Quando você estiver começando a utilizar o AdWords há tantas coisas que você precisa saber e entender, que é quase impossível que você compreenda tudo.
Para ajudar você a começar a sua nova campanha de AdWords eu escrevi uma lista de todo o conhecimento útil que eu obtive ao longo dos anos. Essas dicas não são necessariamente fáceis para iniciantes, mas é bom sabê-las; um dia você vai descobrir por quê você precisa conhecê-las
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Infográfico traduzido e publicado por Linkbiz.
28 dicas para iniciantes em AdWords que eu gostaria que alguém tivesse me dito
Quando você estiver começando a utilizar o AdWords há tantas coisas que você precisa saber e entender, que é quase impossível que você compreenda tudo.
Para ajudar você a começar a sua nova campanha de AdWords eu escrevi uma lista de todo o conhecimento útil que eu obtive ao longo dos anos. Essas dicas não são necessariamente fáceis para iniciantes, mas é bom sabê-las; um dia você vai descobrir por quê você precisa conhecê-las
MONTANDO UM ANÚNCIO
Não se trata apenas de uma métrica
Ao otimizar seu anúncio do AdWords pode ser perigoso utilizar apenas uma das métricas-chave.
- CTR
- Cliques
- Conversões
- Taxa de conversão
- Custo por conversão
- Valor Médio de Conversão
Se, por exemplo, você só olhar o CTR, você vai se concentrar nos anúncios que atraem um grande número de cliques. Muitos dos meus próprio testes em anúncios me mostraram que os anúncios que têm o maior CTR não tem a melhor taxa de conversão.
Para melhorar a sua conversão, às vezes você deve abdicar de alguns clientes que não querem pagar o preço do seu produto ou que não podem receber o seu produto.
Você precisa levar em conta todas as principais métricas e obter um grande controle do alto volume de cliques, CTR elevado e uma grande quantidade de conversões a um custo rentável por conversão.
A chave é a Relevância
CTR é a métrica que determina se os seus anúncios no AdWords são ou não relevantes (A porcentagem de pessoas que, vendo seu anúncio, clicam nele).
Trabalhar com AdWords é trabalhar com Relevência.
Há várias vantagens em maximizar sua relevância:
- CPC baixo
- CTR alto
- Posição melhor por um preço mais baixo
Se você quiser saber mais sobre como aumentar a relevância dos anúncios do AdWords, eu aconselho você a ler este post.
Lembre-se do Call-To-Action
Um convite à ação é algo que você está pedindo ao usuário para fazer. É um termo que você vai ouvir muito na publicidade e principalmente na publicidade online.
Algumas dos Call-to-Actions mais populares em anúncios do AdWords são:
- Ligue hoje!
- Compre agora
- Obtenha a sua Estimativa grátis
- Reservar a sua viagem
- Veja as Fotos e…
- Descubra por que somos melhores
- Compre on-line por apenas…
- Contacte-nos hoje
- Garanta Sua Promoção
- Faça sua busca aqui…
Inserir um Call-to-Action serve dois propósitos:
- Para que os usuários saibam exatamente o que fazer em seu site
- Para que os usuários saibam exatamente o que ele pode fazer em seu site. Se os usuários estão à procura de informações, então ele vai clicar em um anúncio “Compre aqui”com menos frequência.
Use uma Landing Page bem apropriada
Assegurar uma alta relevância entre os termos de pesquisa e o anúncio AdWords é apenas uma parte do “jogo da relevância”.
Uma vez que o usuário clica em seu anúncio, você precisa assumir o controle e ter certeza que eles sejam levados à página mais relevante onde eles possam localizar rapidamente toda a informação necessária.
Sitelink em Anúncios são obrigatórios
Extensões de anúncios foram inicialmente introduzidas no final de 2009 (apesar de antes já haver testes beta) e se tornaram, desde então, uma parte crucial em ser notado.
A diferença entre ter ou não extensões de anúncios pode significar 100% de aumento no espaço que você ocupa na página de resultados da pesquisa do Google.
Lembre-se sempre de incluir o Sitelink no anúncio
KEYWORDS
Não use Correspondência Ampla
Correspondência ampla é o tipo de correspondência mais utilizado no Google Adwords. É também o tipo de correspondência mais volátil.
Quando você utiliza palavras-chave de correspondência ampla, você tem muito pouco controle sobre os termos de pesquisa para os quais seus anúncios estão aparecendo .
Nem tudo gira em torno do “Long-Tail”
Não me leve a mal – o “long tail” é ótimo e criar um monte de conteúdo para conseguir o “long tail” para suas campanhas orgânicas é uma estratégia fascinante, mas para AdWords você pode pensar de maneira mais ampla.
Ao utilizar palavras-chave com corespondência Ampla Modificada e de Frase, você conseguirá identificar as palavras-chave Long Tail que tem, de fato, volumes significativos e que valem a pena investir.
Palavras-chave com uma palavra raramente funcionam
Palavras-chave de um termo atraem consumidores muito cedo no funil de compras; isso faz com que elas raramente valham a pena para os anunciantes Adwords, sejam eles iniciante ou intermediário.
Você pode adicionar várias variações da mesma palavra-chave com tipos diferentes de combinações dentro da mesma campanha
Adicione palavras-chave em todos os tipos de correspondência apropriados e descubra qual tipo de correspondência funciona melhor com aquela palavra-chave específica.
Não economize em variações de correspondência ao adicionar novas palavras-chave para suas campanhas.
Negativar palavras-chave não é uma escolha
Mesmo que eu quisesse dizer que está ficando raro abrir novas contas de AdWords sem palavras-chave negativas, não é o caso. Campanhas de AdWords sem palavras-chave negativas ainda prosperam na comunidade SMB.
Mesmo você não podendo começar uma conta sem palavras-chave, você também não deve começar uma campanha sem palavras-chave negativas.
Use as listas de palavras-chave negativas, se você tiver mais de um campanha
A introdução da lista de palavras chaves negativas significa que você pode adicionar palavras chaves negativas que se aplicam a sua conta inteira.
Palavras chaves negativas podem salvar muito do seu tempo e otimizar todas as suas campanha de uma vez, ao invés de fazer um a um.
ESTRUTURA DA CONTA
A estrutura da sua conta é a fundação de como você gerencia as suas campanhas de AdWords. No começo você até pode ser capaz de construir qualquer estrutura que quiser e funcionar perfeitamente, mas quando começar a adicionar mais palavras chaves, mais anúncios e fizer suas campanhas cada vez mais granulares, você irá ter desejado ter construído uma estrutura da conta boa desde o início.
A estrutura da sua conta deve ser montada focando em temas chave – Não em produtos ou serviços
Sua campanha é constituída de grupo de anúncios, os quais são constituídos de palavras chaves e anúncios. A maneira mais saudável de construir esses grupos de anúncios é focando em temas.
Mesmo que único produto tenha várias palavras chaves que o representem, você nunca deve introduzir palavras chave que não tenham semelhança na forma de escrever dentro do mesmo grupo (a não ser que seja de propósito).
A razão desta estrutura se dá pelo fato de que, mesmo que duas palavras chave tenham aproximadamente o mesmo significado, as pessoas que procurarem pelas palavras distintas estão procurando coisas diferentes:
Exterminador de roedores e exterminador de ratos são basicamente as mesmas coisas. Mas se você está procurando por exterminador de rato e encontra um anúncio por exterminador de roedores, você pode não clicar nele.
Agora adicione o fator que os 8 outros anúncios no site dizem exterminador de ratos. Você tem 90% de certeza que o anúncio de extermínio de roedores vai eliminar os seus ratos, mas você tem 100% de certeza que o anúncio contra ratos vai acabar com a peste.
É por isto que a estrutura da conta é a chave para o seu sucesso. Quanto melhor a estrutura da sua conta, mais relevante serão os seus anúncios.
Alinhe a estrutura da sua conta com a de seu site
Quando estruturando sua conta AdWords, você deve tentar imitar a mesma navegação e estrutura do website. Isso é especialmente recomendado para sites e-commerce (lojas virtuais).
Você é familiarizado com a estrutura de organização do seu site e consegue achar um produto intuitivamente sem efetuar uma pesquisa por ele. Usando a mesma estrutura nas suas campanhas AdWord, você será capaz de achar os grupos de anúncio que representem tais produtos no site.
“Uma palavra-chave por Grupo de Anúncios” só funciona para os profissionais
Você deve ter ouvido a velha regra do AdWords que a única estrutura utilizada pelos experts é um grupo de anúncio para cada palavra-chave. Primeiramente, isso não é verdade.
Segundo, “porque os experts estão fazendo” não significa que seja a coisa certa pra você. Esses profissionais tem grande experiência e intuitivamente sabem como montar uma campanha. A maior parte dos experts ainda utilizam plataformas próprias ou terceirizadas às quais você não tem acesso ou não pode pagar.
Na teoria, usar uma palavra chave para um grupo de anúncios é muito bom. Na prática, entretanto, essa abordagem consome muito tempo e, dependendo do tamanho da sua conta, o ROI pode não valer a pena.
CONFIGURAÇÕES
O painel de configurações do AdWords passou por várias alterações nos últimos anos. Aqui estão algumas dos pontos mais importantes a se lembrar ao criar as suas campanhas.
Campanhas de Display e de Busca não devem estar juntas
Mesmo que eu tenha visto produzir bons resultados quando eu peguei campanhas AdWords feitas por clientes, nunca é a maneira de progredir.
Campanhas Display são um canal de marketing mais agressivo e requerem anúncios e implementação completamente diferentes para funcionar de maneira ideal.
Você pode alterar dinamicamente seu lance dependendo do dia, dispositivo, localização e hora do dia
Campanhas avançadas tem melhorado possibilidades de mudar seus lances dinamicamente, de acordo com vários fatores:
- Dia da semana
- Dispositivo (Smartphone ou Desktop)
- Localização Geográfica
- Hora do Dia
Dependendo do tipo da campanha que você está veiculando e quais os produtos que está anunciando., as chances de você ter taxas de conversão variáveis são bastante altas.
Use o modificador de Lance dinâmico assim que você aprender a otimizar as campanhas AdWords e você será capaz de extrair as últimas conversões de sua conta.
Escolher sua localização é mais preciso do que Segmentação por Raio
Quando você está usando AdWords em uma área geográfica pequena, pode ser tentador colocar um raio de 80km da sua empresa. Mesmo sendo mais prático, nem sempre é melhor.
A ferramenta de raio não é tão precisa quanto selecionar manualmente suas localizações. Você pode usar a ferramenta de “locais em massa” ou selecioná-las no mapa dentro do AdWords.
Dispositivos Móveis não é mais uma escolha
Depois da introdução das campanhas avançadas você não pode mais remover a opção para pesquisa mobile.
O mercado de pesquisa mobile é uma força crescente e não deve ser menosprezada.
Tablets são considerados como computadores
Esse é outro ponto que as campanhas avançadas introduziram. Tablets não são mais distinguidos de computadores.
Isso produz alguns desafios visto que muitos de nós usávamos CPC’s diferentes de acordo com o dispositivo, já que as taxas de conversão eram diferentes.
SEARCH, DISPLAY, REMARKETING, ANÚNCIO DE LISTA DE PRIDUTO
AdWords não é mais “apenas google.com”
Nos últimos anos o Google colocou várias novas ferramentas na plataforma AdWords. Algumas estão listadas abaixo
- Anúncios de Lista de Produtos
- Anúncios Google Mobile
- AdWords Express
- AdWords Retargeting para Busca & Display
- Novas formas de segmentação de Display
- Extensões de App
- Extensões de Oferta
- Extensões de E-mail
Não importa como você olha para o AdWords, a verdade é que ele não é mais apenas o AdWords.
A ferramenta tem muito mais potencial do comumente utilizado.
Anúncio de Lista de Produtos não é mais optativo
Se você tem uma loja virtual, você tem a opção de escolher entrar no Merchant Center e mostrar anúncios de produtos no Google.com
Anúncios de Produto são uma parte muito grande da página de resultados da Google para buscas comerciais. Se o seu anúncio não está aparecendo na lista de produtos, você está perdendo muitos cliques e vendas.
ANÚNCIOS PARA MOBILE
Anúncios que usam termos específicos para dispositivos móveis tem um resultado surpreendente
Sempre tente usar termos específicos para mobile quando criando anúncios mobile. Já foi comprovado que mencionar o fato de o usuário estar em um dispositivo móvel aumenta a taxa de cliques e de conversão.
As 3 primeiras posições são mais importantes
Nos anúncios google Mobile você vive ou morre pelas 3 primeiras posições. Nos desktops isso sempre foi semelhante, o mercado mobile levou isso a um novo nível.
Considere aumentar seu lance se os cliques estão baixos em aparelhos mobile. As taxas de conversão geralmente são melhores do que em desktops quando as campanhas estão bem focadas e segmentadas. Em geral, pode-se usar CPC’s maiores do que em desktops
Palavras-chave são mais curtas
Usar um smartphone é bem diferente de usar um computador. Usuários mobile tendem a, geralmente, usar abreviações e palavras-chave mais curtas. Pense nisso quando estiver configurando o ajuste de lance para campanhas mobile.
Algumas palavras-chave nunca irão gerar tráfego para campanhas mobile devido à sua complexidade.
ÍNDICE DE QUALIDADE
O índice de qualidade é inconstante
O seu índice de qualidade pode mudar várias vezes sem mesmo que você perceba. O índice de qualidade que você vê no seu painel não é necessariamente igual ao que o Google usa para calcular o seu Ad Rank.
Existem algumas razões pelas quais isso acontece, mas saiba que o que você vê não reflete fielmente o seu índice.
Mesmo as menores, mais insignificantes mudanças no seu índice de qualidade podem te permitir atingir uma posição de anúncio melhor ou pagar menos por aquela em que você já está.
Para obter um índice de qualidade melhor, nunca pare de otimizar.
Índice de qualidade pode (e vai) fazer a diferença na sua campanha
Ignorar o seu índice de qualidade é um fator que sempre vai fazer a sua conta piorar a longo prazo. Há muitas coisas a se saber a respeito do índice de qualidade, portanto você não pode ignorá-lo ou evitar otimizar a sua campanha de acordo com ele.
Você precisa dedicar tempo e esforços para atingir o melhor índice de qualidade possível para sua campanha
FATURAMENTO
Seu contador vai odiar você
O sistema de faturamento do Google Adwords tem se tornado mais “amigável” com o tempo, mas ainda é bastante complicado para usuários que estão começando. Se você está começando, a última pessoa que você vai querer ver é o seu contador.
Antes que o sistema aumente o seu limite de débito, você vai receber várias faturas pequenas de R$ 50, R$ 100 até que você chegue a R$ 500. A partir daí você vai começar a receber essas faturas regularmente.
A não ser que você escolha o método manual ou seja aprovado para receber uma fatura mensal, o seu contador não estará satisfeito!
Há a possibilidade de AdWords em crédito
A opção de fatura mensal não é muito conhecida, mas se você está planejando gastar mais de R$ 10 mil mensais, isso pode ser bastante útil para suas campanhas.
Se você gastar mais de R$ 10 mil e a sua empresa existir há mais de um ano, você pode pleitear a opção de faturas mensais.
Efetivamente o que isso quer dizer é que o que você gastar hoje no AdWords só vai pagar daqui 30 dias.
É importante lembrar, entretanto, de se manter atento aos gastos da sua conta, já que você não tem nenhum tipo de lembrete de quanto está gastando.
ADWORDS É MUITO MAIS DO QUE APENAS UMA LISTA
O sucesso em gerenciar uma conta AdWords é condicionado por muito mais fatores do que somente o conhecimento de alguns fatos ou ferramentas ou definir um lance de X reais.
Os melhores especialistas em AdWords desenvolvem um feeling para o mercado que acaba guiando eles e melhorando suas otimizações e estratégias.
Depois de trabalhar durante um bom tempo com o AdWords, todos os itens dessa lista e muitos mais serão naturalmente incorporados em seu dia a dia, trabalhando juntos para criar a sua própria estratégia AdWords.
Até que isso aconteça, mantenha essa lista em mente, mantenha suas campanhas em ordem e seus processos definidos e a sua campanha prosperará.
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Infográfico traduzido do original por LinkBiz Marketing Digital, com expressa autorização da White Shark Media.
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