Uma das principais ferramentas para impulsionar as vendas são os anúncios pagos, como as campanhas no Google AdWords. Com baixo investimento, resultados de alto impacto e o acesso a métricas relevantes para o seu negócio, essa plataforma é uma excelente opção.
E para entender se sua estratégia está oferecendo lucro ou não, a métrica mais eficaz é o ROI do AdWords. Essa informação apresenta o desempenho da sua publicidade e em quais ações é mais vantajoso aplicar.
Confira, neste artigo, o que é ROI, quais as vantagens de descobrir o ROI do AdWords, como calcular e usá-lo para aumentar as vendas e melhorar os lucros do seu negócio!
O que é ROI no marketing digital?
ROI é uma sigla do inglês Return On Investment (ou em português, retorno sobre investimento). Essa é uma métrica que calcula se uma empresa teve lucro, quando o ROI é positivo, ou prejuízo, quando o ROI é negativo.
Um dos principais indicadores do marketing digital, ele cria uma relação entre o investimento da estratégia e a taxa de conversão de vendas.
Como calcular o ROI do AdWords?
A fórmula para o cálculo do ROI do Google AdWords é:
ROI = (receita – gastos) / gastos
Sendo que receita é todo o valor obtido com as vendas, enquanto os gastos representam todo investimento para a execução da estratégia como valor de publicidade, recursos, pessoal, ferramentas e o próprio valor do produto ou serviço. Vamos ver um exemplo?
Imagine que sua empresa tem um produto no valor de R$450, com custo de R$100. Você investe R$500 para executar uma campanha no Google AdWords direcionada para a venda deste produto. Ao final, você verifica que fechou 25 vendas. Então:
Receita = 450 x 25 = 11.250
Gastos = 100 x 25 + 500 = 3.000
ROI = (11.250 – 3.000) / 3.000 = 2,75
Para descobrir o ROI em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. No exemplo, seria um ROI de 275%.
Por que é importante descobrir o ROI do Google AdWords?
Agora que você já viu como é simples calcular o ROI do AdWords, descubra quais os benefícios de trabalhar com essa métrica:
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acompanhar a performance dos anúncios, porque além de descobrir se houve lucro, você saberá qual o retorno para cada real gasto de forma padronizada;
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monitorar a taxa de retorno em promoções, descobrindo até mesmo a relação e o impacto de ações especiais;
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avaliar conversões, entendendo o que tem melhor aceitação pela sua audiência;
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corrigir falhas e aproveitar oportunidades.
De que maneira é possível otimizar o ROI em anúncios do Google AdWords?
Depois de analisar seus resultados você percebeu que está precisando melhorar? Veja algumas dicas para impulsionar seu ROI:
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definição da meta adequada — como todo planejamento de marketing, suas campanhas do AdWords precisam ter um objetivo. Configure-o adequadamente;
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segmentação dos anúncios de acordo com a persona — entregando a solução ideal para o público certo você aumenta suas conversões;
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equilíbrio entre as palavras-chave head tail (abrangentes) e long tail (específicas, como um termo de pesquisa). Assim, enquanto você melhora o rankeamento das suas páginas com a primeira estratégia, melhora as conversões e impulsiona as vendas com as long tail;
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aperfeiçoamento das landing pages — adaptar suas páginas de captura de acordo com a campanha, fazendo testes A/B, personalizando layout e linguagem e se lembrando sempre de inserir o CTA (chamada para ação).
Viu como o ROI do AdWords é um indicador fundamental para o marketing e também para os seus negócios? Ele identifica as estratégias que mais convertem, otimizando ainda mais seus investimentos. Use o melhor objetivo e adapte seus anúncios ao seu público-alvo. Empregue palavras-chave head tail e long tail para ampliar o alcance das páginas e aumentar as vendas.
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