Quais Estratégias Usadas na Copa Podemos Usar no Adwords?

Antes de começar a Copa do Mundo o Google fez um Hangout onde ele fazia um paralelo entre o futebol e o Adwords. Mesmo tendo a participação especial do craque Denílson, para muitos, a apresentação deixou um pouco a desejar. Quem estava assistindo gostaria de ver coisas na prática e não conceitos básicos que todos já conheciam.

Como sou apaixonado por futebol e Google Adwords eu decidi me arriscar fazendo o meu paralelo entre o gerenciamento de uma campanha com algumas estratégias que vimos no Mundial aqui do Brasil. Para isso, vou tomar como base quatro situações que aconteceram na Copa e que de certa forma chamaram bastante atenção.

1. Entender a concorrência

A primeira delas pode até parecer clichê, mas é importante. No jogo entre Holanda x Costa Rica, pelas quartas-de-final uma substituição surpreendeu todo mundo, na ocasião o técnico Louis Van Gaal, da Holanda, trocou de goleiro antes do fim da prorrogação. O motivo? Além de ser mais alto que o goleiro titular, o reserva Krul estudou cada jogador da seleção adversária nas cobranças de pênaltis na partida anterior. Como Resultado ele fez duas defesas que levaram a sua seleção às semifinais do torneio.

Isso mostra o quão é importante estudar não só o seu cliente, mas também entender os seus concorrentes, quais as estratégias que eles utilizam e quais os seus diferenciais. Dessa forma você poderá utilizar informações cruciais para colocar o seu cliente em destaque em relação aos outros anunciantes.

2. Estratégias de Lance

A surpreendente seleção da Costa Rica aprontou pra cima de várias campeões mundiais na Copa do Mundo, mas a Tetracampeã Itália possivelmente foi a que teve os maiores danos causados pelo time da América Central. Os costarriquenhos montaram uma estratégia baseada em se defender sem se arriscar no ataque, para não dar brechas aos italianos. No fim da partida o placar apontava 1×0 para o time teoricamente mais fraco.

Isso nos mostra que nem sempre oferecer o lance mais agressivo é um sinal que sua campanha terá o melhor desempenho. É preciso antes de tudo que sejam feitos teste para entender se a primeira posição é de fato a mais interessante para o seu cliente. Algumas vezes ficar em posições mais altas significa receber lances por impulso, o que resulta em cliques de pessoas que não estão interessadas no produto ou serviço do seu cliente, são apenas curiosas.

3. Estrutura da campanha

Perdoem-me pelo exemplo a seguir, mas eu não tive outra escolha. A Alemanha quando enfrentou o Brasil deu uma aula de como se comportar taticamente. Tirando os fatores nacionalistas,  o que a seleção européia fez em campo foi um show de futebol. Além de ter um time melhor, o seu técnico Joachim Löw é um profissional estrategista e procura sempre alternativas para armar o time baseado no oponente. E foi exatamente isso que ele fez contra o Brasil. Em campo nós podemos perceber que cada jogador sabia exatamente qual a sua função em campo e colocaram em prática da forma mais perfeita possível.

Assim também é no Adwords. Pense em uma estrutura onde cada palavra será importante para a sua campanha sem fazer delas um amontoado de palavras aleatórias em busca de um objetivo incógnito. É importante distribuir palavras em grupos bem definidos e com objetivos claros. Isso vai fazer com que você crie anúncios mais específicos e Landing Pages melhor direcionadas para o seu público-alvo. Além de trazer um resultado melhor, vai permitir que você entenda de maneira mais fácil o que está acontecendo com a sua campanha.

4. Muitos cliques nem sempre é sinônimo de bons resultados

Este é um exemplo que até certo ponto é relativo e vai depender de cada cliente. Mas é bom ter em mente que um alto número de cliques só faz sentido se você tem efetividade nos objetivos da campanha. É claro que se você está gerenciando uma campanha de Branding, a questão muda completamente de figura, então vamos trabalhar com hipótese de que estamos tratando de campanhas com objetivos definidos para leads ou vendas.

Na primeira fase tivemos muitas surpresas e uma das maiores delas foi justamente a atual campeã mundial: a Espanha. O time espanhol se especializou em trocar passes quase que infinitamente em campo e, só quando possível, marcar o gol e às vezes nem isso. Resultado? Holanda 5×1 Espanha. A laranja mecânica foi atrás de aproveitar as oportunidades quando elas surgiam, buscando o gol, sendo efetiva, sabendo qual seria o melhor caminho para isso. Já a Fúria insistiu numa estratégia que há pelo menos 2 anos vem dando sinais de que não funciona mais tão bem.

Concluindo

A Copa do Mundo pode nos trazer vários pensamentos inovadores, estratégias não muito convencionais e aulas “subliminares” de como reagir e raciocinar a determinados tipos de situação. As estratégias que citei no post foram as que achei mais adequadas para se utilizar em nossas campanhas de Adwords. Claro que houveram muito mais lições das quais podemos retirar ainda mais proveito, não somente na parte de estratégias, mas também na questão de comportamento e organização, a final de contas o torneio foi simplesmente sensacional.

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