Configurar e, simplesmente, “deixar ela rodar”, quando se trata de campanhas de Google AdWords, simplesmente não funciona. Manter uma análise constante em sua conta de anúncios, atualizando-a sempre que houver oportunidade, é fundamental para o sucesso e o crescimento da sua conta. Além de aumentar as chances de diminuir o seu CPA (custo por conversão) consideravelmente, o que pode otimizar seu orçamento.
Abaixo, listamos alguns dos erros mais comuns cometidos por freelancers, e que tomamos o maior cuidado para que não aconteçam aqui na LinkBiz. Confira!
1. Usar muitas palavras chave de correspondência “ampla”
Dentro do Google AdWords, existem quatro tipos de correspondência para as palavras-chave que você pode usar em seus anúncios, elas são: “ampla”, “ampla modificada”, “frase” e “exata”. Não vamos entrar em detalhes aqui, mas é importante deixar claro que a correspondência é basicamente a maneira que o Google usará para conectar a palavra-chave escolhida à busca do usuário.
A correspondência padrão é, naturalmente, a “ampla”. E ela é exatamente o que seu nome diz, por exemplo: digamos que a sua palavra chave é “Curso de Inglês” e que, com isso, você está tentando trazer alunos para a sua escola de inglês, para aulas presenciais.
Então, se usar a correspondência ampla, seus anúncios serão exibidos quando alguém pesquisar um termo como “Curso de Inglês Online” ou “Curso de Inglês Gratuito”, e esse certamente não é o público que você quer atingir com o seu anúncio, certo?
Como resolver: use correspondências de “frase” e “exata”, assim você otimiza seu orçamento, aparecendo para quem realmente interessa.
2. Não usar DKI (Dynamic Keyword Insertion)
Usar palavras-chave dinâmicas dentro do seu anuncio, ou seja, fazer com que o texto dele seja variável de acordo com a palavra-chave digitada pelo usuário na busca, é uma ótima maneira de testar o texto do seu anuncio. Ao usar o DKI, seu anuncio fica mais atraente para o usuário. Pois a palavra-chave fica em negrito no anúncio, e isso pode aumentar seu CTR (taxa de cliques) consideravelmente, além de deixar o seu anúncio mais relevante para o usuário.
Como resolver: Insira o DKI nos seus anúncios, testando nos títulos e nas descrições, e veja como seu CTR irá aumentar. Para isto, veja como usar DKI corretamente.
3. Não usar CTA (Call-to-Action) corretamente
A lição aqui é: nunca deixe o usuário sem saber o que fazer. Uma das melhores práticas para qualquer tipo de publicidade textual é chamar o usuário para realizar a ação que te interessa. E no Google AdWords, isso não é diferente. Usando os CTA’s, você deve orientar o usuário a acessar seu site de maneira praticamente imediata, instigando-o a ver tudo o que você tem a oferecer.
Como resolver: defina CTA’s para todos os seus anúncios de texto, os mais comuns são: “Leia mais”, “Acesse agora”, “Confira mais”, “Descubra aqui”, “Veja agora”, etc.
4. Não testar diferentes tipos de texto
Embora o Google AdWords seja uma ferramenta de publicidade, ele é capaz de entregar a você dados estatísticos para melhorar os seus resultados no dia-a-dia.
Por isso, testar os textos dos seus anúncios não é apenas uma recomendação, é uma necessidade. Por mais difícil que pareça, quanto mais textos diferentes criar, mais variações para teste você terá. E, consequentemente, mais vai saber sobre o seu público-alvo, e quais tipos de conteúdo são mais relevantes para ele.
Como resolver: crie, pelo menos, três ou quatro variações para cada anúncio, em cada grupo de anúncios. Teste-os por uma ou duas semanas e, no fim do período, deixe o de melhor desempenho e crie mais dois ou três para competir novamente. Tenha em mente que o processo de teste deve ser contínuo.
Se ficar com alguma dúvida em relação aos termos que usamos para apontar os erros nas campanhas de Google Adwords, basta acessar o nosso Glossário e conferir o significado de cada termo.
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