As principais estratégias para geração de leads qualificados

Se você trabalha com estratégias digitais, provavelmente já ouviu a máxima de que “o principal ativo é fazer listas”. Sabe por quê? Em um ambiente onde todos da concorrência conseguem alcançar o público, é fundamental criar um relacionamento diferenciado com a audiência. Por isso, os leads qualificados são tão importantes. Significa que eles têm o perfil do seu cliente em potencial.

Na verdade, além do perfil, ele já demonstrou interesse pelo seu mix de produtos ou serviços e está pronto para a compra. Imagine otimizar seu processo de vendas, entregando para o seu time apenas prospects que tem esse potencial, economizando energia e motivando a produtividade da equipe? Confira este artigo e descubra como garantir leads qualificados para o seu negócio!

Desenvolva um plano de marketing digital

Com o planejamento você não só entende quem é a sua persona, seus problemas, interesses e objeções, como também as melhores estratégias para implementar. Lembre-se de definir métricas e monitorar o desempenho.

Talvez os anúncios do Facebook Ads estejam conseguindo leads mais baratas, mas os prospects que chegam pelo Google Adwords gerem uma taxa de conversão superior, apresentando melhor custo-benefício.

Classifique sua base de dados

É importante salientar que comprar listas de e-mail, além de ilegal, é um desperdício de tempo e energia. Isso aumenta sua taxa de rejeição e pode até bloquear seu IP. Entretanto, fazer a segmentação dos leads que você conseguir é importante para fazer a abordagem certa no momento ideal. Descarte os contatos que não sejam leads qualificados, nem interajam com seu conteúdo.

Ofereça informações relevantes

Se você produzir conteúdos de qualidade e do interesse da sua audiência, naturalmente atrairá o público certo. Para isso, monte um fluxo de nutrição. Dessa maneira, o marketing trabalha com a captação de leads, educando-os com relação à solução que você oferece e deixando o departamento comercial responsável por trabalhar somente com o estágio da conversão em vendas.

Use as redes sociais para gerar engajamento

Hoje, a maioria das pessoas conectadas estão presentes nas redes sociais. Use esse fenômeno para despertar a interação do seu público. Crie grupos e listas para falar sobre os assuntos relevantes à persona. Incentive a participação e aproveite para coletar depoimentos de clientes, muito preciosos para trabalhar no meio e fundo do funil de vendas, que é a nossa próxima dica.

Empregue o funil de vendas

Esse é o segredo para a geração de leads qualificados, saber como acontece a jornada de compras do cliente. Mesmo que alguém possa baixar um e-book e logo em seguida fazer uma compra, por exemplo, é normal que a maior parte do público siga uma série de passos de forma padronizada. Estude qual o formato mais eficiente para transformar interessados — leads — em clientes.

Faça a integração entre marketing e vendas

Apesar dessa dica estar presente na maior parte deste texto, essa é uma técnica altamente eficiente. Significa treinar as equipes de marketing e vendas para trabalharem colaborativamente. Enquanto o marketing capta novos prospects e os educa, o pessoal das vendas oferece feedbacks e insights para a otimização das estratégias.

Entregue somente leads qualificados para o setor comercial

Os CRMs são ferramentas para gerenciar o relacionamento com o cliente. Dessa forma, é mais fácil sinalizar todo o contato da empresa com o lead, avisar em qual estágio do funil ele está, além de outras informações. Use essa técnica para escalar seu ciclo de vendas e otimizar a geração de leads qualificados.

Viu como é muito importante trabalhar para aumentar sua base de clientes em potencial? Com um plano adequado e fazendo a nutrição correta no funil de vendas, você prepara a sua audiência. Lembre-se de alinhar o marketing e as vendas no processo, entregando apenas leads qualificados para a equipe de vendas. Para otimizar o processo, use um CRM.

Se você gostou dessa estratégia e pretende implementá-la na sua empresa para garantir melhores resultados, é interessante contar com o apoio de uma agência de marketing digital. Assim você une conhecimento e experiência para impulsionar o sucesso do seu negócio!

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