Parâmetros Dinâmicos do AdWords – O que são e como utilizá-los

 

O AdWords é uma plataforma extremamente completa, cheia de detalhes e ferramentas que muitas vezes nem sabemos que existem. Todo dia, surgem novas formas de utilizar essas pequenas “porções” dentro do AdWords para otimizar ainda mais o processo de gerenciamento das campanhas de todos os anunciantes. Nesse sentido, o Google sempre trabalha em 3 frentes:

  • Tornar os processos de otimização mais rápidos
  • Automatizar parte dos processos de otimização
  • Deixar a plataforma mais intuitiva e amigável

O que me proponho a falar hoje vai de encontro com os 2 primeiros princípios: agilizar e automatizar o processo de otimização do AdWords. E, para fazer isso, uma das melhores estratégias que encontrei foi a utilização de Parâmetros Dinâmicos no AdWords.

 


 

1 – O que são os Parâmetros Dinâmicos?

São uma forma de você atualizar os seus anúncios em TEMPO REAL sem necessidade de editá-los. Essa ferramenta é extremamente ágil porque, como um de seus principais benefícios, não é necessário enviar o anúncio para revisão novamente!

Observação importante: os parâmetros são definidos a nível de GRUPO DE ANÚNCIO, ou seja, o mesmo código vai servir para todos os anúncios em que você o inseriu. Caso queira mudar a varição de anúncio para anúncio, terá que usar 2 códigos diferentes.

Observação importante 2: para que funcionem corretamente, você deve utilizar SCRIPTS. Vamos mostrar abaixo como utilizar o script pelo Google Drive, mas você pode trabalhar da forma que quiser

 

 

2 – Que legal isso aí hein! Mas como isso funciona?

É bem simples. Você vai colocar, no texto do anúncio (em qualquer local – Título, Descrição 1 ou 2, URL visível) um “código de parâmetro” qualquer. Isso funciona praticamente da mesma forma que a “inserção dinâmica de palavras-chave”. Veja abaixo um exemplo.

1

 

a) Na linha de descrição 1, coloco {param1:2,50} para variar o PREÇO. Isso quer dizer que, caso não haja um valor definido para esse grupo de anúncios, o anúncio irá mostrar 2,50 onde o código está. Caso ele encontre um valor para {param1}, ele dará preferência para esse.

b) Na linha 2, você vê a mesma coisa para o HORÁRIO. Caso encontre um valor para {param2} nesse grupo de anúncios, ele irá colocá-lo; caso contrário, o valor padrão será “13”.

 

 

3 – Tudo bem, já entendi como funciona. Mas de onde o sistema puxa esse valor dinâmico para o parâmetro?  É da pesquisa? É de onde? Socorro!

Você pode puxar esses valores de onde você quiser! Eu vou dar um exemplo de como alterar esses parâmetros através de uma planilha do Google Drive. Assim você altera todos seus parâmetros facilmente sem necessidade de mexer na plataforma ou no Editor. Veja a imagem abaixo

2

Primeiramente, você deve criar uma planilha em branco no Google Drive e colocar as colunas de acordo com essas acima. Sua planilha deve ficar muito parecida com essa acima!

a) Nessa planilha, você vai controlar os valores que quer colocar para cada parâmetro para cada grupo de anúncios. Você pode ver que tem o nome da campanha, do grupo de anúncios e todos os parâmetros que você quer controlar.

b) Nesse caso, eu vou alterar o PREÇO da minha linha 1 para R$ 2,32 (ao invés de R$2,50) e o HORÁRIO a dar desconto naquele dia (11h ao invés das 13h).

c) Se tiver outros grupos de anúncio usando os mesmos parâmetros, basta colocar a informação no Grupo de Anúncios correto.

 

4 – Ah que legal! Assim eu consigo alterar os textos no meu anúncio sem mexer, de fato, no meu anúncio! Mas como essa planilha manda as informações para o AdWords?

Para que o AdWords possa  ler essas informações automaticamente, é necessário criar um Script com essas informaçãos.

a) Vá para “Operações em Massa – Scripts”

b) Crie um novo script

c) Cole o código abaixo, altere a URL da planilha (informação em vermelho) depois AUTORIZE o script.

 

/************************************************
* Atualizar parâmetros por grupo de anúncios **por Linkbiz**
************************************************/
var SPREADSHEET_URL = "https://docs.google.com/ ";
var SET_PARAM1 = true;
var SET_PARAM2 = false;
var DATA_RANGE = 'A:D'; // A - CampaignName, B - AdGroupName, 
                        // C - Param1, D - Param2
 
function main() {
  var spreadsheet = SpreadsheetApp.openByUrl(SPREADSHEET_URL);
  var allSheets = spreadsheet.getSheets();
  var allData = [];
  for(var i in allSheets) {
    var sheet = allSheets[i];
    var data = sheet.getRange(DATA_RANGE).getValues();
    data.shift(); //get rid of headers
    allData = allData.concat(data);
  }
   
  var allDataHash = {};
  for(var i in allData) {
    var row = allData[i];
    if(row[0] === '') { continue; }
    var rowKey = [row[0],row[1]].join('~~!~~');
    allDataHash[rowKey] = { param1 : row[2], param2: row[3] };
  }
   
  var kwIter = AdWordsApp.keywords()
    .withCondition('CampaignStatus = ENABLED')
    .withCondition('AdGroupStatus = ENABLED')
    .withCondition('Status = ENABLED')
    .get();
   
  while(kwIter.hasNext()) { 
    var kw = kwIter.next();
    var campName = kw.getCampaign().getName();
    var adGroupName = kw.getAdGroup().getName();
    var rowKey = [campName,adGroupName].join('~~!~~');
    if(allDataHash[rowKey]) {
      if(SET_PARAM1) { kw.setAdParam(1, allDataHash[rowKey].param1); }
      if(SET_PARAM2) { kw.setAdParam(2, allDataHash[rowKey].param2); }
    }
  }
}

 

d) Programe o script para rodar de hora em hora para atualizar seus valores automaticamente!

 

5 – Uau! Sensacional isso! Mas por quê eu utilizaria isso?

Os parâmetros dinâmicos tem muitas utilidades, e você pode até ajustar o código para atualizar esses preços direto de um XML de sua loja ou outras questões, mas abaixo colocamos alguns dos benefícios principais para utilizar parâmetros dinâmicos:

a) Aumento no CTR – Com testes que fizemos, o CTR chegou a aumentar em até 210%. Isso somente porque a busca do usuário fica muito mais relevante e ele recebe informação em tempo real

b) Aumento na taxa de conversão – Como o usuário está vendo EXATAMENTE o que você atualiza para ele, o clique se torna muito mais qualificado e mais aprofundado no funil de vendas!

c) Não há necessidade de passar o anúncio para aprovação/revisão toda vez que você atualiza uma informação. Isso faz com que você atualize em TEMPO REAL os seus anúncios, podendo aproveitar promoções malucas de hora em hora, etc. Seja criativo!

d) Você otimiza seu tempo, pois a plataforma do AdWords pode ser muito demorada e pesada. Através de uma planilha, faz alterações em massa em menos de 4 segundos que são aplicadas para todos os anúncios que você quiser!

 

6 – Ufa, é muita coisa hein!?

Que nada! Faça um teste e você vai ver que vai agilizar, e muito, o seu processo de otimização. Se você tiver ficado com dúvidas, coloque um comentário abaixo ou me mande um email em matheus@linkbiz.com.br para conversarmos melhor ou propormos novas conversas!

Obrigado por ter lido até aqui! Um grande abraço e até a próxima!

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