Setup e Otimização de Campanhas com SEM Rush

A cada dia cresce o número de novos anunciantes no Google Adwords e com isso antigos anunciantes podem começar a perder um pedaço da fatia de mercado que eles ocupam. Mas por outro lado, uma parte dos novos anunciantes desistem por falta de conhecimento.

Por isso empresas de publicidade online devem entender como monitorar os concorrentes dos seus clientes e ao mesmo tempo otimizar as campanhas no período certo. Nós da LinkBiz, utilizamos a SEM Rush para criar, otimizar as campanhas de Google Adwords e monitorar os concorrentes para acompanhar as mudanças do mercado.

Capítulo 1: O que é a SEM Rush?

A SEM Rush uma ferramenta de monitoramento de concorrência online, mas que também é utilizada na otimização de campanhas de links patrocinados (Adwords / Facebook) e também de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

Capítulo 2: Dados da Ferramenta

  • Palavras-Chave em Banco de Dados: 40 Milhões
    Obs: São palavras com volume de buscas pesquisas APENAS no Google
  • Total de Domínios Monitorados: 20 Milhões
    Obs: São todos os domínios que tem pelo menos um volume de busca razoável, infelizmente não sabemos o volume de busca mínimo e o tempo que demora para a ferramenta acessar novamente seu site.
  • Número de Usuários: 52.757
    Obs: São os usuários que atualmente utilizam a ferramenta, está sendo levado em conta também as contas FREE.

 

Capítulo 3: Idéias de Palavras-Chave

A SEM Rush pode ser utilizada tanto para a criação quanto para otimização constante de suas campanhas de Adwords.

Sendo você um novo anunciante ou uma agência que fechou um contrato de Google Adwords, poderá utilizar a SEM Rush para identificar quais as palavras-chave que os seus concorrentes utilizam para inseri-las em suas campanhas. Para identificar as palavras-chave é necessário apenas incluir o site que você deseja analisar ou palavras-chave que você acredita que sejam relevantes para o seu negócio. Nos dois casos ela ira te mostrar palavras relacionadas e que podem ser utilizadas em suas campanhas.

Com isso, já é possível entender o que possivelmente deve gerar mais venda para seus concorrentes.

Capítulo 4: Volume das Palavras-Chave (Keyword Difficulty Tools)

Além de descobrir quais são as melhores palavras-chave, você também tem a opção de entender qual o volume de buscas que cada delas possui. Lembre-se que a SEM Rush trabalha sempre com uma amostra dos dados, ou seja, os valores informados são apenas uma porcentagem do volume total do tráfego. Também é possível ver esse volume de busca no Google Adwords pela ferramenta “Planejador de Palavras-Chave” também conhecida como “Keyword Planner”.

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Capítulo 5: Monitorando seus Concorrentes

A Ferramenta SEM Rush permite que você consiga monitorar tanto os seus concorrentes quanto os concorrentes dos seus concorrentes, isso tanto para o tráfego pago quanto para o tráfego orgânico.

No tráfego orgânico você tem a possibilidade de encontrar todas as palavras-chave para quais seus concorrentes são bem ranqueados e pode identificar as palavras que vocês têm em comum.

Essa informação é extremamente útil, já que com isso você consegue entender quais são as palavras que geram mais tráfego para ele e que você acabou deixando passar.

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No tráfego pago, é possível identificar as palavras-chave que foram adicionadas na conta dele e as palavras que vocês tem comum. Uma ótima opção é para monitorar dois concorrentes em comum e comparar quais as palavras que eles compraram.

É possível exportar as palavras em um relatório, que pode ser salvo em diversos formatos.

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Capítulo 6: Idéias de Anúncios dos Concorrentes

Se você quer descobrir quais os anúncios o seu concorrente utiliza em suas campanhas de Google Adwords para criar os melhores anúncios, então você deve utilizar a SEM Rush para isso. Com ela você tem a possibilidade de verificar todos os anúncios que os seus concorrentes criaram mesmo sem ter acesso as suas contas de Google Adwords.

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Você pode fazer isso para todos os seus concorrentes, mas para que você consiga verificar todos os anúncios é necessário que você clique em Export e selecione a opção Excel.

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Capítulo 7: Sazonalidade de Tráfego com Chart Tools

Você é um novo anunciante e não sabe ainda os melhores períodos para investir? Então utilize a opção Chart Tools para analisar os gráficos de volume de pesquisa no site dos seus concorrentes que já tem mais tempo no mercado. É possível comparar o crescimento e a diminuição do tráfego orgânico e do pago. Também é possível identificar esses dados em palavras-chave específicas, o que vai dar dados de uma amostra maior e mais precisa do mercado.

Os gráfico abaixo mostra o tráfego de um de nossos clientes em apenas 1 ano, mas nós também conseguimos mostrar os dados de 30 dias, 6 Meses, 2 Anos e Todo Período. Obs: Não é possível personalizar o período.imagem-7-1

Existe a possibilidade de verificar os dados com outros gráficos e comparar os dados dos seus concorrentes com os seus dados, o que deixa a tarefa de análise muito mais fácil.

 

  • Gráfico de Barra – Comparação de Crescimento: Nesse gráfico é  muito mais fácil entender  o crescimento por período entre vários sites escolhidos.

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  • Gráfico de Linha – Comparação do Crescimento do Tráfego: Nesse gráfico é  muito mais fácil entender  o crescimento por período entre vários sites escolhidos.

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Capítulo 8: Ferramentas para se Trabalhar em Conjunto com a SEM Rush  

A SEM Rush é uma ferramenta poderosa para se utilizar na criação, otimização e monitoramento da concorrência, mas verdadeiro potencial dela está quando associamos os dados nela obtidos com outras ferramentas. Essa combinação melhora o entendimento dos envolvidos no segmento do cliente e no que deve ser feito para otimizar cada vez mais as campanhas de marketing digital.

Display Planner

Agora que você já tem as palavras-chave e também os seus maiores concorrentes, você pode utilizar essas duas informações para descobrir quais os sites que relacionados ao seu segmento e que contenham AdSense para se trabalhar na rede de display do Google.

Google Analytics

Compare os seus dados do Google Analytics com os dados da SEM Rush e tenha o mercado em suas mãos, pois além de entender a sazonalidade do seu negócio, você vai entender o comportamento dos seus concorrentes (Crescimento ou Queda).

Planejador de Palavras-Chave

Encontre as long-tails com as novas palavras-chave que você encontrou dos seus concorrentes e palavras-chave relacionadas ao que você encontrou para adicionar em suas campanhas e conseguir novos negócios

Diagnóstico e Visualização de Anúncios

Entenda como seus anúncios estão aparecendo na pesquisa sem influenciar negativamente nas impressões. Também utilize para entender como seus anúncios aparecem para outros estados e países e para monitorar os anúncios dos seus concorrentes em outros locais. Isso pode te ajudar também a entender o posicionamento do site dos concorrentes para cada estado na pesquisa orgânica.

Link: adwords.google.com.br/d/AdPreview/

 

Quanto mais dados você se tem para analisar melhor será as decisões tomadas por analistas e gerentes de contas, por isso a importância da SEM RUSH para campanhas de links patrocinados.

 

Esperamos que tenham gostado, se ficarem com alguma dúvida comentem abaixo!

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