Remarketing e suas Vertentes

Todos nós já tivemos a sensação de estarmos sendo “perseguidos” por grandes lojas como NetShoes, Dafiti e outras…

Não se preocupe, você não está ficando louco ou com complexo de perseguição, o que está acontecendo é que essas empresas utilizam uma estratégia conhecida como remarketing para tentar vender seus produtos. O remarketing é uma ótima estratégia para impactar os usuários que acessaram nosso site.

 

Mas por que utilizar o remarketing?

Essa resposta é simples: imagine que um cliente entre em seu site e não efetue o objetivo que você definiu como meta (Formulário, Compra, Cadastro e etc…). Nesse caso, você pode tentar persuadi-lo a fazer seu objetivo, como ele já conhece seu site a tarefa é muito mais fácil. Utilizando uma linguagem mais próxima do usuário você pode abordá-lo e fazer com que ele realize seu objetivo (Conversão).

Os usuários podem não efetuar suas conversões por diversos motivos, podem estar muito ocupados no momento, formulário de contato de difícil acesso, problema com sua hospedagem, telefone de contato não está visível e além destes existem outros N motivos que acabam fazendo com que eles saiam do seu site sem converter.

 

Como o Remarketing Funciona?

O remarketing funciona de uma forma bem simples, cada vez que um usuário visitar o seu site ele vai receber um “cookie” no navegador que é uma espécie de rastreador e com isso ele acaba sendo inserido em uma lista de visitantes do site. Após o usuário entrar nessa lista é possível mostrar novamente um anúncio de texto ou banner para tentar fazer com que ele cumpra o seu objetivo que é gerar uma conversão. A lista de remarketing como padrão tem uma duração de 30 dias, mas é possível personalizar e aumentar ou diminuir o período dela.

Aprenda abaixo como implementar o remarketing em suas campanhas de Google Adwords ou Facebook Ads.

 

Instalação da Tag do Remarketing (Forma Padrão)

O primeiro passo é fazer a instalação do código de remarketing em todas as páginas do seu site, de preferência no cabeçalho ou no rodapé do seu site. Isso é necessário para que você possa garantir que todas as páginas que seus usuários acessaram tenham o código e que você não os perca de vista. Depois de inserir o código será criada no Google Adwords ou no Facebook uma lista de remarketing com todos os visitantes que acessaram as páginas do seu site, essa lista é padrão.

 

Instalação da Tag de Remarketing com Tag Manager

O Tag Manager é um gerenciador de Tags do Google que facilita a implementação de suas tags. Com ele você apenas precisa adicionar o código do tag manager no seu site e criar a tag de remarketing dentro do Tag Manager.

  • Leia Mais: http://bitly.com/Conceitos-Tag-Manager
  • Leia Mais: http://bitly.com/Campos-Tag-Manager

As duas plataformas com mais ferramentas de remarketing são o Facebook e o Google Adwords, isto se dá pelo fato delas terem um grande volume de usuários.

Conheça as Ferramentas para Remarketing no Facebook e Google Adwords.

 

BÔNUS! Dicas para Criação de Campanhas

  1. Crie os Banners nos Formatos para cada plataforma
  2. Faça a separação das listas de remarketing (Todos os Visitantes / Páginas Mais Acessadas / Produtos Mais Acessados e etc…)
  3. Separe um grupo para cada tipo de lista para que possa entregar o anúncio mais especifico possível para seu usuário.
  4. De lance personalizado para a sua lista, caso ela esteja de dando bons resultados melhore o lance para ela.
  5. Separe um orçamento para sua campanha e fique ligado para que seus anúncios possam durar 24 Horas do dia.
  6. Dependendo do seu segmento, verifique a possibilidade de criar listas com um periodo menor do que 30 dias. Empresas como Desentupidora que tem serviços emergenciais geralmente costumam converter melhor até os 7 primeiros dias.
  7. Negative canais como “jogos”,”games”,”mobile”, porque geralmente você pode estar aparecendo para o Filho do usuário o que vai te gerar cliques que não trarão vendas.
  8. Dependendo do seu público alvo, você pode criar campanhas separadas para cada sexo, idade e etc…

Bom, espero que tenhamos ajudado vocês. Se ficarem com dúvidas e precisarem de ajuda deixem seu comentário abaixo que estaremos respondendo o mais rápido possível.

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