Share of voice: o que é e como impacta na conversão em vendas?

O que é Share of Voice?

Com um ambiente cada vez mais competitivo a necessidade de acompanhar e monitorar o que está sendo comentado sobre a sua marca, nicho e até mesmo sobre os concorrentes de sua organização se torna latente. O share of voice surge como solução para esse cenário. Mas, o que é isso, qual sua importância e como você pode utilizá-lo em sua empresa?

O que é Share of Voice?

Share of voice é a técnica que acompanha as interações do público sobre determinada marca e seus concorrentes.

Esse acompanhamento é ideal para entender o alcance que uma campanha está tomando e se ela está sendo positiva, negativa, neutra e está conquistando os resultados almejados.

De forma prática, imagine o market share. Este conceito foca em mostrar a porcentagem em termos de vendas e clientes em relação a todo o mercado e seus concorrentes. Share of voice tem a mesma premissa, porém relacionada às interações do público.

Um ponto importante da técnica é que você realiza análises não apenas dos resultados de sua marca isoladamente. É possível fazer um acompanhamento dos concorrentes e fazer a comparação entre os resultados, assim como o market share. Dessa forma, é possível entender se o crescimento que sua marca está tendo é realmente considerável em comparação com todo o mercado.

Por exemplo, se a quantidade de interações à respeito da sua marca e mercado aumentou 50 vezes em um nicho que teve um aumento de 100, significa que o restante do crescimento do mercado está sendo direcionado aos seus possíveis concorrentes.

Neste contexto, é importante ficar atento para acompanhar o crescimento das interações do nicho e também ficar a frente dos concorrentes.

Share of voice é um conceito recente?

Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, o share of voice não é um conceito criado recentemente. A técnica é utilizada desde os primórdios do marketing.

Claro que hoje, com o marketing digital, o acompanhamento e a mensuração das conversas do público sobre a marca ficou mais fácil. Mas isso não significa que ele tenha surgido agora.

Como utilizar o conceito share of voice?

Com ferramentas como o Google Analytics, ou até mesmo o Excel, é possível realizar o acompanhamento do share of voice. Para isso, siga os seguintes passos:

  • faça um levantamento das palavras-chave ideais para acompanhamento — as relacionadas a sua empresa, aos concorrentes e também ao mercado como um todo;
  • produza um gráfico que compara, por exemplo, cliques recebidos com a posição média de aparecimento dos conteúdos da sua marca;
  • multiplique essa quantidade de cliques com a média de busca das palavras no período de tempo avaliado;
  • divida a quantidade de tráfego voltado a sua marca pelo total do nicho em que sua empresa e concorrentes atuam;
  • analise o share of voice.

Um levantamento, apesar de ser aparentemente simples, possibilita algumas falhas humanas. Para isso, existem ferramentas especializadas que automatizam os processos e agências especializadas para conduzir análises consistentes.

Agora que você entendeu o que é share of voice, tem uma ideia de como fazer uso da técnica, uma boa alternativa é entrar em contato conosco para bater um papo sobre como você pode implementar esse processo de acompanhamento em sua empresa. Clique aqui e bata um papo com a gente!

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