7 Dicas de Design para ter uma Landing Page de alta conversão

Aqui está um ponto para você refletir: Empresas tiveram um aumento de 55% em leads ao aumentarem de 10 para 15 o número de Landing Pages, segundo o artigo Benchmarks de Marketing de 2012 da HubSpot. Mais um ponto para reflexão: De acordo com o  MarketingSherpa’s Landing Page Optimization Benchmarks Report, layout é um fator muito importante para o desempenho do site.

As páginas de destino são um elemento fundamental – e inegável – em uma estratégia de marketing bem sucedida. Elas são o centro de seus esforços de geração de leads, e é por isso que todas as campanhas em execução devem estar ligadas a uma página personalizada – em oposição a uma página inicial imprecisa, onde os visitantes tem que adivinhar o que fazer a seguir. Mas ter mais páginas de destino específicas pode ter um enorme impacto sobre a geração de leads, o outro ponto aqui é que suas páginas de destino também precisam serem bem acompanhadas para checar se estão tendo um bom desempenho.

Bem, nós queremos tornar isso um pouco mais fácil para você, pois sabemos o quão desafiador pode ser um grande projeto  – especialmente se você não é um designer. Então, para ajudá-lo a construir boas páginas de destino que sejam procuradas e tenham uma alta conversão, queremos compartilhar algumas das melhores práticas relacionadas ao design.

 

Como projetar uma Landing Page que converte

 

1) Vá direto ao ponto

Todos nós sabemos que as pessoas têm curtos períodos de atenção – então por que não estamos levando isso em conta na criação da página de destino? O público on-line tende a evitar a leitura de uma página cheia de informações. Eles, no entanto, “escaneiam” as informações da página até encontrar o que estão procurando. Sendo assim, ao projetar suas páginas de destino, vá direto ao ponto. As pessoas vieram para a página por uma razão, por isso certifique-se de abordar isso de forma clara e sucinta, destacando o valor do que você está oferecendo e como ele supri as suas necessidades, interesses ou problemas. Use cabeçalhos claros e sub-cabeçalhos, use pontos fáceis de serem visualizados para explicar o que eles vão obter com a oferta, enfatize os pontos-chave usando o texto em negrito ou itálico, e mantenha as coisas o mais resumidas possível.

 

2) Use cores contrastantes

Tenha em mente que você quer a sua chamada à ação principal (CTA) sempre destacada em sua página de destino. Então, quando você está incentivando os visitantes a preencher um formulário e clicar no botão “enviar”, certifique-se que ele esteja destacado para que os visitantes vejam onde eles devem clicar para completar a ação. É por isso que o uso de cores complementares e contrastantes é uma ótima maneira de chamar a atenção de um visitante onde você quiser para exatamente.

Por exemplo, vamos analisar o seguinte exemplo de página de destino. Enquanto a página inteira emprega tons de azul e branco, o botão de envio do formulário em si é um tom claro de rosa. Isso permite que o botão salte para fora da página e prenda facilmente a atenção do leitor.

 

3) Estampe sua marca

Mantenha a sua marca acima da ideia para que, ao baixarem algo ou lerem o seu conteúdo e ofertas, os visitantes saibam exatamente onde eles estão. Todas as suas páginas de destino deve ter a sua marca posicionada estrategicamente na página. Você não precisa torna-la o foco da página, mas é importante que seja evidente o suficiente para que as pessoas reconheçam a página de destino como sendo uma publicação da sua empresa. Isto é particularmente crítico para os visitantes que vêm para sua página de destino a partir de fontes sem marcas externas, como as mídias sociais e pesquisa. Uma vez que você tenha decidido sobre onde colocar sua marca, mantenha essa posição em todas as suas páginas de destino para manter a consistência. Fale sobre coisas mais fáceis no marketing de entrada!

 

4) Evite poluição visual

Inicialmente a exibição de visuais extravagantes em suas páginas de destino pode parecer uma ideia fantástica, os testes A/B do HubSpot têm mostrado repetidamente que imagens, inclusive no topo, na verdade não ajuda na conversão. E muitas vezes confunde o leitor e não deixa claro qual o foco da página, criando um atrito, fazendo com que conversão não aconteça. As imagens gráficas são realmente atraente, mas também pode aumentar o tempo de carregamento da sua página. De acordo com o Grupo Aberdeen, um atraso de um segundo no tempo de carregamento da página em menos de 11% de páginas vistas, um decréscimo de 16% na satisfação do cliente, e uma perda de 7% nas conversões. Caramba! Mantenha as coisas simples, e certifique-se as imagens que você usa em seu apoio as páginas de destino – não distrair – o caminho para a conversão.

 

5) Nunca subestime a formatação

A formatação é, provavelmente, a prática de design mais fácil a se seguir quando se está criando landing pages “bonitas”. É também uma das práticas que mais pode dar resultado com menor esforço. Dispor seus títulos, chamadas, texto, etc pode lhe ajudar a destacar a sua proposta de valor e aumentar a conversão criando uma experiência amigável para o usuário que guie o caminho até a conversão

Vamos olhar um outro exemplo. Esse template usa elementos bem definidos e bem dispostos. O título, subtítulo, texto estão bem ressaltados e deixam a navegação mais clara. Mesmo o texto sendo comprido (poderia-se pensar em dividir o texto em marcadores), ainda sim a página é facilmente aceita pelo usuário.

 

6) Adicione Evidências Sociais

Assim como é costume colocar casos de sucesso ou recomendações, experimente colocar algumas evidências sociais nas suas páginas. Isso aumenta a credibilidade de terceiros aos seus conteúdos e ofertas e pode ajudar bastante a aumentar a conversão. Você tem algum caso ou depoimentos dos quais pode retirar alguma citação?

Além disso, vasculhe nas redes sociais como Twitter e Facebook (ou qualquer outra) em busca de menções de usuários que utilizaram o seu serviço/produto. Se falaram coisas boas, utilize essas mensagens para promover sua página. Se você tiver dados de quantas pessoas baixaram/usaram seu serviço, não hesite em coloca-los em sua página. Isso tudo é evidência social de que o seu produto ou serviço satisfaz o usuário!

 

7) Seja Consistente

Aqui vai mais uma dica pra você! Se lembra daquele estudo da MarketingSherpa que mencionamos antes? Bom, quando foram analisados os elementos de uma página que mais melhoram a performance, o layout da página foi o primeiro ponto! Provavelmente isso se dá porque elementos que modificam o layout podem dificultar a navegação dos usuários em suas páginas.

Mesmo sabendo que é importante fazer testes A/B nos elementos das suas páginas para otimizar os resultados, tenha certeza de que não está fazendo alterações muito radicais nas suas páginas cada vez. Uma noção de consistência pode ajudar o usuário a saber como navegar em suas páginas, assim eliminando o estranhamento causado quando se entra em uma página nova, o que pode ajudar bastante na conversão.

 

O que você está esperando? As landing pages realmente são o auge da geração de leads. Então pare de ler e comece a agir! Vá criar algumas páginas para gerar mais resultados  hoje mesmo.

 

Fonte: HobSpot

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