Otimização de Anúncios do Facebook Ads com Base nos Relatórios Personalizados

O Facebook tem uma ferramenta incrível de análise de resultados por meio de relatórios que ainda é pouco usada e por vezes até desconhecida pelos anunciantes do Facebook Ads. Essa ferramenta traz dados importantes sobre suas campanhas para que seus anúncios sejam otimizados e tenham o retorno esperado, seja qual for o seu objetivo.

A ferramenta de Relatórios de anúncios permite que você analise o desempenho de um único anúncio sem que precise ficar fazendo testes separando seus conjuntos de anúncios por idade, sexo, país e posicionamento do anúncio. Basta utilizar a ferramenta de “edição de colunas” de acordo com o que você deseja avaliar e ver todos os resultados possíveis dos seus anúncios. 

Editar Colunas

Esse recurso é o mais interessante do relatório, ele te dá a possibilidade de escolher as informações que você precisa para avaliar o desempenho das suas campanhas por dimensões. Para ter informações relevantes no seu relatório é fácil , é só ir em “Editar Colunar” (como mostra na imagem abaixo) e selecionar as colunas que você quer que tenha no seu relatório.

Editar Colunas - Facebook Reports
Com esse recurso você pode comparar o desempenho pelos seguintes dados:

Dimensões

Essas são as colunas você vai usar para fazer comparações, que podem ser por meio de “agregação de dados” ou detalhes de dados”. Aqui você escolhe se quer comparar por campanhas e qual foi a idade das pessoas que realizaram as ações geradas pelo seu anúncio, por exemplo. 

1) Agregação de dados

Você pode escolher se quer comparar os dados a nível de anúncio, conjunto de anúncios e/ou campanha.

2) Detalhes de Dados

Você pode explorar as informações dadas pelo Facebook sobre as pessoas que executaram ações nos seus anúncios. Com esses dados você pode fazer a comparação de custo ou de conversões no site, por exemplo, tendo como base a idade, o sexo e o posicionamento do seu anúncio. Você só poderá escolher uma dessas opções por relatórios.

Métricas

Inclua colunas no seu relatório de informações que você achar que são interessantes para serem avaliadas. Essas métricas são divididas por categorias e vão ser listadas a baixo:

1) Entrega e Gasto

Mostra  a quantidade de vezes que  o mesmo usuário foi impactado pelo seu anúncio e a valor gasto para impactá-los.

2) Cliques

É o número total de cliques em seu anúncio. Dependendo de qual for o teu objetivo, isto pode incluir opções “Curtir Página”, respostas a eventos ou instalações de aplicativo. É possível especificar com uma coluna apenas um tipo de informação de clique, como o quanto foi gasto em um clique, clique único e/ ou social e qual é a taxa de cliques (CTR).

3) Ações

São todas as ações que podem ser geradas pelo seu anúncio. Você ainda pode definir se quer contabilizar o número de ações e/ou o número de pessoas realizando ações. Se 2 pessoas comentaram e outras 2 clicaram, vão ser contabilizadas 4 ações no seu anúncio. As ações podem ser separadas por:

3.1) Página do Facebook

Ações em um anúncio que são relacionadas à uma página, como curtida na página, curtidas e comentários na publicação e/ou check-ins, por exemplo.

3.2) Vídeos

Ações geradas, como tempo de visualização ou cliques, em um anúncio de vídeo.

3.3) URL Externa

Ações executas em uma URL externa, como um tipo de conversão, dependendo do seu objetivo e qual for o tipo de conversão que será contabilizada pelo pixel, ou apenas o clique em uma página que seu anúncio esteja ligado.

3.4) Aplicativos para desktop ou aparelhos móveis

Todas as ações que envolvem aplicativos para desktop ou aparelhos móveis, como cliques e downloads, geradas por um anúncio.

Adicionar Filtros

No “Adicionar Filtros” você pode filtrar somente as campanhas, conjuntos de anúncios ou anúncios que serão analisados no seu relatório. Essa opção sempre vai ser uma mão na roda se você tiver muitos dados e quiser avaliar apenas o que te interessa no momento. Como o “Editar Colunas”, filtrar também é bem fácil:

filtrar

Dicas de Otimização

A partir desses dados, você pode personalizar seu relatório deixando apenas as colunas que facilitem a otimização dos seus anúncios. Vou dar algumas dicas de otimização, por objetivos, usando os relatórios pra vocês:

Dica 1 – Saiba bem o objetivo da sua campanha e analise os dados do relatório de acordo com cada finalidade.

Dica 2 – Compare sempre a quantidade de cliques e o alcance que seu anúncio teve. Se ele alcançou muita gente e a taxa de clique estiver baixa, comece a ficar preocupado, pode ter algo errado com o seu anúncio.

-Nesse caso, saiba pra quem você está mostrando o seu anúncio. As vezes você pode estar alcançando um público que não tenha interesse nenhum no que você está anunciando.

-Outro ponto pode ser o criativo do seu anúncio. Talvez ele não esteja tão “chamativo” e atraente que faça com que o seu target não desperte o interesse ou até passe despercebido e ele não realize a ação que você deseje.

Dica 3 – Seu anúncio pode ter um alcance muito bom e a taxa de clique ser alta, mas a sua página de destino pode estar fazendo com que seu anúncio não converta. Sempre fique de olho nesses dados e apartir disso, altere seus anúncios e segmentações. Se você perceber uma melhora nos cliques e ações e parar por ai, faça uma análise da página de destino e proponha mudanças para o seu cliente e explique que isso está atrapalhando o desempenho dos seus anúncios e etc. Se possível, baixe o relatório e envie para o cliente.

Dica 4 – Se você não tiver separado seus conjuntos de anúncios por idade, sexo ou posicionamento do anúncio (Coluna da Direita, Feed de Notícias Mobile e Desktop), você pode saber tudo isso pelo relatório e é bem simples, basta escolher a métrica que quer avaliar e fazer essa análise. Vou mostrar uns exemplos:

**NÃO SE DESESPERE! Vou Mostrar como você separa esses dados citados na Dica 4!

É Simples, no “Editar Colunas” em “Dimensões” e clique em “Detalhes de Dados”. Ai vão aparecer as opções (Posicionamento, Idade, Sexo, País, Etc) á esquerda.

-Se você perceber que tem uma diferença nos resultados por idade, é só fazer a separação de um conjunto de anúncios para pessoas que tenham idade entre 18-24 anos e outro que tenham 24-30 anos, por exemplo, e ver se isso traz uma melhoria nos resultados dos seus anúncios. Lembrando que você tem que deixar os anúncios com o criativo voltado para cada público.

**O que é Criativo??

Criativo, na plataforma de anúncios do Facebook, é como é chamada o corpo do anúncio, formado por Título, Descrição 1, Descrição 2 e Imagem.

-Separe também seus anúncios por posicionamento, na coluna “Detalhe de Dados”. Olhe o relatório e veja as diferenças de cliques, frequência, impressão e conversão por posicionamento dos seu anúncios. A partir disso, separe um conjunto de anúncios para os anúncios de coluna da direita, Feed de notícias para desktop e mobile.

-Não esqueça de dividir bem a verba para os conjuntos de anúncios que mais trazem resultados. Por isso, é bom fazer essa separação e pelo relatório você pode saber qual está com um melhor desempenho e qual não está.

Existem várias maneiras de analisar esses dados e otimizar uma campanha, cada um tem a sua maneira de olhar e perceber qual é a melhor. Use bem essa ferramenta a seu favor e tenha melhores resultados.

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