Entenda como será o futuro das campanhas de Facebook Ads

Entenda como será o futuro do Facebook Ads

O Facebook, como você já deve saber, é uma das redes sociais mais populares do mundo. Mas, com o aumento da quantidade de usuários e a produção de conteúdo para a rede crescendo a cada ano, aparecer na timeline dos usuários tornou-se um desafio.

Nesse contexto, surgem as campanhas de Facebook Ads como alternativas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é uma campanha de Facebook Ads

Uma campanha de Facebook Ads oferece ao anunciante a apresentação de seus conteúdos com uma frequência maior do que a de publicações orgânicas. Trata-se de um recurso com ótima relação custo/benefício — principalmente se comparada com opções de mídias de massa, como anúncios em TV’s e rádios.

Na prática, com R$100 já é possível impulsionar posts e obter bons resultados. Outra vantagem do Facebook Ads é que, além de efetuar uma segmentação detalhada e com informações constantemente atualizadas, você pode segmentar as campanhas, levando em consideração os objetivos de marketing do negócio.

Se o foco da empresa, no momento, é trabalhar o branding, é possível direcionar os anúncios para visualizações. Por outro lado, se a meta está relacionada com a atração de visitas para uma página específica, há a opção de otimização para cliques.

Como criar?

Para criar uma campanha dentro da plataforma, é necessário ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook Ads. É lá que todas as campanhas são organizadas e um histórico das práticas que foram assertivas (ou daquelas que não podem se repetir, devido ao mal resultado) é documentado.

Após a criação, é preciso escolher a fanpage que conduzirá o anúncio. Caso sua empresa não tenha uma página no Facebook, é imprescindível providenciar uma. Em seguida, defina os objetivos principais de cada campanha e, também, uma meta a ser atingida.

Qual a importância?

Conforme indicamos no início deste post, o Facebook recebe uma quantidade de conteúdo absurda para apresentar na timeline de seus usuários. Entendendo que o futuro do marketing digital é trabalhar com filtros para entregar aquilo que é adequado ao público certo e no melhor momento, a rede trabalhou para qualificar as publicações apresentadas.

Nesse contexto, a frequência de exposição das postagens de fanpages foi reduzida. Entendeu-se que, de forma geral, os usuários têm maior engajamento com posts de amigos — e não com publicações de empresas.

Nesse contexto, é imprescindível que, para ganhar uma visibilidade significativa, a estratégia das marcas não seja apenas gerar conteúdo de qualidade. É preciso, ainda, investir em mídia paga.

Dicas essenciais para produzir uma boa campanha

Teste (e muito!)

Uma dica essencial para conquistar bons resultados é criar dois ou mais anúncios e acompanhar a performance de cada um. Escolha imagens com hipóteses diferentes, redações diversas e apelos visuais distintos, inserindo-os em cada teste de anúncio.

Depois, deixe a circulação acontecer e vá acompanhando qual é o anúncio que se sai melhor. Nesse sentido, é bacana reunir a equipe com o intuito de pensar em estratégias que possam impulsionar a conquista das metas estipuladas.

Times como o do comercial terão a sensibilidade de indicar ideias assertivas, já que estão em contato direto com os prospects. Para a realização de uma boa análise, lembre-se de que os testes precisam ser veiculados no mesmo momento e para a mesma segmentação.

Depois que os anúncios forem ativados, analise qual teste tem a melhor performance e escolha o vencedor, que continuará atraindo ótimos resultados.

Fique atento à frequência de seu anúncio

É imprescindível estar atento à frequência com que a audiência segmentada está visualizando suas postagens. Um usuário pode entrar em contato com o seu anúncio várias vezes, por exemplo.

Se o foco for o branding e o fortalecimento da marca, isso é positivo. No entanto, se a meta estiver voltada para a geração de novos cadastros, a alta frequência será um desvio na jornada para a conquista de um alcance maior de pessoas.

Explore o Custom Audience

Muitas vezes, os setores de marketing necessitam de precisão ao atingir um lead. Ou seja: é preciso direcionar mensagens específicas para uma lista de usuários que já estejam em um nível avançado dentro da jornada de compra. Para essa questão, o recurso de Custom Audience, disponibilizado pelo Facebook, surge como solução.

Tal ferramenta possibilita que o anunciante importe uma lista com as informações de e-mail, entre outras, para realizar anúncios específicos para esses leads. É imprescindível que os endereços eletrônicos estejam alinhados com os perfis na rede social. Caso contrário, a segmentação não será realizada.

Invista nos Pixels para Remarketing

Outra opção que a plataforma oferece é a instalação de pixels dentro do site como um todo ou em páginas específicas. Com a implementação do código disponibilizado pelo próprio Facebook no site de sua empresa, você consegue, por exemplo, criar anúncios para usuários que acessaram seu endereço e fortalecer sua marca.

Ou, caso o objetivo seja focar nas pessoas que já estão prontas para a etapa de decisão de compra dentro da jornada do cliente, é possível criar um anúncio específico para os leads que acessaram a página de planos e preços de sua empresa, por exemplo.

Trabalhe com seus objetivos para que a plataforma ofereça o melhor formato

Conforme já mencionamos anteriormente, é possível trabalhar com objetivos e mostrá-los à rede. Com isso, o Facebook Ads indicará a você qual formato é melhor para aquele foco em específico.

Se a meta está relacionada com cliques, por exemplo, a rede direciona o anúncio para uma imagem clicável, com um título e uma pequena descrição, além de uma Chamada para Ação (CTA). No entanto, para objetivos como visualização, é possível utilizar apenas imagens.

Agora você já percebeu a importância de se utilizar os recursos do Facebook Ads, não é mesmo? Com a publicação de conteúdos na rede aumentando, a tendência é que esses filtros sejam cada vez mais inteligentes e que o alcance das postagens das fanpages se torne ainda mais limitado.

Por isso, é importante iniciar uma estratégia de mídia paga. Porém, para atingir as metas de marketing, é imprescindível que você siga as dicas citadas acima.

Por falar em fanpage, curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas por lá! Até a próxima!

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  1. Pingback: Conheça os tipos de anúncios do Facebook e escolha o melhor! - Blog da LinkBiz

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