (declarações inspiradoras) ou a empatia (destacando a dor que a persona enfrenta).

De preferência, use um subtítulo logo abaixo, para reforçar a frase criada e dar maior profundidade a ela.

2. Oferta única

Uma landing page de qualidade tem um (e APENAS um!) objetivo, e este deve ser destacado para os visitantes, sem distrações.

Isso quer dizer que a sua empresa pode ter dezenas de produtos ou materiais ricos, mas cada landing page tem de oferecer só um deles, e esquecer dos outros.

Isso é tão importante porque:

  • permite o mais alto nível de personalização do conteúdo para convencer a pessoa;
  • não distrai o visitante com várias escolhas, que poderiam deixá-lo confuso e fazê-lo adiar a decisão.

O mesmo princípio vale para outros elementos comuns em diversas páginas de um site, mas que devem ser retirados de landing pages, como links de navegação.

3. Proposta de valor incomparável

“O que eu ganho ao aceitar a oferta que estou vendo nesta página?” Essa é a pergunta que todo visitante se faz, mesmo que de forma inconsciente, ao entrar em uma landing page.

A resposta dos seus usuários vai depender inteiramente da sua habilidade em mostrar a proposta de valor do que está oferecendo.

Se os benefícios ficarem claros, e o valor parecer alto o suficiente, as conversões vão subir.

Por outro lado, se a pessoa se ver confusa quanto ao que vai tirar de proveito ou não achar que a entrega de valor é boa o bastante, nada feito.

Uma boa proposta de valor pode ser feita por:

  • enumerar os benefícios da oferta e explicar um pouco sobre cada um deles;
  • apresentar dados estatísticos;
  • fazer comparações entre o que você oferece e o que a persona usa no momento.

4. Imagens de qualidade

Imagens de qualidade são muito mais do que recursos para tornar a sua página mais atraente, elas têm a ver com a capacidade do nosso cérebro de interpretar informações.

Pensamos em imagens, não em palavras, de forma que processar um recurso visual é bem mais rápido e intuitivo que interpretar um texto e depois transformá-lo em imagem.

Então, anote aí o que você precisa fazer:

  • use imagens grandes e de alta qualidade. Existem centenas de sites com imagens gratuitas;
  • escolha imagens que se relacionam com a sua oferta, ou com o sentimento que deseja despertar;
  • tome cuidado para que as imagens não tornem difícil ler o texto da página.

5. Storytelling

Storytelling é a habilidade de contar uma história, e as suas landing pages necessitam desse poder para converter visitantes em leads e clientes.

Mas não se preocupe demais, achando que storytelling é algum dom que alguns tem desde sempre. É apenas mais uma característica que se pode adquirir e aperfeiçoar.

Na verdade, as seguintes medidas já vão tornar o seu conteúdo mais atrativo e convincente:

  • use narrativas para ilustrar a relevância da sua oferta. Pense na sua persona ao criá-las;
  • estabeleça uma sequência lógica para apresentar as informações;
  • faça uso da jornada do herói ao compor o seu conteúdo.

6. Chamadas à ação

As chamadas à ação, popularmente conhecidas como CTAs, também têm um papel essencial no desempenho das suas landing pages.

Elas representam nada menos que o convite final ao visitante, a frase que deve fazê-lo responder “sim, eu quero aceitar esta oferta!”.

Como garantir que o seu CTA seja relevante e contribua para as conversões? Faça o seguinte:

  • não deixe o CTA só no fim da página. Dê várias oportunidades de o visitante aceitar seu convite;
  • destaque bem o CTA do restante do texto, talvez por criar um botão em cores que contrastem bem com o design;
  • use frases de impacto. Em vez de “baixar este e-book” ou “comprar o produto”, escolha termos como “Quero baixar o e-book agora!” ou “Sim, eu quero este produto”.

7. Canais de contato

E se a pessoa ainda tiver dúvidas sobre a oferta e quiser conversar com alguém a respeito?

Nesse caso, existem duas opções: oferecer canais de contato  —  de preferência com resposta imediata  —  ou deixar que a pessoa tire suas dúvidas de outra forma.

O problema é que essa “outra forma” é totalmente aleatória e, portanto, está fora do seu controle.

Ela pode envolver perguntar a opinião de algum conhecido, pesquisar online ou simplesmente deixar a sua página de lado e nunca mais voltar.

Parece óbvio que o ideal é escolher a primeira opção, não acha? É possível usar chats online ou até as redes sociais como canal de suporte e comunicação.

8. Preço simplificado

Você com certeza entende perfeitamente como funciona o preço do seu produto, mas será que os usuários conseguem entender com a mesma facilidade?

Principalmente produtos SaaS, que em muitos casos adotam o estilo de cobrança “por usuário por mês”, o prospectivo cliente pode se confundir rapidamente.

Seja o mais claro possível no momento de falar do preço, caso contrário as conversões não vão aumentar de jeito nenhum.

Que dizer se a sua oferta é um material gratuito, com o fim de gerar leads? O mesmo se aplica. Seja específico sobre quais dados pedir e torne o formulário fácil e agradável de preencher.

9. Garantia de retorno

Qual a garantia de resultados que você pode oferecer para quebrar barreiras e fazer com que as conversões aumentem? Especialmente no caso de produtos e serviços pagos, é muito importante dar esse tipo de garantia.

Algumas empresas optam por devolver o dinheiro de clientes que não ficam satisfeitos. Se o seu modelo de negócio permitir isso, vale a pena considerar a ação.

Outras opções, como apresentar estudos de caso e depoimentos de clientes que já tiveram resultados positivos é outra grande ajuda.

10. Gatilhos mentais escolhidos a dedo

Gatilhos mentais são formas de influenciar as escolhas dos visitantes por adotar métodos que têm efeito comprovado sobre o cérebro humano.

Dito de forma simples, é quase como hackear o cérebro da pessoa para que ela decida em favor da conversão.

Alguns dos principais gatilhos mentais que vale a pena explorar são:

  • escassez: a noção de que há poucas unidades ou vagas à disposição;
  • urgência: ofertas por tempo limitado, como a Black Friday;
  • novidade: produtos recém-lançados no mercado;
  • exclusividade: acesso aos bastidores ou a benefícios exclusivos;
  • prova social: depoimentos favoráveis de outros clientes.

11. Página de agradecimento

A página de agradecimento só aparece depois que a pessoa já aceitou a oferta, então porque deveria figurar nessa lista? Simples, porque ela representa uma chance de conseguir outra conversão com a mesma pessoa!

Agora você tem uma relação mais achegada com o visitante, ele acabou de se tornar um lead ou cliente.

Sendo assim, além de agradecer pela escolha, que tal oferecer mais um material rico ou um produto complementar ao que ele acabou de adquirir?

No segundo caso, oferecer um bom desconto e fazer uso de gatilhos mentais como a urgência seria ideal para melhorar ainda mais as chances de conversão.

Com o bom uso de páginas de agradecimento, as suas landing pages serão completas e vão gerar resultados mais de uma vez com os mesmos usuários.

O papel das landing pages é fundamental para o sucesso de uma estratégia de inbound marketing. Então, siga as dicas mostradas aqui para usar esse recurso ao máximo do seu potencial. É preciso esforço para otimizar uma landing page, mas os resultados aparecem rapidamente.

Quer criar landing pages de qualidade sem perder tempo? Veja algumas das melhores ferramentas disponíveis para te ajudar nessa missão!

*Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content.

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