Conheça as 9 dicas para fazer uma campanha de Links Patrocinados voltada para gerar ROI (Retorno sobre o Investimento):
1 – Otimize a verba disponibilizada pelo cliente: Normalmente, nas contas voltadas para conversão, o cliente quer gerar lead, no caso de sites institucionais, ou gerar vendas, no caso de lojas virtuais. Para tanto, o ideal é separar bem a verba a ser utilizada em palavras que de fato gerarão conversão.
2 – Não utilize configurações padrão: Estude o segmento do cliente e faça testes para colher resultado no decorrer da campanha. Não utilize configurações padrões, pois o resultado pode não ser o esperado e o pior, pode não condizer com a realidade do cliente. Desta forma, experimente em cima de argumentos. Tudo quer for feito deve ser questionado, “isso vai gerar ROI, por quê?”.
3 – Redirecione a campanha para a página correta: Muitas campanhas deixam de gerar ROI, pois não direciona o usuário para a página correta. Se for um e-commerce, mande o cliente para a página do produto procurado, nos casos de sites institucionais, leve-o para uma página que tenha, pelo menos, um formulário de contato. Nestes casos, o ideal é fazer uma página de aterrissagem bem feita, com argumentos de venda, número de telefone, depoimento de clientes e o famoso formulário de contato, com informações interessantes que de fato sejam úteis pra você e para o usuário. Ofereça campos que mostre a intenção do seu cliente.
4 – Saiba escolher as palavras chave: Para gerar ROI a palavra não basta ter um bom volume de busca, ela deve ter qualidade e intenção. Comece sempre com palavras casadas com verbos de ação, o principal deles: “comprar”. Desta forma, trabalhamos de fato a intenção do usuário que é comprar algo, alugar, contratar e etc. Com isso, controlamos melhor a verba do cliente e a possibilidade de gerar ROI é maior. Outra variação importante são os termos de localidade, principalmente para sites institucionais.
5 – Cuidado ao criar os grupos de anúncio: Dentro de cada grupo o ideal é ter palavras estritamente relacionadas ao Grupo, ou seja, se o meu grupo de anúncio for “comprar café”, não me venha com palavras como “pó de café”, “café torrado” e etc. Tenha apenas variações deste termo, como: “comprar café”, “compra café”, “conprar café” e etc. (não esqueça das palavras escritas erradas). Com esta técnica os resultados são de fato verdadeiros e você sabe exatamente qual grupo está dando mais ou menos resultados.
6 – Prefira palavras exatas: Antes de ir para outras correspondências (ampla ou frase), configure a conta apenas com palavras exatas. Depois, conforme os resultados apareçam, compre outras correspondências. Desta forma você controla melhor a verba e a intenção de busca do usuário.
7– Não esqueça de negativar palavras: Durante o estudo do segmento do cliente é muito importante negativar todas as palavras que podem gerar busca, porém nenhuma conversão. Os principais exemplos são: “grátis”, “de graça”, “teste” e etc.
8 – Utilize a rede de display: Dependendo da verba do cliente, não deixe de aparecer em sites relacionados ao segmento de atuação. Sempre que possível, utilize banners interativos com bons argumentos de venda, não fique restrito aos textos.
9 – Monitore, monitore e monitore: Sempre monitore os resultados da campanha. Não faça isso de vez em quando, crie tarefas diárias, semanais e mensais. Acompanhe a sazonalidade dos segmentos e os possíveis fatores que podem gerar pesquisas, como reportagens, artigos e etc.
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Este artigo é uma republicação com pequenas adaptações feita com permissão. O PPC-Hero não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.ppchero.com/the-10-cardinal-sins-of-paid-search-marketing/