Se você precisa mensurar com precisão o resultado de suas campanhas de marketing, o call tracking é a solução que você procura. Sabemos que essa tarefa sempre foi um grande desafio para as empresas que sabem da importância de diversificar suas ações.
Antigamente, as campanhas de comunicação tradicionais, como jornal, rádio e televisão, mal possibilitavam algum controle. Isso mudou com o marketing digital, mas, por outro lado, o monitoramento fica limitado às ações online.
Quando o cliente liga para a empresa, como saber qual campanha gerou a ligação? E quais delas estão trazendo maior resultado? Você pode obter essas respostas utilizando o call tracking e, nesta postagem, vamos te ajudar a tirar o máximo proveito dessa ferramenta. Confira!
Saiba o que é call tracking
Antes de tudo, é melhor começarmos definindo a ferramenta. O call tracking é um sistema que permite identificar quais campanhas de mídia estão trazendo maior resultado. Nesse sentido, ele é fundamental para calcular o seu retorno de investimento e melhorar a performance de vendas.
A ferramenta gera um número de telefone virtual para cada campanha a partir da linha principal e, quando um cliente liga para esse número secundário, o sistema identifica a ação que gerou o negócio. Ao mesmo tempo, redireciona a ligação para o número principal.
Dentre as funcionalidades de um sistema de call tracking, podemos destacar:
- painel com visão geral das ligações e suas origens;
- captura de números de telefone das ligações recebidas e das não atendidas;
- SMS e e-mails automáticos para ligações perdidas;
- gravação das chamadas;
- tempo de ligação — incluindo o cálculo do tempo médio;
- integrações como outros sistemas de análise e de gestão de relacionamento (CRM).
Aproveite as dicas e obtenha o máximo de performance
Agora que descrevemos melhor a ferramenta, podemos partir para as dicas de sua utilização. Além das sugestões, vamos relacionar alguns benefícios e possibilidades. Acompanhe!
1. Identifique palavras-chave que trazem mais resultado
Use as informações do call tracking para identificar as palavras-chave que estão gerando mais conversões e originando mais chamadas — esse acompanhamento também é uma funcionalidade do sistema.
Dessa maneira, independentemente do desempenho que cada palavra-chave apresenta com outros indicadores (como número de visitantes), será possível concentrar esforços onde você obtém melhor resultado de geração de receita.
2. Integre a ferramenta com o seu CRM
A utilização conjunta dos dados armazenados em seu CRM e no sistema de call tracking representa um upgrade nos seus relatórios. Com essa integração, será possível saber, por exemplo, a fonte da chamada, detalhes sobre o perfil do cliente que está fazendo contato e de suas interações anteriores — tudo isso em tempo real.
Assim, sua equipe poderá tirar o maior proveito dessas informações para futuros planejamentos e investimentos.
3. Segmente resultados por localização
A identificação dos números de telefone permite saber a localização de origem das chamadas. Com esse dado em mãos, segmente seus relatórios e ações por região. Esse recurso gera um importante dado demográfico, que pode indicar oportunidades mais promissoras de investimentos localizados.
4. Dimensione a equipe de acordo com os dados
Como no call tracking você avalia os resultados obtidos na ponta, ou seja, os que efetivamente impactaram no aumento de receita, é possível dimensionar a equipe de atendimento com base em uma relação mais precisa entre a demanda de atendimento, os custos de contratação e o lucro que gera.
Você pode partir do registro das chamadas não atendidas para — com base no ticket médio aferido e no seu índice de conversão — determinar a viabilidade de contratar com uma precisão muito maior.
5. Foque em um ROI detalhado
Obviamente, as informações e funcionalidades do call tracking não vão ser úteis sem um acompanhamento do retorno de investimento. Por isso, segmente os seus relatórios por campanha, palavras-chave, mídias e contextos.
Em alguns casos, é esperado que o seu retorno de ligações seja inferior, como ocorre com os anúncios de mídia exterior. Esse tipo de mídia tem uma função complementar, com o objetivo de reforçar uma mensagem, mas é improvável que alguém pare diante de um outdoor para anotar um número de telefone e ligar em seguida.
Ainda que não seja impossível — em razão dos celulares —, é mais provável que, se algo assim ocorrer, se trate de alguém querendo vender algo. Ao mesmo tempo, essas campanhas costumam ser sazonais, permitindo que você identifique o incremento de resultado durante o período de vigência de veiculação nessa mídia.
Como você pode ver, a sua análise de retorno não estará apenas utilizando um ou dois dados adicionais. Além de levantar o impacto direto na receita, o sistema permite uma série de cruzamentos que proporcionam uma sintonia final na sua análise de retorno de investimento. Principalmente se puder contar com ajuda especializada, não há limites para o que pode lucrar.
6. Recupere leads
Como as chamadas perdidas são registradas e os números originários também, inclua no seu processo uma programação de retorno dessas ligações. Se essa ação ainda puder contar com os benefícios de uma integração com o seu sistema de CRM, o profissional de atendimento terá as informações que precisa para garantir um contato mais promissor.
Além de gerar mais negócios, esse tipo de ação vai surpreender o seu cliente potencial com um nível de eficiência que ele provavelmente não está esperando.
7. Ajuste o padrão
Uma dica que não poderia faltar é a de usar as informações adicionais para aprimorar sua operação comercial e até rever o seu modelo de negócios. O óbvio é que você foque nas ações com melhor resultado, mas, além disso, o sistema permite elevar o nível de conhecimento do comportamento dos seus potenciais clientes.
Mais do que identificar novas oportunidades, essas informações podem ser usadas para levantar pontos-chave para o aumento da sua proposta de valor, tornando sua oferta mais atrativa e potencialmente mais escalável. Além disso, vale a pena desenvolver uma estratégia para disseminar esse conhecimento para sua equipe.
Para finalizar, saiba que o call tracking permite a identificação de um lead muito especial: o que prefere ligar para sua empresa. Há um abismo entre o nível de engajamento de um lead que clica em um link e o que faz contato direto. Contudo, sem o uso do call tracking, ele não recebe a atenção que merece e o desempenho fica prejudicado. Aliás, performance é o nosso propósito e temos muitas informações a respeito para trocar contigo.
Nossa equipe está preparada para ajudar a obter melhores resultados em todos os níveis de suas ações de marketing e vendas. Entre em contato com a LinkBiz agora mesmo e conheça tudo que temos a oferecer!