Anúncios Dinâmicos no AdWords (DSA ou Dynamic Search Ads)

 

 

 

2014-08-29 13_04_45-Gerenciamento de campanhas

 

Introdução

Tanto a Rede de Pesquisa do Google quanto  a Rede Display comportam uma infinidade de possibilidades para criar e gerenciar anúncios. Hoje vou falar a respeito de uma vertente dentro da Rede de Pesquisa: os anúncios dinâmicos (também chamados de Dynamic Search Ads ou DSA).

Essa ferramenta é extremamente versátil e pode ser utilizada de inúmeras maneiras, todas as quais são capazes de trazer resultados expressivos em um curto período, muito por conta da praticidade de configurá-la e a rapidez com que você começa a sentir seus efeitos.

Vale ressaltar que essa estratégia é utilizada, na maior parte das vezes, para anunciantes de e-commerce, especialmente aqueles com um grande rol de produtos. É ainda mais eficaz quando se trata de uma empresa com produtos com alta rotatividade e que estão sempre colocando novos itens à venda. Esses anunciantes, ao invés de gastarem muito tempo diariamente criando novas segmentações, podem fazer uso dos Anúncios Dinâmicos para garantir que 100% de deus produtos apareçam na pesquisa, mesmo não tendo anúncios específicos.


 

O que é e como funciona

Para entender seu funcionamento, é bastante simples: assim que um usuário faz uma pesquisa, o Google vasculha o seu site. Se ele encontrar uma página relevante para aquela pesquisa, ele “cria” um anúncio instantaneamente e mostra para esse usuário. É importante notar, entretanto, que não é o anúncio inteiro que é gerado dinamicamente; o Google puxa apenas o “Título” do anúncio e a “URL de destino” com base nas informações que encontra no seu site. Vou colocar abaixo um exemplo prático:

  1. O usuário procura por “Shampoo para Cachorro”
  2. O Google vasculha o seu site (um blog sobre cuidados para cachorros) e encontra uma página falando sobre “Shampoos para Cachorro”. O título dessa página em seu site é “Melhores Shampoos para Seu Pet” e a url é www.seusite.com/shampoos-para-seu-pet
  3. O Google vai gerar um anúncio com as seguintes características:
    • Título: Melhores Shampoos para Seu Pet”
    • Descrição 1: Definida por VOCÊ na criação da campanha
    • Descrição 2: Definida por VOCÊ na criação da campanha
    • URL de Visualização: Definida por VOCÊ na criação da campanha
    • URL de Destino: www.seusite.com.br/shampoos-para-seu-pet
  4. O usuário vai ser impactado por esse anúncio

É bastante simples, mas existem várias configurações que você pode utilizar para restringir ou personalizar melhor a ação do Google em seu site. Mais abaixo vou explicar como fazer esses ajustes.


Como criar esses anúncios dinâmicos

Para criar anúncios dinâmicos, é necessário uma campanha específica para eles! Basta seguir os passos abaixo para começar a anunciar suas páginas dinamicamente.

1) Crie uma nova campanha. Ela deve ser “Somente Rede Pesquisa” e configurada para “Anúncios Dinâmicos”

2014-08-28 18_42_59-Gerenciamento de campanhas

  • Ao final da página, você terá que escolher o domínio no qual o Google buscará informações para gerar o anúncio dinâmico. Basta colocar o seu domínio “normal”.

2014-08-28 18_48_32-Gerenciamento de campanhas

 

 

2) Crie um novo grupo de anúncios.

2.1) Ao criar o grupo de anúncios, você já pode definir o modelo de anúncio que será utilizado.

2014-08-28 18_50_57-Gerenciamento de campanhas

2.2) Depois de ter criado o grupo de anúncios, é hora de definir o “escopo de busca” do Google. Ou seja, quais serão todas as páginas elegíveis para quais o Google deve gerar anúncios dinâmicos. Basta seguir as orientações abaixo:

2014-08-28 18_51_24-Gerenciamento de campanhas 2014-08-28 18_52_10-Gerenciamento de campanhas

1) Nessa opção, o Google vai utilizar todas as páginas dentro do domínio que você cadastrou na etapa anterior

        2) Nessa opção, você pode selecionar critérios para “filtrar” apenas algumas páginas específicas que o Google irá utilizar. 

        3) Os critérios que você pode utilizar para essa escolha são:

  • Category – O google irá identificar categorias do seu site automaticamente, e você pode definir se quer segmentar por esse critério
  • URL – Seleciona algum termo que, quando existente em alguma URL, irá tornar a respectiva página elegível para mostrar anúncios
  • Page_title – mesmo critério acima, mas ao invés de “termos na URL”, irá buscar no “título da página”
  • Page_content – mesmo critério acima, mas irá buscar no conteúdo da página ao invés de Título ou URL.

 

3) Algumas dicas para manter em mente quando estiver criando Campanhas e Grupos de DSA:

  • Sugestão 1: comece com a segmentação “todas as páginas”; no primeiro momento, essa opção vai te dar várias ideias de termos pesquisados
  • Sugestão 2: comece com o CPC bem baixo para não gerar custos desnecessários. Talvez algo em torno de R$ 0,15 ou R$ 0,20
  • Sugestão 3: crie seu anúncio modelo com os benefícios gerais da sua empresa, depois faça testes específicos

4) Pronto! Sua campanha está pronta para ir ao ar. Basta despausá-la!

Agora fique atento nos relatórios de “Termos de Pesquisa” e “Títulos e Páginas”; neles, você verá quais termos de pesquisa ativaram seus anúncios e como foram criados os títulos, além de saber qual página de seu site foi utilizada para qual termo de pesquisa. O trabalho de otimização começa agora,  é crucial para o sucesso de sua campanha e depende muito de como você analisa os dados obtidos.


 

Otimização

A grande dica para os anúncios dinâmicos está na otimização DEPOIS que você criou a campanha. Essas otimizações é que vão definir se sua campanha de DSA será um sucesso ou apenas um gasto de dinheiro! Caso queiram saber mais a respeito dos parâmetros dinâmicos, estratégias para montar e otimizar campanhas, coloquem um comentário abaixo! Ficarei  extremamente feliz em escrever um post inteirinho sobre isso!

Obrigado pessoal, e até a próxima!

Comentários

comentários