Você já teve a impressão de ser perseguido na web por algum serviço ou produto que você estava querendo? Na verdade, essa não é uma sensação sua, e sim uma das estratégias de maior impacto do Google Adwords: as campanhas de remarketing. Com ela os anúncios aparecem nos sites parceiros do Google após a pessoa ter visitado suas páginas.
Usando esse recurso você destaca sua empresa para um público que já demonstrou interesse visitando seu site ou uma determinada página. Você consegue reduzir a taxa de abandono de carrinho e ainda melhora a exposição da marca e a taxa de conversão. Veja a seguir nossas dicas para você desenvolver campanhas de remarketing de sucesso. Boa leitura!
Alinhe suas campanhas de remarketing ao objetivo
Todo planejamento de marketing digital de sucesso conta com um propósito bem definido. As campanhas de remarketing também precisam ter essa clareza. Além de ajudar toda a equipe envolvida em definir a produção e estratégias para alcançar a meta estabelecida, é como se você falasse para o Google de que forma ele pode contribuir com sua publicidade.
Por isso, é muito importante saber o que você pretende. Vamos supor que seu objetivo seja aumentar o brand awareness (consciência de marca), nesse caso não faz sentido abordar pessoas que se converteram em clientes. Em contrapartida, talvez a empresa decida aumentar a taxa de conversão com uma campanha de vendas cruzadas. Então o ideal será abordar apenas quem já comprou.
Descubra os detalhes da sua persona
Para que suas campanhas de remarketing tenham um bom desempenho, com um bom ROI (retorno sobre investimento), você precisa saber para quem está falando. Ao desenvolver uma persona você consegue informações que vão além dos dados demográficos disponibilizados nas pesquisas de público-alvo. Pergunte para a sua audiência, pesquise o mercado e clientes e tenha em mãos detalhes para criar campanhas engajantes.
Ofereça o máximo de informações sobre o seu público e também use a lista otimizada do Adwords para trabalhar com todos os visitantes do seu site. Assim você entenderá qual fatia do seu público-alvo apresenta melhor desempenho. Se você perceber que tem públicos diferentes, experimente fazer uma campanha para cada um, personalizando ao máximo a comunicação.
Seja relevante e atrativo
Como os anúncios das campanhas de remarketing normalmente são exibidos na rede de display, é possível usar imagens. Lembre-se de criar layouts chamativos, legíveis e que correspondam com a identidade visual da sua empresa. Como a ideia dessa estratégia é justamente aumentar a lembrança da marca, nada melhor que colaborar com elementos visuais que remetam ao seu negócio.
Quando sua campanha estiver pronta, veja os anúncios e faça a seguinte pergunta: se fosse a minha audiência, isso seria importante para a minha busca? A resposta precisa ser um enfático sim! Não adianta criar peças gráficas bonitas e exibi-las para quem já visitou as suas páginas, mas não conseguir criar uma relação ou gerar valor no que é oferecido.
Outro detalhe sobre a criação dos anúncios para o remarketing do Google que talvez você não saiba, é que existem ferramentas para otimizar as campanhas. Os anúncios também podem ser produzidos nos formatos: dinâmico, de pesquisa e vídeo. A vantagem do vídeo é que ele é ainda mais atrativo que uma imagem e consegue transmitir muito mais informação de maneira agradável.
Pense no destino para encaminhar a audiência
Imagine que você cria suas campanhas de remarketing, alcança o público certo na situação ideal para atingir seus objetivos, mas não realiza muitas conversões. Nessa hora você provavelmente vai conferir todos os detalhes dos seus anúncios para tentar descobrir onde está o erro da publicidade. Entretanto, você já conferiu a página de destino dos usuários que clicam nos seus anúncios?
Confira a sua landing page (página de destino) e o que você pode modificar para aumentar as conversões. Faça as seguintes perguntas:
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ela está adequada à minha persona?
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a identidade visual é forte e legível?
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existem elementos para aumentar a persuasão e deixar a proposta envolvente?
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a CTA (chamada para ação) está clara e direciona para apenas uma atividade?
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as informações são de fácil entendimento?
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é uma oferta que realmente vale a pena?
Use testes para potencializar suas campanhas
Essa é uma ferramenta de automação disponibilizada gratuitamente pelo Adwords para potencializar suas campanhas de remarketing. Apesar da segmentação do público-alvo ter uma importância muito maior nesse formato de anúncios, sempre existem fatores que podem ser testados.
Desenvolva opções criativas para otimizar as páginas para as quais seu público será direcionado e confira aquela com melhor desempenho para aumentar as conversões. Na montagem dos anúncios, crie segmentações de públicos diferentes e observe qual interage melhor com a campanha. Dessa maneira, você entende quem é o seu cliente ideal.
Faça o monitoramento das suas campanhas de remarketing
Assim como toda estratégia de marketing, as suas campanhas de remarketing precisam ser mensuradas para você descobrir o verdadeiro impacto da sua publicidade. Existe uma infinidade de métricas que você pode acompanhar e isso pode inclusive chegar a ser tão impreciso quanto não medir nada. Defina quais as métricas mais relevantes que poderão ser usadas para acompanhar a performance dos anúncios.
Estabeleça qual será a frequência que você fará a análise das campanhas e confira se os anúncios estão funcionando ou não. Além disso, você identificará gargalos de conversão e aproveitará oportunidades. Independente do seu objetivo, existem alguns indicadores de sucesso que são fundamentais, como o ROI e o CPC (custo por clique) ou CPA (custo por aquisição), dependendo do lance.
Como você percebeu, neste texto, as campanhas de remarketing são altamente eficientes. Para garantir o retorno do seu investimento, defina os objetivos e descubra quem é a sua persona. Desenvolva anúncios atraentes e explore os diversos formatos de remarketing além do display, como pesquisa e vídeo.
Outro ponto importante para garantir o sucesso dos anúncios é criar landing pages de alta conversão, garantindo a entrega de uma oferta irrecusável para a sua persona na página de destino. Faça testes com as segmentações de público e páginas de destino e otimize ainda mais os seus resultados. Para checar o êxito das campanhas de remarketing, realize o monitoramento.
Se você gostou do texto e viu como as campanhas de remarketing têm um alto impacto e podem impulsionar as vendas, compartilhe nas redes sociais para que mais iniciativas se incrementem a seus resultados com essa estratégia.