Explicando os Campos do Google Tag Manager

Agora que já sabemos o que é o Google Tag Manager, podemos entender melhor para que serve cada campo do Tag Manager.

Como Utilizar o Google Tag Manager

Com ele você pode criar uma tag para cada site, para algumas tags você não precisa se preocupar em copiar a tag toda, mas apenas inserir alguns dos campos preenchidos. Caso queira utilizar uma tag que não tenha pré-configurada você pode apenas copiar e colar a tag em um campo chamado “HTML personalizado”.

Controle de Versões

Quando você precisar testar novas configurações ou incluir novas tags e tenha medo de perder a configuração anterior você pode apenas criar uma versão das configurações atuais que basicamente é uma “foto” do seu container. Se você fizer as alterações e perceber que teve algum problema e seus dados estão distorcidos ou aconteceu outro problema, você pode apenas retornar a versão anterior do container e pronto, está tudo resolvido.

Modo de Visualização e Depuração

Você inseriu as tags e não sabe ainda se vai funcionar então você pode utilizar a opção “Modo de Visualização e Depuração” para verificar se todas as tags estão rodando nas devidas páginas antes de subir todas as configurações para produção, desta forma você consegue verificar antes se a configuração que você fez estão correta. Mas isso não é tudo, ninguém além de você consegue ver essas configurações, isso permite que você realize diversos testes sem se preocupar. Muito bacana não acham?

Controle de Usuários

Com o controle de usuários você pode definir qual o nível de acesso que cada pessoa pode ter, ou seja, se você tem uma equipe de desenvolvedores que estão modificando algumas tags especificas no site, você pode determinar apenas um tipo de acesso a eles, enquanto se você tiver uma agência de marketing digital que necessite apenas incluir as tags de conversão, você pode definir outro nível de acesso e assim ninguém tem acesso ao que o outro está fazendo. Isso gera mais integridade aos dados e menos reclamações por alterações e erros que podem ocorrer.

Tempo de Carregamento

O que quase ninguém sabia é que as tags que eram inseridas nos sites para monitorar o desempenho das campanhas e elas carregavam antes que o próprio conteúdo do site era carregado. Para sites com um código já otimizado isso não deve ser um problema, mas imagina se o seu cliente tem um site que já demora bastante tempo para carregar com uma hospedagem ruim, a inserção das tags vai piorar o tempo de carregamento do site e o seu cliente vai ganhar uma penalidade do Google, assim seu índice de qualidade vai diminuir e você vai ter que acabar pagando mais para ficar bem posicionado.

Mas a intenção é que o usuário veja o seu conteúdo primeiro e enquanto isso a tag pode ser carregada em segundo plano totalmente transparente ao usuário, por isso que você deve utilizar o tag manager. Ele te da essa possibilidade de carregar as tags quando o conteúdo da página estiver sendo carregado e assim o seu tempo de carregamento da página será menor e a satisfação do usuário será muito maior e você irá ganhar um bônus nas suas campanhas.

Obs: O Tag Manager não faz milagre, então você ainda precisa ter uma hospedagem boa.

Uma coisa que o tag manager também proporciona é que você mostre determinadas tags em partes do site especificas, ou seja, você pode mostrar a tag de conversão apenas na área na página de sucesso utilizando uma regra separada para ela, sem ter o trabalho de ter que inserir a tag na página especifica manualmente.

Container

É uma forma de melhorar a organização das tags dentro de uma conta do Tag Manager. Normalmente você tem apenas um container para cada domínio utilizado e você também pode criar um contêiner para cada site que você tenha e consegue gerenciar todas as tags de cada site com muito mais rapidez.

Guias do Tag Manager

As categorias existentes no tag manager são:

Visão Geral: Nesse campo você consegue ver todas as informações da conta

Regras: Nesse campo você pode criar regras de acionamento das tags no site

Macro: Macros são valores passados por meio de parâmetros, com ele se podem obter mais informações sobre desempenho

Versões: Nesse campo você tem os backups de todas as configurações anteriores e atuais que foram feitas na conta.

Usuários e Configurações: Configurações básicas da conta e gerenciamento de acesso dos usuários.

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