Descubra aqui como reduzir o custo de aquisição de clientes!

Conquistar consumidores é uma das etapas mais importantes de qualquer negócio e, para atingir esse objetivo, é necessário divulgar a marca e realizar alguns investimentos. Entre os mais importantes, está o Custo de Aquisição de Clientes (CAC, de Customer Acquisition Cost), uma das métricas mais importantes para avaliar a performance de uma companhia, comprovando o valor do marketing digital.

O CAC mostra o quanto uma marca está investindo para conquistar cada novo consumidor. A métrica envolve o trabalho de todos os times do negócio ao longo da jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato até o fechamento das vendas.

Para ter clareza em relação ao CAC, é essencial que a sua organização tenha um prévio controle em relação ao processo de vendas. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será calculá-lo e fazer os devidos ajustes para aprimorar essa métrica.

Neste texto, apresentaremos cinco dicas para diminuir o Custo de Aquisição de Clientes e conquistar mais consumidores com cada vez menos recursos. Então, se você está interessado no assunto, continue a leitura e confira!

Segmente o público e faça link patrocinados

Uma forma bem eficiente de aumentar suas conversões e diminuir o CAC é por meio da segmentação do seu público e do investimento em links patrocinados. Ou seja, quando você segmenta sua base de potenciais clientes, realiza campanhas e anúncios mais coerentes e direcionados para as pessoas que realmente estão alinhadas com seu negócio.

Isso significa que focar nos usuários certos é sinônimo de evitar desperdício de tempo e dinheiro e, dessa forma, ajudar a diminuir os custos com o CAC. Afinal, você saberá exatamente para onde e para quem as suas ações de marketing serão direcionadas.

Crie landing pages de alta conversão

Uma landing page consiste em uma página na internet com informações chamativas e específicas, com o objetivo de oferecer uma oferta e fazer com que o usuário tenha algum tipo de ação — ou seja, realize uma conversão

Por exemplo, um visitante do seu site ou blog baixa um e-book gratuito em troca de algumas informações, o que significa que a pessoa se tornou um contato ou lead — em geral, a landing page é composta por uma oferta, um formulário e um Call To Action.

Trabalhar com uma landing page de alta conversão pode diminuir o CAC de forma natural. Sendo assim, tenha atenção às seguintes dicas:

  • faça uma solicitação de informações efetivamente relevantes;
  • dê muita atenção ao CTA, isto é, a sua chamada deve realmente motivar;
  • o design da landing page deve ser responsivo, ou seja, se adaptar às telas de celulares e tablets;
  • use bem as páginas de agradecimento. Se a pessoa baixa um e-book, por exemplo, você pode oferecer um teste gratuito do seu produto;
  • realize testes A/B, ou seja, faça experiências com textos, imagens e vídeos para ver como a sua audiência reage a eles. Assim, você pode investir naqueles que dão mais resultados.

Monitore as conversões de ligação (call tracking) e WhatsApp

Uma ótima ideia para diminuir o CAC é por meio do monitoramento das campanhas de mídia, usando o call tracking. Trata-se de um sistema que permite identificar quais campanhas de marketing que trazem mais resultados, sendo essencial para calcular o retorno sobre o investimento, melhorando a performance de vendas e diminuindo o CAC. Entre as funcionalidades de um call tracking, destacamos:

  • visão geral de todas ligações recebidas pela empresa;
  • captura dos números de telefone das ligações recebidas e não atendidas;
  • envio de SMS e meio para ligações perdidas;
  • gravação de chamadas;
  • monitoramento de conversas pelo WhatsApp;
  • cálculo do tempo médio de ligação;
  • integração com outros sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM).

Otimize e automatize suas campanhas

Uma outra forma de diminuir o CAC é trabalhar focado em ações que realmente geram resultados, o que pode ser feito por meio da automação de marketing digital. Basicamente, é uma estratégia em que as ações se tornam automáticas, otimizando o fluxo do funil de vendas

Isso quer dizer que os potenciais clientes ficarão preparados para receber uma oferta de vendas de forma muito mais rápida. A automação permite envios automatizados de e-mail, por exemplo, que agilizam os processos e estreitam o relacionamento com os futuros consumidores. Dessa forma, tarefas manuais e burocráticas são substituídas por uma máquina

Uma outra forma de otimizar campanhas é por meio de uma maior união entre as equipes de marketing e de vendas. Com a integração desses times, fica muito mais fácil realizar ações bem direcionadas e mais acertadas, ou seja, totalmente alinhadas com as reais necessidades e desejos dos consumidores.

Planeje e estabeleça metas

Saber para onde o negócio está caminhando é essencial para ter melhores resultados e diminuir o CAC. Quando as metas são bem definidas, é possível que a empresa otimize ações, preveja diversos cenários e, consequentemente, esteja mais preparada para imprevistos que podem acontecer no meio do caminho.

Uma ótima maneira de identificar se a meta é consistente é por meio do método SMART, que é um acrônimo para as seguintes palavras:

  • Specific (específica): aqui a meta deve ser objetiva e clara e você deve fugir de quaisquer possibilidades de duplas interpretações;
  • Measurable (mensurável): você precisa dar números para controlar as ações suas metas. Por exemplo, em vez de “vou diminuir o CAC”, estabeleça “vou diminuir o CAC em 40%”;
  • Attainable (alcançável): significa que a meta tem de ser alcançável. Isso é essencial porque um objetivo impossível pode gerar frustração;
  • Relevant (relevante): as metas precisam conquistar benefícios que sejam relevantes para o negócio;
  • Time-bound (temporal): aqui é importante que a meta tenha um tempo para começar e outro para terminar.

O que você achou dessas ideias para diminuir o Custo de Aquisição de Clientes? Em tempos de cenário econômico turbulento, é crucial trabalhar o marketing de forma mais estratégica e com mais responsabilidade e criatividade.

Assim, será possível economizar e contornar as adversidades inovação, mas, sempre com foco em promover a melhor experiência do cliente possível. Ao longo do tempo, você vai adquirindo experiência e otimizando as estratégias de atrair, converter e reter clientes com cada vez menos investimentos.

Se você gostou deste artigo sobre Custo de Aquisição de Clientes, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em sua caixa de entrada conteúdos que podem ser essenciais para o crescimento do seu negócio.

Comentários

comentários

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.