3 Motivos para usar Checklists nos seus projetos!

Esse post é o segundo da série “O que eu aprendi em 2 anos de LinkBiz”. Já publiquei um artigo mostrando a importância do gerenciamento de tempo na LinkBiz e também um outro sobre como nós disseminamos informação na empresa e aumentos nossa base de conhecimento.

Os checklists são mágicos! Com eles você vai ganhar tempo, errar menos e ser muito mais produtivo. Checklists são utilizados na medicina, na engenharia e até na aeronáutica. Se você trabalha com internet e ainda não usa checklists, está perdendo tempo!

porque-usar-checklist

Já esqueceu de algo antes de sair de casa para trabalhar, estudar ou até mesmo viajar? Quantas vezes seu dia foi chato por que deixou o fone de ouvido em casa? Você viaja, chega em outro estado e percebe que esqueceu a fonte do seu notebook… Por essas e outras que nós devemos usar checklists!

…Se eu fosse vocês iria verificar se não esqueceram o código de conversão de alguma campanha.

Os Checklists podem te ajudar nas seguintes tarefas:

  • Tarefas Repetidas
  • Tarefas incomuns
  • Lançamentos de projetos

Nesse post também vou mostrar alguns aplicativos para fazer checklist.

Tarefas repetidas

Para trabalhar com internet e publicidade online é necessário ter criatividade, pensar fora da caixa, fazer diferente dos outros, mas querendo ou não, você fará diversas tarefas repetidas.

Vai fazer o lançamento de um e-mail marketing, já verificou tudo? Tem certeza? Você se certificou que tudo está correto?

Com uma lista pré-definida, você não precisará contar com a sorte ou com sua memória. Estará tudo definido, basta seguir o passo-a-passo.

Alguns devem estar pensando “nhá, eu faço essa tarefa todo dia, não preciso de checklist, sou o bom!”. Se você pensa assim, eu sinto muito, uma hora ou outra, você vai errar!

Confira abaixo algumas ideias sobre onde implantar o Checklist:

  • Setup de Campanhas
  • Configuração de Tools
  • SEO Site Clinic
  • Disparo de e-mail marketing

Tarefas Incomuns

Sempre rolam aquelas tarefas em que você faz de vez e nunca não é mesmo?! Aí você começa a fazer e pensa “E agora?”Se tivesse um checklist, tenho certeza que já teria terminado.

Trabalhamos com diversas ferramentas e cada um necessita de uma configuração diferente. Se você já tem uma forma de trabalho padrão, crie um checklist e facilite sua vida!

Exemplo: A empresa comprou um computador novo. Quais são os aplicativos e plugins que devem ser instalados para o PC ser utilizado?

Lançamentos de Projetos

Terminei um projeto, mas será que ele realmente está pronto para ser entregue? Será que não está faltando nada?

Vamos a um exemplo: Campanha de Google Adwords

O Google Adwords oferece diversas opções para uma campanha e se você vacilar, vai acabar esquecendo de algumas coisitas básicas.

  • Código de Conversão já foi instalado?
  • E o código de remarketing?
  • Google Shopping já está configurado?
  • As campanhas estão configuradas de acordo com o orçamento diário do cliente?

Enfim, coloque tudo que for primordial para verificar uma campanha de Adwords.

E detalhe, isso não se aplica somente a Adwords, você pode adaptar à sua realidade e ser mais produtivo!

Quer aprender mais sobre checklists? Leia o livro “Checklist – Como fazer as coisas Benfeitas”. Lembram que eu falei que checklists são utilizados até na medicina? Então, eu soube disso nesse livro do cirurgião Atul Gawande. Para saber mais sobre esse livro, confiram abaixo um pequeno resumo do Rafael Rez Oliveira:

Aplicativos para fazer Checklists

Como eu disse, checklists são mágicos, não é mesmo!? Confira abaixo os apps que eu utilizo para fazer listas no meu dia-a-dia e como eu utilizo.

  • Google Keep: é o bloco de notas do Google. Além de ter a versão mobile, também tem a versão Web. Uso ele para fazer anotações do dia-a-dia, a bolsa da academia, por exemplo.
  • Google Drive: O app de planilha do Google  é usado aqui na agência para gerenciar o passo-a-passo das tarefas de Adwords. Nele definimos tarefas diárias, semanais e mensais.
free hd porn

Comentários

comentários