Estamos vivendo um momento delicado, no qual as incertezas políticas e econômicas estão afetando diretamente o mercado. Nesse cenário, muitas organizações vêm adotando medidas para reduzir os custos e aumentar a produção, a fim de se manterem competitivas.
Possivelmente, está acontecendo o mesmo com a sua empresa, certo? O primeiro passo, então, é contar com estratégias para aumentar as vendas. Isso vai garantir que os profissionais possam elevar o patamar de resultados da equipe comercial, tornando-a mais eficiente.
Para ajudar, listamos, abaixo, 5 estratégias que podem ser as mais importantes no momento. Aproveite as nossas dicas e traga mais receitas para o negócio.
1. Invista no atendimento ao cliente
Tenha uma equipe própria para atender os clientes, além das vendas. Um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e um pós-venda, por exemplo, podem dar o suporte que a equipe comercial precisa, focando em ações que transmitam as melhores experiências aos consumidores.
Assim, o cliente terá um atendimento 360 graus e profissionais sempre atenciosos à disposição para escutá-lo. Também é importante contar com recursos e ferramentas adequadas, como um software de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, para reforçar o potencial do atendimento.
2. Crie multicanais de atendimento
O novo perfil de consumidores é conectado, mais exigente, e quer ser atendido pelo meio de comunicação que achar mais conveniente. Isso tem exigido um grande esforço de adaptação das empresas para inserir e integrar múltiplas plataformas de comunicação ao negócio.
A sua empresa deve fazer o mesmo e considerar as opções que vão além do atendimento telefônico. Os serviços de mensagem como o WhatsApp, aplicativos de chat on-line, e-mail e redes sociais são alguns exemplos a serem seguidos.
3. Treine seus profissionais
Não adianta só contar com profissionais competentes, tecnologias e metodologias adequadas se eles não forem atualizados. As competências são renováveis, e as funções de atendimento e vendas devem ser bem integradas para gerarem bons resultados.
Por isso, o ideal é a adoção da prática da capacitação continuada na sua empresa para garantir que tanto a sua equipe comercial quanto a de atendimento evoluam juntas, oferecendo sempre as melhores experiências aos clientes.
4. Trabalhe o pós-venda
O pós-venda é o que vai impulsionar o ciclo de vendas da sua equipe comercial. Muitas empresas esquecem do cliente após a primeira compra, e o inverso acaba acontecendo como consequência.
Isso faz com que deixem passar a oportunidade de dar início a um processo importante: o de preparação para guiar o cliente até a próxima compra. Você não pode deixar isso acontecer no seu negócio. Pense no pós-venda como uma engrenagem importante para o motor de vendas e dedique maior atenção a ele.
5. Monitore as ligações
Comece a ouvir os contatos da sua equipe comercial com os clientes, bem como a ler as mensagens enviadas e recebidas, para descobrir o que pode ser melhorado no processo de comunicação, nas etapas de vendas, etc. Desde que deixe ambos (clientes e profissionais) a par dessa ação, o monitoramento e a gravação de ligações é legal e deve ser utilizado como base de dados para o treinamento e o aperfeiçoamento da equipe comercial.
O fato de saberem que estão sendo monitorados também resultará em um esforço maior para melhorar os resultados.
Por fim, investir em estratégias de marketing digital é uma alternativa que não deve ser ignorada. Ela deve compor o conjunto de estratégias para aumentar as vendas, considerando os resultados que outras empresas vêm alcançando com a prática. Nesse campo, o melhor a fazer é contar com o apoio de uma agência de especializada em marketing digital. Assim, terá os melhores profissionais trabalhando para gerar resultados maiores e mais rápidos para o seu negócio.
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