Mais presentes do que nunca na rede de display do Google, os anúncios de engajamento são uma nova forma de interagir com seus clientes e aumentar a confiança deles em sua marca. Esses anúncios aparecerem apenas na Rede de Display do Google e o anunciante paga apenas pelo engajamento no anúncio(CPE).
O que é engajamento?
Os anúncios de engajamento (também conhecidos como anúncios Rich Media) são anúncios que trabalham com a interação do usuário, ou seja, você não é cobrado por cliques acidentais ou por impressões do usuário que não geraram nenhuma ação no anúncio.
IMPORTANTE: Só é permitido adicionar anúncios de engajamento em uma campanha de engajamento.
Formatos e Tamanhos de Anúncios
Existem apenas 2 tipos de anúncios Hover To Play e LightBox (Padrão, Masthead, Catálogo), cada um deles tem as suas peculiaridades e podem ser usados dependendo da estratégia. Saiba mais sobre eles abaixo:
Hover To Play: São anúncios com uma interação mínima de 3 segundos, ou seja, você será cobrado apenas depois que o usuário esperar os 3 segundos para visualizar o vídeo.
- Formatos: 300×250 / 336×280
LightBox Padrão: São anúncios interativos que expandem e o fundo da tela escurece fazendo com que o foco principal seja totalmente o vídeo.
- Apenas 1 Vídeo no Anúncio
- Formatos: 468×60 / 728×90 / 300×250 / 336×280 / 120×600 / 160×600
- Até 3 Vídeos no Mesmo Anúncio
- VídeoPrincipal + 3 Vídeos(200×113) + Barra de Branding (600×60)
- Formatos: 320×50 / 468×60 / 728×90 / 300×250 / 336×280 / 120×600 / 160×600
LightBox Masthead: Os anúncios Masthead são comprados diretamente com o Youtube e podem ser expandidos para toda a rede de display do Google.
- Formato: 970×250
LightBox Catálogo: Exibe um catalogo interativo que se expande em tela cheia onde os usuários podem navegar e ver os detalhes dos produtos. Essa opção também deve ser comprada diretamente com o Youtube.
- Formato: 970×250
Benefícios da Campanha de Engajamento?
- Trabalho muito forte da marca do cliente
- Aumento na Confiança do Usuário
- Valor do Clique Extremamente Baixo
- Relatório de Cliques Gratuitos
- Reprodução de Vídeo (25% / 50% / 75% / 100%)
- Reprodução Total de Vídeo
- Mouse sobre o anúncio (1 seg)
- Cliques
- Etc…
- Variedade de Segmentação (Palavra / Tópico / Canal / Interesse / Remarketing)
Problemas na Campanha de Engajamento
- Somente em Canais da Rede de Display, mesmo os anúncios sendo em vídeo, não podem ser migrados da mesma forma para o Youtube porque os formatos são completamente diferentes.
- Nem todos os canais têm espaço para anúncios de engajamento, mesmo o espaço sendo o mesmo de um banner o canal deve escolher se deseja ou não que anúncios de engajamento apareçam nele.
- Poucos Formatos
- Tempo médio de aprovação dos anúncios 1 dia.
- Depende da Conexão da Internet do Usuário, se a conexão for lenta ele pode acabar não exibido o anúncio.
Boas Práticas para Campanha de Engajamento
- Conheça o seu Público-Alvo
- Utilize um Vídeo Interativo e que chame a atenção do usuário. Lembre-se que ele deve remeter a sua marca.
- Tente ao máximo utilizar vídeos de no máximo 1min, para que você consiga transmitir a informação que deseja sem deixá-la cansativa.
Obs: Mas lembre-se antes do seu público; se ele for mais criterioso, então podemos trabalhar com vídeos maiores e que dêem mais informações. - Abuse na criatividade do banner inicial, chame a atenção do usuário
- Utilize CalltoAction para a visualização do vídeo.
Exemplo: “Conheça Nossa Linha de Produtos!”. - Coloque Lance de CPE em R$0,05 inicialmente.
- Insira o Telefone e Endereço no Banner, para gerar contatos por outros meios sem gerar custo.
- Utilize as segmentações de anúncio para encontrar o seu público-alvo (Palavras / Tópicos / Interesse / Canais / Lista de Remarketing).
Os anúncios de engajamento são extremamente envolventes e prendem a atenção e o foco do usuário, por isso empresas de todos os tamanhos utilizam esse formato para aumentar o valor da marca para o público-alvo.
Gostou das nossas dicas? Então as coloque em prática e crie hoje sua campanha de Engajamento!
Hangout do Google sobre os Anúncios de Engajamento: Clique Aqui