Growth Hacking: entenda como aumentar as vendas por meio dessa metodologia

Growth Hacking: entenda como aumentar as vendas por meio dessa metodologia

Se você estuda marketing digital e o universo de startups, já deve ter ouvido falar de Growth Hacking. Desenvolvida por Sean Ellis, essa é uma técnica de crescimento de vendas baseado em métricas, e tem como foco a geração de resultados de forma rápida e objetiva.

Segundo Ellis, a melhor definição de Growth Hacking é marketing de experimentos, pois busca encontrar brechas e oportunidades (os hacks) que podem ser explorados para promover um crescimento acima da média para as organizações.

Várias empresas já estabelecidas no mercado utilizaram a técnica para conquistar o seu lugar no mercado, como o Dropbox, LogMeIn, MailChimp, Aibnb, até mesmo o Facebook. Motivos mais do que suficientes para você também investir nessa estratégia, não é? Então, continue lendo este post e confira como usá-la!

Técnicas de Growth Hacking para aumentar as vendas

Ao contrário do que muita gente pensa, as técnicas de Growth Hacking podem ser utilizadas por qualquer empresa. Basta apenas que ela tenha o desejo de aumentar o número de clientes e gerar mais vendas. Veja só como fazer:

1. Use pop-ups anti fuga para manter os visitantes no seu site

Os pop-ups já foram muito mal utilizados no passado, o que fez com que muitos designers e profissionais de marketing rejeitassem o seu uso em um site ou blog. Mas, se bem utilizados, eles podem ajudar a gerar ótimos resultados, impedindo que os visitantes abandonem a sua página antes de finalizarem uma conversão.

Em vez de exibir os pop-ups sempre que o usuário abrir o seu site, você pode configurá-los para que sejam exibidos apenas quando o usuário passar o mouse na região próxima do botão para fechar a janela, por exemplo.

Eles também podem surgir depois que o usuário finaliza a leitura de um post do blog, momento em que tem mais chances de baixar um e-book. De toda forma, essas ações podem fazer toda a diferença em sua taxa de conversão.

2. Crie relacionamentos duradouros com os consumidores

O e-mail marketing é outra estratégia que já foi muito mal usada no passado, mas que pode gerar ótimos resultados para qualquer organização que queira crescer rápido.

Isso acontece pois o e-mail ainda é uma das melhores ferramentas para promover a geração e a nutrição de leads. Além disso, e-mails têm mais usuários ativos do que todas as redes sociais juntas.

Agora, para colher os benefícios do e-mail marketing, é muito importante que você separe um local do seu site para captar novos e-mails. Isso pode ser feito por meio de formulários de captação ou mesmo as pop-ups, que citamos anteriormente.

3. Utilize remarketing dinâmico com lances segmentados

Para construir uma campanha de remarketing eficiente não basta exibir anúncios para todas as pessoas que acessaram a sua página e não finalizaram a conversão.

É preciso dividir os seus visitantes em, pelo menos, dois grupos distintos: aqueles que simplesmente visitaram a sua página e aqueles que abandonaram a conversão durante o processo.

Quanto maior a complexidade do seu funil de vendas, mais grupos de marketing você deve criar. Assim, você será capaz de criar campanhas ainda mais eficientes, aumentando os lucros do seu negócio.

4. Use chatbots para otimizar o atendimento

Os Chatbots são ótimas ferramentas para aumentar a sua taxa de conversão. Não por acaso muitos profissionais da área entendem que eles vão revolucionar a forma com que as empresas interagem com os seus clientes no mundo digital.

Os Chatbots podem otimizar esse atendimento, ajudando a solucionar dúvidas simples de forma rápida sem prejudicar a experiência de seus usuários. E essa é uma função especialmente útil para lojas virtuais, pois uma resposta rápida pode significar o fechamento de uma venda em qualquer horário do dia a ou da noite.

Enfim, agora que você já sabe o que é Growth Hacking e conhece algumas técnicas que podem ser aplicadas em sua empresa, compartilhe este post em suas redes sociais! Assim você vai ajudar outros profissionais a conhecer essa ferramenta capaz de mudar a realidade de qualquer organização.

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