Atendimento telefônico: quais são as melhores práticas?

Oferecer um atendimento telefônico de qualidade ao público-alvo é passo certeiro em direção ao bom resultado do seu negócio. Por outro lado, nesse tipo de atendimento, pequenos erros podem jogar uma possibilidade de novo cliente pelos ares. Por esse motivo, é essencial ficar atento na hora de realizar o serviço.

Para que o diálogo aconteça com leveza e profissionalismo, aumentando a produtividade, algumas dicas fazem toda a diferença. Talvez elas até pareçam meio óbvias, mas é a junção de todos esses comportamentos que torna a prática infalível e uma verdadeira aliada. Vamos a eles?

Não atenda com “alô”

Achou esquisito? Pois nada mais elementar! Sabe quando você liga para uma loja ou em busca de um serviço e a pessoa atende com “alô”? Logo surge a dúvida de ter ou não ligado para o número correto. A primeira coisa a ser dita é o nome da organização, seguido do nome do atendente e de uma saudação de acordo com o horário.

Na hora de atender, é válido também não deixar a ligação chamar por mais de três vezes, para que o cliente não desista do atendimento.

Chame o cliente pelo nome

Essa é uma tática muito importante para mostrar ao cliente em potencial o quanto ele tem valor e personalizar o serviço desde o primeiro contato. Faz toda a diferença ser chamado pelo nome e sentir-se reconhecido durante um atendimento telefônico, que impede outras interações tradicionais, como o olho no olho.

Saiba escutar e tenha calma

O melhor jeito de entender o problema do cliente e encontrar o caminho mais eficiente para resolvê-lo é escutando-o. Portanto, ouvir com atenção é imprescindível  não se esqueça disso!

Traga afeto ao atendimento telefônico

Não é porque o atendimento está acontecendo via telefone que ele deve ser frio e excessivamente direto. Utilizar um linguajar afetuoso demonstra cuidado e respeito com o cliente e o deixa mais à vontade para ser sincero quanto aos seus problemas e expectativas. Faça o cliente sentir-se valorizado e tenha empatia com as suas pontuações.

Preze pelo profissionalismo

Por outro lado, não exagere no afeto, correndo o risco de ultrapassar a barreira da cordialidade. Brincadeiras, gírias, apelidos ou outros tipos de intimidade devem ser proibidos nesse tipo de atendimento. Invista na linguagem formal e respeitosa.

Tenha atenção ao tempo

Não demore para solucionar as questões do cliente. Mostre que sabe as respostas e que tem conhecimentos sobre o serviço que presta. Caso seja necessário se ausentar da ligação, avise ao cliente e demore o mínimo possível de tempo. Tenha papel e caneta sempre disponíveis.

Demonstre pró-atividade

Por fim, não deixe toda a iniciativa do negócio nas mãos do cliente. Seja pró-ativo, ofereça soluções não imaginadas por ele e tente fazer a conversa render desde o primeiro contato. Nada de pedir que o cliente ligue depois sem dar uma boa justificativa para tal!

Ao colocar esses pontos em prática, a sua empresa colherá os frutos de um ótimo atendimento por telefone. Afinal, a relação profissional não precisa acontecer presencialmente para tornar-se um exemplo de bom trabalho. Lembre-se: todas essas dicas devem ser postas em prática juntas! Se o seu atendimento acerta em um ponto, mas peca no outro, são grandes as chances de o negócio ir por água abaixo. Aliás, monitorar as ligações do time pode ajudá-lo a ajustar esse ponto.

Agora que você está por dentro de tantas dicas para realizar um atendimento telefônico exemplar, entre em contato conosco! Você pode tirar maiores dúvidas e aprofundar-se ainda mais no assunto.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.