Criação de Landing Pages: 6 elementos essenciais para aumentar a sua conversão

Criação de Landing Pages

Se você faz marketing digital, o cuidado com a criação de landing pages é algo crítico para o sucesso do seu negócio.

Aliás, elas estão para uma estratégia on-line assim como o seu melhor vendedor está para as suas vendas off-line. Como ele, essas páginas podem ser a primeira via de contato entre o seu negócio e os clientes potenciais.

Em alguns casos, a relação é até mais direta. Se você dispõe de meios para vender virtualmente o seu produto ou serviço, o próprio processo de compra e contratação pode ser feito por meio de uma landing page.

No artigo de hoje, vamos dar 6 dicas para criar landing pages de alta conversão. Mas, antes, vamos compreender a lógica por trás dessa importante ferramenta.

O método AIDA na criação de landing pages

Analisando o processo de decisão de qualquer pessoa, faz sentido pensarmos que ele se divide em 4 etapas:

  • atenção;
  • interesse;
  • desejo;
  • ação.

As iniciais dessas quatro palavras formam o acrônimo AIDA. E esse acrônimo serve como linha de ação para a criação de landing pages.

Na verdade, todos os elementos incluídos numa página de captura têm, como função, uma dessas 4 etapas. Vamos ver isso na prática:

Os 6 elementos essenciais para aumentar a sua conversão

Basicamente, o sucesso de uma landing page depende da união de boa redação, layout funcional e perseverança para medir resultados e fazer ajustes.

1. Um bom cabeçalho

Esse aqui é, com certeza, o elemento mais importante para ter a atenção do visitante. Em geral, o seu cabeçalho deve conter os benefícios do seu produto ou serviço, ser sucinto, fácil de entender e interpretar.

Pode ter certeza de que um cabeçalho pouco objetivo ou muito grande vai fazer com que a taxa de rejeição da sua página aumente e, consequentemente, suas vendas caiam.

2. Texto com pegada publicitária

Imagine que você é o proprietário de uma empresa que vende pacotes de internet.

Você oferece mais velocidade e preço melhor do que os concorrentes, mas, ao tentar explicar isso, elabora um texto que menciona “cabos coaxiais”, “ping” ou “fibra ótica”.

Pronto. Eis aí um erro muito frequente. Consumidores comuns, não especialistas, baseiam sua atitude de compra nos benefícios que um produto oferece, e não em números e detalhes técnicos.

Ou seja, muito mais que uma descrição pormenorizada, o que a sua página de captura precisa é de frases como “assista filmes em alta resolução sem interrupções” ou “baixe todas as suas músicas em poucos segundos”.

Esse é um conceito da publicidade clássica que cai como uma luva na redação das páginas de captura e que mantém a atenção e garante o interesse do visitante, além de estimular o seu desejo, com uma descrição dos benefícios.

3. Um layout simples

Ao criar uma página de captura, você já quis condensar o maior volume de informações no menor espaço possível? Pois é. É raro encontrar alguém que nunca tenha cometido esse erro.

Esses são os aspectos necessários para cativar a atenção do usuário, fazer com que ele interaja com a página (isto é, preencha o formulário com seus dados) etc. O resultado é uma coisa confusa e pouco atrativa visualmente.

As landing pages podem ser feitas de modo que seja possível ler o conteúdo que está antes da dobra e depois rolar para baixo.

Então, tenha como regra que o layout deve oferecer um resumo dos benefícios do seu serviço na parte de cima e depois detalhar melhor cada item abaixo da rolagem.

Agora, se tem uma coisa que nunca, mas nunca mesmo, deve estar abaixo da dobra é o seu formulário.

4. Um formulário condizente com a oferta

A maior parte das pessoas que você conhece só vai preencher um formulário se você der um bom motivo.

E não estamos falando de motivos que estejam presentes na sua redação ou no design da página, mas de oferecer algo em troca mesmo.

Esse é o processo básico de geração de leads: a ação de preencher um formulário demanda tempo, e deve haver aquele “algo mais” que encoraje as pessoas a pedir um orçamento ou topar receber uma ligação comercial.

Nesse ponto, o que manda é um misto de estratégia e criatividade: você pode oferecer brindes para quem se cadastrar primeiro ou mesmo um cupom de desconto.

E o formulário deve ser pensado na proporção dessa oferta: quanto melhor o que você oferece, mais dados você pode pedir em troca. Alguns campos, como o de telefone, são mais sensíveis que outros.

Vale a pena incluir informações abaixo do campo, explicando que você não vai usar o número de ninguém para fazer ligações insistentes e tentar empurrar produtos ou serviços.

O formulário é a confirmação do desejo do visitante e o seu objetivo é transformar esse desejo em ação.

5. Um botão convidativo

A função do botão (aquele que fica abaixo do formulário, numa landing page) é a de deixar clara a troca. Ele normalmente esclarece para o visitante o que vai acontecer depois que ele preencher os campos do formulário e clicar.

Parece bobagem, mas uma chamada bem feita aumenta muito a conversão. Evite coisas genéricas como “ok” ou “confirmar”.

O melhor botão é aquele que deixa clara a troca por meio de um verbo de ação: “fazer a inscrição”, “comprar” e “receber cupom” são bons exemplos.

Por último, lembre-se de usar uma cor que destaque esse botão. De preferência, uma que não apareça em nenhum outro elemento da página. Isso garante que os olhos do visitante mirem direto nele, logo que a página abrir.

Você acertou a função desse elemento — é a ação.

6. Métricas

Não há achismos aqui. Para saber se a sua landing page vai bem, você tem que medir. Qual a quantidade de visitantes dela? Quantos deles preenchem o formulário e clicam no botão?

Dividindo o primeiro número pelo segundo, você tem a taxa de conversão, principal métrica de uma landing page.

Aí vem a pergunta: como saber qual elemento da página é o responsável pela má performance e precisa ser mudado?

Simples: use os famosos testes A/B. Você cria duas páginas com apenas um elemento diferente. Se uma converte mais que a outra, com certeza é por causa desse elemento.

Hoje em dia, é praticamente obrigatório que o seu negócio tenha presença digital. E para quem entra na internet, as páginas de captura são um assunto crucial.

Agora, se o seu tempo é curto ou faltam braços na sua empresa para a criação de landing pages, deixe esse trabalho com a LinkBiz. Entre em contato com a gente e veja como o que não falta aqui é experiência em marketing de alta performance!

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