Conceitos Básicos sobre Google Tag Manager

Olá pessoal, venho percebendo que bastante gente está tendo problemas com a utilização do Google Tag Manager, então resolvemos criar um tutorial simples e que vai ajudar bastante vocês quando precisarem configurar na plataforma. Antes de entrarmos na parte mais técnica sobre o Tag Manager precisamos entender o que é o Google Tag Manager e como ele funciona.

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O que é o Tag Manager

Basicamente ele é uma ferramenta para gerenciar todas as tag de monitoramento que serão inseridas no seu site. Anteriormente era necessário que fosse inserida cada tag individualmente no site e em alguns casos isso acabava gerando muitos problemas, pois o processo envolvia terceiros. Apenas essa etapa de inserção de tags poderia atrasar a campanha em no mínimo 1 semana e todos sabem que lançar uma campanha sem verificar os dados mais importantes é o mesmo que caminhar a cegas perto de um precipício, já que qualquer alteração que venha a ser feita pode te colocar mais perto de cair ou não. Essa etapa ainda pode atrasar muito mais, caso a equipe responsável pelas alterações no site não colabore.

O Google Tag Manager veio justamente para isso, resolver esse problema de inserção tags no site e facilitar o lançamento das campanhas. Acho que essa ferramenta vai retirar o gargalo que vivemos no AdWords e irá ajudar bastante em várias etapas, tanto para agências de marketing digital, quanto para anunciantes que gerenciam suas próprias campanhas.

Mas tudo bem, não vou precisar adicionar mais 300.000 tags no meu site, mas como vou fazer para inserir todas elas?
Agora você só necessita inserir uma tag no site e configurar todas as tags que necessitar no próprio Tag Manager e selecionar em qual local cada tag será acionada! Exemplos: a tag do Google Analytics você configura para ser acionada em todas as suas páginas e tag de conversão na página de sucesso. Ficou 100% mais prático e mais rápido lançar novas contas de Adwords.

Algumas pessoas me perguntam se é mesmo necessário a inserção dessas tags, a minha resposta é sempre a mesma: “SIM!!!”. Só assim pode ser feito um bom gerenciamento nas campanhas de Adwords. Quanto mais dados temos para analisar melhores são as decisões tomadas por cada profissional e menor será a taxa de erro.

Se vocês querem mesmo que suas campanhas dêem certo e seu negócio comece a decolar utilize todas as tags de monitoramento que você possa utilizar, afinal dados nunca são de mais.

No Google Tag Manager já existem alguns modelos pré-definidos de tags, mas você não fica preso apenas aos modelos pré-definidos, ainda é possível que você insira tags que não existam no tag manager utilizando a opção “Tag HTML Personalizada”.

Principais Tags de Monitoramento

1)      Código de ConversãoAdwordslogo-tag-manager

2)      Código de RemarketingAdwords

3)      Código de Monitoramento e RemarketingAnalytics

Obs: Não existe limite máximo de tags.

Problemas mais comuns na implementações do Tag Manager

1)      Recodificação: Toda vez que precisar ser inserida uma nova tag, solicitar as alterações aos desenvolvedores ou responsáveis pelo site, o que irá gerar um custo e gasto do seu tempo. Afinal: Time is Money.

2)      Gerenciamento e Manutenção: Qualquer alteração nas tags é necessário acessar a página em que a tag está inserida e alterar os campos, o que pode gerar um transtorno caso você não tenha os logins de acesso ou não saiba como alterar.

3)      Impacto no Desempenho: Todas as tags de monitoramento são carregadas antes do carregamento do site o que aumenta o tempo de carregamento do mesmo e isso vai influenciar negativamente no Índice de Qualidade das suas campanhas (BAD).

Principais benefícios do Google Tag Manager

1)      Facilidade e rapidez: Como é apenas necessário a inserção de uma tag, então você não necessita mais ficar solicitando 3 ou 4 vezes para que os responsáveis pelo site realizem as alterações.

2)      Alto Desempenho: Com o tag manager as tags são carregadas em paralelo ao conteúdo do site, o que melhora o tempo de carregamento. Afinal de contas, o que você realmente quer é que seu conteúdo seja apresentado antes das tags.

3)      Totalmente Gratuito: Essa ferramenta é 100% gratuita e o único requisito obrigatório para utilizar é apenas criar uma conta de email do Google (GMAIL).

 

Confira o Hangout do Google sobre o Tag Manager


Google Tag Manager: google.com.br/tagmanager

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