Conheça os tipos de anúncios do Facebook e escolha o melhor!

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook é a maior rede social do mundo. Tanta visibilidade não poderia ser desperdiçada. Talvez, por isso, os anúncios do Facebook sejam usados pela maioria dos nichos de mercado, com resultados de sucesso. Mesmo que você use um serviço de marketing de conversão, é interessante entender como funcionam os tipos de anúncio.

Apresentaremos, neste post, os principais tipos de anúncios para que você possa escolher a melhor estratégia. Lembre-se de que os objetivos são divididos em três grandes grupos:

  • branding ou reconhecimento de marca;

  • interação e relacionamento;

  • conversões.

Cada um, direcionado a um estágio do funil de vendas (atração, consideração e decisão). Assim você monta campanhas vencedoras combinando o formato adequado ao objetivo do seu planejamento de marketing digital!

Ampliação do alcance

Provavelmente você já recebeu anúncios com sugestões para curtir uma postagem. Esse tipo de publicidade, como o impulsionamento de publicações, serve para gerar visibilidade da sua marca destacando os conteúdos da sua página. Uma grande vantagem é que você pode direcionar sua estratégia para dois públicos.

O primeiro representa as pessoas que já estão conectadas com a página, dessa maneira, você fortalece o relacionamento e trabalha o posicionamento da marca, reforçando princípios e valores.

Já o segundo formato é segmentando seu público e oferecendo informações sobre a sua persona. Com essa estratégia é possível ampliar o alcance da marca para pessoas que se enquadram no perfil do seu cliente ideal.

Ainda sobre o gerenciamento da marca, o Facebook sugere 2 objetivos de marketing e suas estratégias. Veja quais são eles a seguir.

1. Apresentar a marca

Também pode servir para o lançamento de um produto. A ideia é alcançar o público ideal para alimentar o topo do seu funil de vendas. Dessa forma, esses anúncios precisam ser montados para chamar a atenção. Os principais tipos de anúncios para conseguir bons resultados nesse objetivo são:

  • carrossel: você pode montar uma apresentação que ficará rodando como se fosse um slide com até 10 imagens ou vídeos. É excelente para destacar detalhes de algum produto ou experiência e incluir depoimentos, por exemplo;

  • canvas: falando em experiência do usuário, o canvas é uma excelente oportunidade de trabalhar esse detalhe. Você surpreende sua audiência com imagens ou vídeos em tela cheia, potencializando o relacionamento da marca;

  • vídeo: envolvente e atrativo, o vídeo em si é um formato que gera autoridade, credibilidade e amplia a capacidade de absorção da mensagem transmitida, se comparado ao texto. Crie uma história que envolva seus espectadores e os façam se sentir parte da marca.

2. Destacar e atrair

Além de fazer seu público-alvo sentir afinidade com sua marca, é muito importante tê-los por perto para criar um relacionamento. Use esses anúncios do Facebook para otimizar suas listas com leads qualificados:

  • botão ligar agora: com esse botão você esclarece dúvidas, presta uma consultoria e, claro, aproxima mais ainda o relacionamento da empresa;

  • visitas ao estabelecimento: nada melhor do que atrair seu público para seu ponto comercial, dessa forma você direciona o público que está no entorno da sua empresa e otimiza a experiência do usuário;

  • imagens e links: direcione o tráfego para o site ou blog;

  • Messenger do Facebook: hoje, o consumidor é impaciente e quer respostas instantâneas para suas dúvidas, dessa forma, use os chatbots do Facebook para melhorar a experiência do público com a sua marca.

Envolvimento da audiência

Agora que você já atraiu os usuários do Facebook para sua página e apresentou sua marca, é hora de conferir alguns hacks para engajar, interagir e nutrir seus seguidores. Nesse estágio, é importante equilibrar ações para fazer os prospects se sentirem participantes ativos dos diálogos e, ao mesmo tempo, apresentar (de maneira natural) sua empresa como a solução ideal:

  • geração de cadastros: com ela, você cria uma espécie de landing page no próprio Facebook onde a pessoa fornecerá seus dados de contato em troca de algo valioso, como uma consultoria ou um conteúdo rico (ebooks e aulas exclusivas, por exemplo), além de tudo, esse tipo de anúncio tem integração com CRMs;

  • download de aplicativos: a tendência mobile não pode ser ignorada pela sua empresa, o uso de aplicativos para envolver o público e incentivar interações (além de entender mais o comportamento da persona) é muito importante;

  • envolvimento com o aplicativo: serve para direcionar as pessoas que já fizeram o download do seu aplicativo para uma área específica dele. Aproveite para mostrar os benefícios da marca e produtos;

  • cliques no site: nutra seus leads, encaminhando-os para conteúdos relevantes. Use vídeo, imagem, carrossel e canvas para convidar seu prospect a visitar seu site e aprender como se faz algo, por exemplo.

Conversões com anúncios do Facebook

Esse formato é muito importante se você quer atingir sua persona bem no momento em que ela está considerando a compra, mas também para direcionar seu público para alguma ação. Você já caminhou com o usuário pelo funil de vendas e agora é hora de conferir como os anúncios do Facebook ajudam sua empresa a aumentar as conversões:

  • oferta: quer um motivo mais atrativo para o prospect se decidir do que um preço melhor, brinde exclusivo ou outro benefício em uma compra que está prestes a acontecer? Crie anúncios chamativos e mostre valor ao que você está oferecendo;

  • envolvimento com o aplicativo: seus usuários já têm o aplicativo, agora é o momento de destacar um produto exclusivo ou condições especiais de compra usando esse recurso;

  • coleção: exiba seu catálogo de produtos e impulsione seu e-commerce, apresente vídeos explicativos e potencialize as conversões;

  • cliques no site: direcione sua persona para a página de vendas;

  • visitas ao estabelecimento: segundo o próprio Facebook, 90% das vendas de varejo nos EUA acontecem offline. Direcione seu público para um ponto de vendas e feche negócio.

Viu como os anúncios do Facebook são versáteis e estão alinhados aos mais diversos objetivos de um plano de marketing digital? Como mostramos para você, um mesmo formato pode ser usado para diversas finalidades. Defina qual meta você pretende alcançar e descubra quem é a sua persona e como ela se comporta nessa rede social.

Para potencializar ainda mais os seus resultados, você pode usar os relatórios personalizados do Facebook Ads e garantir um retorno de sucesso com seus anúncios! Veja agora mesmo o nosso post sobre o assunto.

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