Como calcular o ROI em anúncios do Google AdWords?

Uma das principais ferramentas para impulsionar as vendas são os anúncios pagos, como as campanhas no Google AdWords. Com baixo investimento, resultados de alto impacto e o acesso a métricas relevantes para o seu negócio, essa plataforma é uma excelente opção.

E para entender se sua estratégia está oferecendo lucro ou não, a métrica mais eficaz é o ROI do AdWords. Essa informação apresenta o desempenho da sua publicidade e em quais ações é mais vantajoso aplicar.

Confira, neste artigo, o que é ROI, quais as vantagens de descobrir o ROI do AdWords, como calcular e usá-lo para aumentar as vendas e melhorar os lucros do seu negócio!

O que é ROI no marketing digital?

ROI é uma sigla do inglês Return On Investment (ou em português, retorno sobre investimento). Essa é uma métrica que calcula se uma empresa teve lucro, quando o ROI é positivo, ou prejuízo, quando o ROI é negativo.

Um dos principais indicadores do marketing digital, ele cria uma relação entre o investimento da estratégia e a taxa de conversão de vendas.

Como calcular o ROI do AdWords?

A fórmula para o cálculo do ROI do Google AdWords é:

ROI = (receita – gastos) / gastos

Sendo que receita é todo o valor obtido com as vendas, enquanto os gastos representam todo investimento para a execução da estratégia como valor de publicidade, recursos, pessoal, ferramentas e o próprio valor do produto ou serviço. Vamos ver um exemplo?

Imagine que sua empresa tem um produto no valor de R$450, com custo de R$100. Você investe R$500 para executar uma campanha no Google AdWords direcionada para a venda deste produto. Ao final, você verifica que fechou 25 vendas. Então:

Receita = 450 x 25 = 11.250

Gastos = 100 x 25 + 500 = 3.000

ROI = (11.250 – 3.000) / 3.000 = 2,75

Para descobrir o ROI em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. No exemplo, seria um ROI de 275%.

Por que é importante descobrir o ROI do Google AdWords?

Agora que você já viu como é simples calcular o ROI do AdWords, descubra quais os benefícios de trabalhar com essa métrica:

  • acompanhar a performance dos anúncios, porque além de descobrir se houve lucro, você saberá qual o retorno para cada real gasto de forma padronizada;

  • monitorar a taxa de retorno em promoções, descobrindo até mesmo a relação e o impacto de ações especiais;

  • avaliar conversões, entendendo o que tem melhor aceitação pela sua audiência;

  • corrigir falhas e aproveitar oportunidades.

De que maneira é possível otimizar o ROI em anúncios do Google AdWords?

Depois de analisar seus resultados você percebeu que está precisando melhorar? Veja algumas dicas para impulsionar seu ROI:

  • definição da meta adequada  como todo planejamento de marketing, suas campanhas do AdWords precisam ter um objetivo. Configure-o adequadamente;

  • segmentação dos anúncios de acordo com a persona  entregando a solução ideal para o público certo você aumenta suas conversões;

  • equilíbrio entre as palavras-chave head tail (abrangentes) e long tail (específicas, como um termo de pesquisa). Assim, enquanto você melhora o rankeamento das suas páginas com a primeira estratégia, melhora as conversões e impulsiona as vendas com as long tail;

  • aperfeiçoamento das landing pages  adaptar suas páginas de captura de acordo com a campanha, fazendo testes A/B, personalizando layout e linguagem e se lembrando sempre de inserir o CTA (chamada para ação).

Viu como o ROI do AdWords é um indicador fundamental para o marketing e também para os seus negócios? Ele identifica as estratégias que mais convertem, otimizando ainda mais seus investimentos. Use o melhor objetivo e adapte seus anúncios ao seu público-alvo. Empregue palavras-chave head tail e long tail para ampliar o alcance das páginas e aumentar as vendas.

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