Remarketing e retargeting: você sabe a diferença entre eles?

Imagine se você pudesse lembrar todos os visitantes que passam pela sua loja sobre aquele serviço específico que ele ficou interessado? Na internet, isso é possível graças ao remarketing e retargeting  estratégias de marketing digital muito parecidas que otimizam as conversões, trabalhando com seu cliente potencial em diversos estágios do funil de vendas.

Já percebeu que quando você tem intenção de compra e pesquisa sobre um produto na internet, ou até mesmo adiciona ele no carrinho e abandona, o item aparece em páginas de outros sites, acompanhando sua navegação? Para fazer isso você precisa usar a estratégia de remarketing ou de retargeting.  A seguir vamos explicar a diferença de cada um deles e como usá-los corretamente. Confira!

Conheça as principais diferenças entre remarketing e retargeting

Para distinguir essas duas técnicas, é preciso identificar em qual estágio do funil de vendas sua persona, ou cliente potencial, se encontra. Quando o usuário ainda está no topo do funil, apenas visitando seu site, as técnicas de remarketing apresentam seus anúncios em outras páginas para que ele retorne e conheça melhor sua empresa, soluções e ofertas.

Quando o prospect se cadastrou na sua base de dados e já está considerando realizar uma compra, adicionando produtos no carrinho ou visitando a sua página de vendas, pode acontecer dele não finalizar o processo. Nesse caso, o ideal é acionar a estratégia de retargeting, enviando emails e até mesmo SMS automatizados para lembrá-lo de completar a compra.

Aposte no remarketing para atrair seus visitantes

No ambiente digital, 97% dos usuários não convertem a compra na primeira visita. Para fazer o cliente se lembrar da sua marca, dentre tantas informações na internet, uma excelente estratégia é o remarketing. Disponível no Facebook Ads, no Google Adwords e em outras plataformas, esse tipo de anúncio usa cookies sinalizando que a pessoa visitou seu site.

Ao acessar a plataforma ou páginas de parceiros, o prospect verá a sua publicidade, se lembrando de retornar ao seu site. O objetivo pode ser realizar uma compra, como também baixar um ebook ou preencher um formulário. Você dará essa informação na configuração do anúncio, evitando que a propaganda apareça novamente para o lead que já concluiu a ação desejada.

Invista no retargeting para fechar mais vendas

Tão importante quanto atrair e capturar seu público-alvo, é conseguir ajudá-lo a se lembrar de adquirir e usar suas soluções. O retargeting atua nesse momento do ciclo de vendas. Pode ser um pop-up que abre quando o consumidor pretende fechar a janela do seu site ou um SMS lembrando que o boleto referente a uma compra está prestes a vencer.

A estratégia de retargeting otimiza campanhas com baixo investimento, recuperando vendas e aumentando os resultados. Para isso, documente todas as etapas do estágio de consideração e vendas do seu funil. Crie soluções de automação de envios de e-mails para cada situação na qual seu cliente poderia abandonar a compra.

Viu como o remarketing e o retargeting são essenciais para melhorar a jornada do seu cliente? Eles oferecem, no “timing” certo, a lembrança ideal para que você ofereça seus produtos a quem já mostrou interesse por eles.

Vale ressaltar que as duas estratégias são complementares e que ambas podem aumentar o ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas de marketing digital. Portanto, aproveite para reestruturar as suas estratégias, alcançando seus clientes potenciais. Use a criatividade nos recursos de remarketing e retargeting, direcione essas técnicas de tráfego pago para um conteúdo relevante de uma campanha de marketing de conteúdo, por exemplo.

Suas campanhas no Adwords são realizadas por um freelancer? Então leia este artigo que mostra os 4 erros que ele pode estar cometendo.

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