Talvez você esteja lendo este texto em um celular ou tablet. Caso não esteja, certamente você já acessou seu smartphone várias vezes ao dia e o fará mais outras tantas. Essa é a sua realidade e a da maioria da população brasileira. Somado a esse fato, tem-se o avanço expressivo da internet e demais tecnologias em rede, que faz com que nós estejamos cada vez mais conectados. Cenário ideal para o crescimento dos anúncios mobile.
Os aparelhos mobile são hoje as mídias mais usadas no país e podem ser considerados bem democráticos. Isso porque a taxa de usuários atinge diversas classes sociais e os smartphones estão presentes na vida de jovens, adultos, idosos e até crianças. Ora, então está mais do que na hora de as empresas participarem desse fenômeno.
Além de uma presença digital forte, como um todo, é preciso olhar mais estrategicamente para o boom dos aparelhos móveis no país e surfar também nessa onda. Temos motivos de sobra para lhe mostrar o quanto os anúncios mobile são interessantes para sua empresa e para lhe provar isso, listamos os 5 principais motivos para começar suas campanhas agora mesmo. Vamos lá!
1. Os padrões de comportamento do consumidor mudaram
Repare em seu próprio comportamento como consumidor, é o mesmo de alguns anos atrás? É certo que não. Seus públicos seguem essa lógica também. A tecnologia, o aumento expressivo do acesso à informação e uma maior conscientização acerca de direitos e deveres resultaram em consumidores mais críticos, exigentes e muitas vezes pragmáticos.
Ao mesmo tempo, tem-se o olhar voltado para os atributos intangíveis das organizações, como posicionamento e reputação. Não basta mais apenas ser o melhor produto, ou ter como argumento somente o preço baixo. As pessoas desejam acompanhar as empresas, querem criar laços com elas e, claro, serem atendidas de prontidão. Tudo ao alcance de um simples clique no celular.
Entenda o que são micro-momentos
Esse cenário de agilidade e exigências de atendimento na hora certa, no momento certo, dão origem a um novo conceito: os micro-momentos. Eles são, grosso modo, o momento exato da ação do consumidor.
Muito se trabalha na construção de relacionamento e reputação, para que em determinado momento aconteça a conversão propriamente dita. Essa conversão pode ser em forma de vendas, acessos, interação e outros. Os dispositivos móveis vão exatamente ao encontro da lógica dos micro-momentos.
2. As vendas de smartphones aumentam a cada dia
Se os brasileiros estão entre os mais apaixonados pelos smartphones, é natural que os índices de venda operem no positivo há um bom tempo. E a tendência é avançarem ainda mais nos próximos anos.
De acordo com a alemã Sociomantic, entre 2013 e 2015, o uso de smartphones cresceu 90% no Brasil. E, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o número de chips ativos corresponde a um celular por habitante. Obviamente, nem todos têm celular, mas a comparação serve para mostrar a dimensão do uso de dispositivos móveis. Claramente, uma boa porção da sua audiência está nesses grupos, e uma boa estratégia de marketing e vendas chega aonde seus públicos estão.
3. Redes sociais são cada vez mais acessadas via mobile
As redes sociais estão entre os canais mais acessados pelos brasileiros na internet. Rapidamente, elas caíram no gosto popular e não é difícil encontrar pessoas navegando pelo Facebook, postando fotos no Instagram ou assistindo a vídeos no Youtube, por exemplo.
Se é ali que as pessoas usam, majoritariamente, seu tempo, e por meio dos aparelhos móveis, não há dúvidas de que você deve considerar os anúncios mobile em sua atuação nas redes sociais e em relação ao marketing digital como um todo.
Além do amplo acesso, as redes sociais permitem o diálogo instantâneo e direto com seu público. Material riquíssimo para criação de estratégias de marketing, comunicação e até lançamento de produtos.
E para lhe convencer de vez que os anúncios mobile, sobretudo nas redes sociais, são a nova menina dos olhos dos empresários e estrategistas digitais, a Sociomantic afirma que as campanhas feitas dentro dos aplicativos geram 70% mais conversões do que na web, mesmo em formato mobile.
4. Mais proximidade com o cliente em todo o processo de venda
O contato direto com o público é uma inesgotável fonte de informações valiosas para o negócio. E bem se sabe, como dissemos acima, que as redes sociais são o paraíso desse contato.
Considerando todo o cenário atual, em termos de relacionamento entre organizações e clientes, notamos que o processo de compra e venda é muito mais que o momento da venda em si. É vital ter uma base de relacionamento e credibilidade antes mesmo da transação comercial, com potenciais clientes, e a manutenção dos laços, o famoso “regar a planta”, após a compra.
Os anúncios mobile permitem que sua empresa acesse a base de clientes e trabalhe sua lembrança de marca constantemente, sem grandes aparatos ou investimentos caros.
5. A taxa de vendas via mobile cresce visivelmente
Há alguns anos, poucas pessoas tinham confiança em fazer compras online. Atualmente, as transações do e-commerce estouraram feito pipoca e — não se assuste com essa informação — conforme estudos da PWC, 41% dos usuários de smartphones já estão realizando compras via smartphone e 15% via tablet.
E tem mais: é possível que os negócios cresçam em torno de 15%, mesmo com a Economia do país não desfrutando de seus melhores dias.
No início deste ano, o IBGE divulgou que 116 milhões de brasileiros têm acesso à internet e mais de 94% dessas pessoas a acessa via celulares e tablets. A resposta para seu negócio está aí, não dá mais para ignorar que os anúncios mobile lhe apresentam possibilidades incríveis de alcance do seu público, e o melhor: de forma direcionada, atingindo exatamente quem se interessa por seus produtos ou serviços.
Dedicar uma parte do seu orçamento de marketing digital em mídias para dispositivos móveis é, hoje, uma das alternativas mais seguras de realmente estar em contato direto com seu público e de ter um ROI muito mais efetivo.
E então, que tal começar a elaborar sua estratégia o quanto antes e colher os frutos desse investimento?
E para desenvolver um plano de anúncios mobile estratégico, bem como de marketing digital, completamente alinhado com as características e necessidades de sua empresa, entre em contato com a LinkBiz agora mesmo.