Você que atua com equipes de vendas já deve fazer ideia de o que é o CRM, essa importante ferramenta para o relacionamento com os clientes. O CRM (Costumer Relationship Management) é um tipo de sistema utilizado pelas organizações para gerir a sua base de clientes.
Seu principal objetivo consiste em nortear os planos de ação de vendas através de uma análise densa das jornadas de compra e dos diferentes tipos de cliente da empresa.
Por isso, desponta como uma ferramenta imprescindível para potencializar os esforços do departamento de vendas.
Como você já sabe o que é CRM, conheça, agora, quatro vantagens de utilizar o sistema dentro do seu negócio.
1 – Gestão dos dados completos do cliente
Esse é o primeiro e mais fundamental dos objetivos de implantar uma ferramenta de CRM na sua empresa: centralizar e organizar as informações referentes aos seus clientes em um único lugar.
E por que isso é importante? Pois, por meio de um sistema só, você consegue inferir dados variados sobre o comportamento de compras dos seus clientes, como suas preferências, contato e localização.
Isso facilita a gestão de tarefas e atividades, que passa a ser segmentada por prospect, o que otimiza o tempo da equipe, que encontra toda a informação necessária em um único lugar.
2 – Aumento das vendas
Com a pressão corrente por faturamento dentro de qualquer empresa, uma das primeiras medidas é sempre aumentar as metas do setor comercial.
Nesse sentido, o CRM figura como um verdadeiro parceiro para o cumprimento dessa missão, já que oferece insumos valiosos e organizados para que a equipe direcione seus esforços no caminho mais assertivo, de acordo com cada cliente.
Formando um verdadeiro compilado de dados facilmente filtrados (por clientes, por setor, por produto), o CRM permite que os vendedores analisem quais estratégias estão surtindo efeito e quais devem ser melhoradas ou abandonadas de uma vez por todas, aumentando diretamente a rapidez na resposta a orçamentos, o que impacta diretamente na eficácia das vendas.
Segundo pesquisa da Hubspot, quando uma empresa nutre seu cliente por meio de um sistema de CRM, ele tem de 20-40% probabilidade a mais de gastar, o que é significativo em termos de receita.
3 – Monitoramento de cada etapa da venda
Mais do que traçar estratégias e ações, é fundamental que seja analisada a efetividade de um trabalho, para saber se os esforços nele colocados equivalem aos resultados obtidos.
Aqui, o CRM também pode ser uma peça-chave para a sua empresa, já que fornece um funil de vendas apurado que aponta quantos clientes a empresa conquistou, quantos foram os que deixaram de firmar negócios, seu faturamento mensal, além de muitos outros índices que podem mostrar necessidades de mudanças no processo de vendas, através de relatórios de vendas que podem receber filtros como vendedor, produtos, período e etc. .
A ferramenta também traz uma visão clara sobre o pipeline de vendas, auxiliando a empresa a perceber quais são seus principais clientes e quais as melhores maneiras de atingi-los.
4 – Auxílio no processo de fidelização dos clientes
Ao entender profundamente o comportamento de compra dos seus clientes, sua empresa se torna capaz de oferecer exatamente o que ele precisa, quando ele precisa. Isso cria um vínculo que dificilmente é quebrado.
Por isso, aponta-se o CRM como a ferramenta que gerencia o seu relacionamento com o cliente: por meio dela você consegue imergir nas necessidades de quem você atende e trazer insights que satisfaçam necessidades que ele nem sabe que tem.
A partir disso, seu cliente passa a ver você como autoridade e recorrerá à sua empresa sempre que precisar.
Agora que você já sabe o que é CRM e as suas inúmeras vantagens, ficou claro que está na hora de virar a chave no gerenciamento de clientes da sua empresa.
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