Setup de Campanhas Remarketing na Rede de Pesquisa

RLSA

 

Listas de Remarketing para a Rede de Pesquisa

Imagine poder criar uma campanha de search para pessoas que já visitaram o seu site e demonstraram interesse em seu produto. Saiba que isto é possível graças às campanhas de listas de remarketing para rede de pesquisa ou somente RLSA (Remarketing Lists of Search Ads), como são conhecidas.

Mas afinal, Como Funcionam as RLSA?

Assim como o remarketing na rede de Display, a campanha de remarketing para a rede de pesquisa tem como o principal objetivo impactar novamente pessoas que já visitaram o seu site. Mas diferente da rede de display, as RLSA serão exibidas para pessoas que buscarem por termos relacionados ao seu produto ou serviço no Google.

Você já deve ter notado, depois de visitar um site, que os anúncios parecem segui-lo? Anúncios lembrando daquela TV que você viu ontem? O hotel que você considerou a reserva na semana passada? Ou aquela câmera que você pesquisou há alguns dias?

Isso é mostrado no remarketing da rede de Display. O anunciante está focando em você, porque você já visitou o site dele. Você olhou aquela TV, você viu aquele hotel, você pesquisou por aquela câmera. Independetemente de saber se você está verificando o placar do jogo, e-mail dos amigos, ou assistindo vídeos engraçados no YouTube, você vê esses anúncios de premoção de TV, hotel e câmera.

O remarketing na rede de pesquisa, no entanto, leva a exposição dos anúncios a um passo a diante. Em vez de simplesmente mostrar anúncios para as pessoas que já visitaram um site, as RLSA mostram anúncios de texto na pesquisa do Google apenas para pessoas que já visitaram o seu site, quando essas pessoas estão buscando pelos seus produtos ou serviços mais uma vez.

Por exemplo:

1. Um usuário pesquisa por “camisas de futebol” no Google e clica no seu anúncio;
2. Acessa o seu site, mas não realiza nenhuma compra;
3. O usuário volta a pesquisar no Google por “camisas de times europeus”;
4. Como ele já está na sua lista, será exibido para este usuário um anúncio personalizado, com uma nova oferta, pois ele já visitou o seu site e você já sabe que ele está interessado no seu produto ou serviço.

Como configurar uma campanha de RLSA?

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Vamos entender o passo a passo de como implementar as campanhas de remarketing para a rede de pesquisa.

Antes de qualquer coisa, é preciso que o código de remarketing esteja implementado no seu site. Saiba como conferir se está tudo ok ou não com o código acessando este link.

Agora sim, vamos ao que realmente interessa:

O primeiro passo é criar uma nova lista de remarketing.

  1. Acesse sua conta de Google Adwords e clique em biblioteca compartilhada e depois clique em públicos-alvo para ter acesso ao gerenciamento das suas listas de remarketing.
  2. Clique em +Lista de Remarketing para criar uma lista de remarketing personalizada. Antes de criar é importante conferir se não já tem uma lista semelhante a que você está criando, isso irá facilitar o seu trabalho.+lista-rmkt
  3. Na primeira opção você deverá escolher um nome para a sua lista. A dica nesse caso é criar um nome amigável e que facilite não só a sua vida, mas também as dos seus colegas que venham a mexer na conta futuramente.
  4. Em website ou aplicativo você deve escolher o que se aplica a sua campanha.
  5. Para escolher para quem deverá ser direcionado você verá um menu suspenso com os dizeres “visitantes de uma página”. Ao clicar nele você terá acesso à outras opções; Escolha a que mais se adéqua a estratégia que você está criando para o seu cliente. Logo abaixo você indicará qual a página deve ter sido acessada pelo usuário para que ele faça parte da lista.
  6. Neste campo você irá informar por quanto tempo a pessoa permanecerá na lista caso ele não volte a acessar o seu site.
  7. A descrição é opcional, então se você sentir a necessidade de adicionar alguma informação que vá lhe ajudar no futuro fique à vontade para preencher o campo e depois clique em salvar.criando-campanha
  8. Agora que sua lista já está criada, você deverá criar uma nova campanha. Nesse caso você pode criar uma campanha normalmente, não há nenhuma configuração especial para campanhas de RLSA.
  9. Nos grupos de anúncios a configuração também será padrão, a diferença estará na seleção das palavras-chave. Escolha palavras mais amplas, mas que tenham relação com a sua lista de remarketing. Por exemplo, se você criou uma lista para pessoas que visitaram a página de camisas do Real Madrid, escolha palavras como uniformes, camisas de times, futebol europeu, camisas de futebolOutro ponto que você pode diferenciar é nos lances: você pode subir um pouco o CPC máximo, pois a pessoa já demonstrou interesse no seu produto, então você pode investir um pouco mais para ser exibido para ela novamente em uma posição melhor e com uma nova oferta.ads
  10. Depois de criar o seu novo grupo, você irá clicar em “públicos-alvo”.
  11. Dentro de “públicos-alvo” clique em +remarketing, para selecionar a lista que você acabou de criar.ad-group
  12. Em “segmentação” você irá selecionar a única opção disponível (Remarketing) e será direcionado para escolher a sua lista.seg-rmkt
  13. Logo abaixo você verá duas opções “segmentação e lance” e “somente lance”. Na primeira opção os seus anúncios serão exibidos apenas para pessoas que estão na sua lista de remarketing. Na segunda opção, seus anúncios poderão ser exibidos também para pessoas fora da sua lista. Então recomendamos que seja selecionada a opção “segmentação e lance”.escolhendo-a-lista
  14. Em “exclusões” você pode definir excluir listas que não são interessantes para a sua campanha, como por exemplo, pessoas que já finalizaram a compra. Mas lembre-se sempre que isso irá variar dependendo da sua estratégia.
  15. Clique em salvar e pronto! Sua campanha de RLSA está criada.

As RLSA são realmente uma ferramenta muito poderosa de marketing. Você não precisará ficar bombardeando os visitantes do seu site com anúncios enquanto eles estão visitando páginas que não tem nada a ver com o seu produto ou serviço. Exiba seus anúncios de maneira consciente, para pessoas que já demonstraram interesse no que você tem a oferecer.

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