Estratégias Para Contas com Baixo Investimento

 

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Ser gerente de grandes contas, com investimento alto, possibilidade de testar coisas novas com muita verba é o sonho de muitas pessoas que trabalham com links patrocinados, mas uma das partes mais gratificantes da nossa profissão é transformar um investimento baixo em um grande sucesso para os nossos clientes que não tem tanta verba para investir.

No post de hoje vamos abordar algumas dicas importantes para quem é gerente de alguma conta com esse perfil mais modesto, digamos assim, e precisa de um empurrãozinho para transformar o baixo investimento em uma campanha com ótimos resultados.

Definir bem os objetivos da campanha: primeiramente é preciso entender o que de fato o seu cliente deseja com a campanha de links patrocinados. É claro que na maioria das vezes o cliente terá dezenas de objetivos para ela, mas é preciso que você tenha a sensibilidade de compreender o que é mais importante para o cliente.

Utilizar configurações usuais de campanha: é altamente recomendável que as campanhas sejam configuradas com todos os pontos bem definidos, principalmente na questão das redes de pesquisa e display; Google Shopping e Remarketing. Dessa forma, você vai alocar a verba do seu cliente em lugares mais específicos e poderá fazer alterações mais facilmente.

Palavras-chave mais específicas: quando usamos palavras mais genéricas, as chances de que usuários curiosos ou que fizeram pesquisas mais amplas cliquem nos anúncios dos nossos clientes, gastem a verba e não convertam. Isso é muito comum de acontecer.

Para evitar esse tipo de situação, é importante fazer uma busca por termos e palavras mais específicas, as chamadas long tails. Isso vai fazer com as buscas que exibam seus anúncios sejam bem próximo do que o usuário está procurando e certamente vai evitar o gasto desnecessário com cliques irrelevantes.

Lista de palavras negativas: talvez a parte mais importante do trabalho de otimização de contas de baixo orçamento. Junto com as palavras long tails, as negativas vão garantir a qualidade das buscas feitas pelo usuário em relação a seus anúncios.

Isso nos leva a outro ponto importantíssimo em relação às palavras-chave negativas: a CTR. O Google já deixou bem claro para todos que a CTR é um dos pontos cruciais para melhorar o índice de qualidade de uma campanha, e quem são os maiores responsáveis por uma boa taxa de cliques? Isso mesmo, os termos negativados na campanha. É bem simples de entender, quanto mais palavras negativadas, menos as chances de impressões que não sejam o que o usuário esteja procurando, aumentando as chances de cliques.

Primeiras posições nem sempre são importantes: às vezes os usuários clicam nos anúncios apenas por impulso, sem nem ao menos lerem as informações contidas nas linhas de descrição, apenas o título. Essa ação do usuário muitas vezes faz com que ele não esteja procurando exatamente pelo que seu cliente está oferecendo e acaba saindo do site em pouco tempo e gastando centavos importantes do orçamento do seu cliente.

Uma boa prática para evitar esse tipo de situação, é manter a posição média dos seus anúncios um pouco abaixo da primeira posição. Isso vai fazer com que os usuários que realmente sabibam o que estão procurando cliquem. Por quê? Neste caso, os usuários que clicam nos anúncios de posições inferiores estão lendo cada um, ou a maioria, para saber se algum deles tem a informação que ele procura. As chances de uma conversão tende a ser maior dessa forma.

Otimizar a campanha de acordo com a natureza do cliente: é importante entender os fatores que podem influenciar o gasto desnecessário da campanha. Por exemplo, uma clínica que não atende aos domingos e tem investimento baixo, talvez seja interessante excluir o domingo da exibição. É claro que alguém pode clicar no anúncio e gerar a conversão no dia seguinte, mas cá pra nós, isso não é uma prática muito comum por parte dos usuários.

Índice de Qualidade: o IQ interfere diretamente no desempenho financeiro da campanha do seu cliente. Um dos principais fatores, como já dito é a CTR. Caso a campanha tenha palavras com IQ muito baixo e está atrapalhando a campanha, é importante tomar uma decisão mais severa com ela, ou trocar de grupo ou até mesmo excluí-la. Mas sempre tendo em mente que é importante testar várias possibilidades.

Landing Page: outro fator muito importante para o sucesso da campanha são as páginas de destino. Muitos clientes acreditam que ela não é tão importante ou acham que não vale à pena investir nelas. Mas saiba, não só vale a pena como deve ser uma obrigação ter uma página amigável e que gere uma boa experiência para o consumidor final. Além disso, é essencial que a página seja configurada para medir os resultados.

Analisar cada mudança: muitos profissionais acreditam que mudar é preciso, mas que apenas grandes mudanças precisam de análise mais detalhada. Ledo engano. Primeiro que para testar não é preciso grandes mudanças, é preciso ter em mente que se você realiza muitas mudanças, dificilmente você saberá qual delas gerou o melhor impacto para a campanha. Segundo que cada mudança vai trazer alterações grandes no seu trabalho, é importante saber o que foi alterado, quando foi alterado e porque foi alterado, para entender melhor o resultado.

Campanhas de Branding: mesmo que o cliente seja pequeno e desconhecido, uma campanha usando o nome dele não vai causar grandes estragos se usados corretamente. Na verdade, a possibilidade de ter uma campanha de sucesso com baixo custo é muito grande. Na grande maioria das vezes, uma campanha de branding tem o CPC médio abaixo dos R$0,05 e altas taxas de conversão e baixo custo/conversão.

Extensões de anúncios: quando tratamos de cliente com baixo orçamento, temos que usar de todas as ferramentas para se destacar junto aos grandes anunciantes. Uma boa prática é fazer o uso das extensões de anúncio, que a maior parte dos gerentes de Adwords não sabe, mas já são utilizadas pelo Google para definir o índice de qualidade da campanha.

Os maiores destaquem são, claro, as extensões de Sitelinks, Local e Chamada, esta última, aliás, pode ser considerada em minha opinião como a mais importante delas, isso porque o crescimento absurdo de smartphones e do uso de internet móvel no país vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso as pessoas estão criando a prática de fazer ligações diretas do anúncio, não sendo difícil encontrar campanhas com CTR de ligações alto.

Essas são as principais dicas que selecionamos para quem gerencia campanhas de Adwords com baixo investimento. Se você tem mais alguma sugestão de boas práticas, deixe um comentário.

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