Social Selling: como usar as redes sociais para aumentar as vendas?

O Social Selling vem se firmando como uma das estratégias de vendas mais úteis dos últimos tempos. Milhões de usuários acessam a rede diariamente em busca de soluções e dispostos a fechar negócio. Mas como encontrar o cliente em potencial para a sua empresa? E como iniciar com ele um relacionamento com resultados práticos?

Se você já entendeu a importância de dedicar às suas redes processos bem estruturados que tragam resultados, chegou a hora de se aprofundar no conceito de Social Selling, que diz respeito exatamente ao uso das redes sociais para construir um relacionamento com o seu público e, é claro, gerar vendas.

A importância do Social Selling

Não é suficiente estar presente em redes como o Facebook ou o Instagram (que, só no Brasil, possui 50 milhões de usuários) e fazer postagens aleatórias sem que haja um planejamento objetivo. Pelo contrário!

Essa estratégia requer olhar atento e muita pesquisa para que seja posta em prática com resultados verdadeiros. Afinal, o objetivo é que a sua marca se conecte e compreenda seus consumidores para, então, aumentar as chances de vendas do seu produto.

Isso é fundamental, pois é uma maneira excelente de criar uma ligação verdadeira e cada vez mais forte com o seu público, antes de mais nada. E um público tão empenhado no mundo digital naturalmente busca, por lá, suas soluções e os motivos para a tomada de decisão na hora de definir uma compra.

As oportunidades de crescimento se expandem a partir do momento que a sua empresa começa a colocar essa técnica em ação, sem falar que você volta ao patamar dos concorrentes que já estão utilizando o Social Selling — e acredite, esse número só aumenta.

Outro benefício é que a eficácia inegável dessa comunicação (quando bem feita!) não te traz prejuízos enormes nem te faz gastar uma quantidade considerável de dinheiro com leads desqualificados.

Mas, para que tudo isso se torne realidade, é necessário que o contato com o seu público seja personalizado. Ninguém gosta de um contato frio, não é mesmo?

Aumentando as vendas

Vamos lá. Você entendeu a importância do Social Selling e agora não vê a hora de colocá-lo em prática. Pois paciência, afinal, uma das coisas mais relevantes desse processo é conhecer a fundo com quem você está falando para, então, desenhar um plano que seja condizente com o seu público.

Identifique seu cliente

A persona do seu negócio deve estar alinhada, e vale utilizar ferramentas para o monitoramento de redes sociais que te ajudem a ficar a par do que está sendo dito sobre a sua marca. Um vendedor que sabe o perfil, o nível de engajamento, as necessidades, as dores e os desejos da pessoa com quem está falando está muito mais preparado para fechar negócio.

Tenha personalidade

Na hora de falar com o seu cliente, não exagere na automação. Sim, ela é muito útil e pode ser feita de forma a ficar bastante natural, mas não deixe de imprimir uma personalidade nas redes! Seja humano, amigável e sincero. Assim, seu cliente em potencial vai passar a confiar em você, se identificar com a sua marca e te enxergar como referência.

Compartilhe conteúdo de qualidade

Sempre traga ao cliente informações valiosas, não insista naquele velho método de empurrar o seu produto goela abaixo. Não tenha medo de citar outras empresas, escreva textos com profundidade e mostre que está disposto a ajudar o seu público a resolver seus problemas! Tipo de coisa que colabora para a construção de uma imagem de especialista. Utilize esse conteúdo para gerar leads qualificados que estarão interessados em abrir esse canal de comunicação.

Invista numa agência especializada em marketing

Encontrar uma empresa experiente é ótimo para dar força ao seu plano. Empresas que lidam com isso diariamente são capazes de construir uma estratégia específica para o seu negócio e executá-la com maestria, te dando tempo para cuidar de outras coisas. De conhecer o cliente até analisar os resultados, ela poderá fazer tudo para que a sua marca evolua no mundo digital.

Empolgado para investir nas estratégias de Social Selling? Aproveite e veja esse artigo sobre remarketing para Facebook e aumente ainda mais as suas vendas!

Comentários

comentários

1 comentário

  1. Pingback: 4 dicas para você inserir o Instagram Stories Ads em sua estratégia - Blog da LinkBiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.