Boa parte dos websites em atividade hoje em dia são e-commerces e a maioria das lojas físicas estão expandindo seus alcances para o meio digital. Não é de espantar, tendo em vista que os números do e-commerce no Brasil são deveras atraentes. Não basta, entretanto, contratar uma plataforma e colocar os produtos pra vender; as operações de um e-commerce envolvem inúmeros fatores de extrema importância que muitas vezes são negligenciados por lojistas inexperientes.
Um desses fatores é o marketing. Uma loja online deve, desde o início de suas operações, concentrar parte dos esforços em suas atividades de marketing. Pode investir pouco, pode investir muito, mas deve contemplar esses investimentos – e um dos melhores lugares para depositar suas esperanças (e dinheiro), é no Google AdWords.
Essa ferramenta dá a lojistas de qualquer segmento a chance de atingir somente usuários que estejam buscando pelos seus produtos mas, quando mal utilizada, pode fazer com que o seu dinheiro vá embora muito rápido sem trazer nenhum retorno.
Abaixo coloco alguns elementos-chave para garantir que o seu e-commerce esteja o mais preparado possível para entrar no mercado online, munido de todas as ferramentas necessárias para desbravar essa nova empreitada. Coloquei os pontos abaixo em ordem de importância para suas novas campanhas. Caso tenha alguma dúvida, proposta ou alteração basta entrar em contato para acrescentarmos aqui!
1) Google Shopping
Todos os nossos cliente que estão utilizando Google Shopping tem tido resultados excepcionais com esse tipo de campanha. Abrir uma campanha de Google Shopping é a dica número 1 para otimizar seu AdWords para e-commerce. Nada, entretanto, é tão simples como parece. Esse tipo de campanha exige configurações no Google Merchant, no AdWords e na Plataforma de loja virtual. Segue abaixo a lista do que você vai precisar:
- Um XML bem estruturado segundo as políticas do Google (para enviar informações de sua loja direto para o Merchant)
- Atributos corretos em sua loja (Marca, GTIN, etc)
- Uma conta no Merchant
- Uma conta AdWords
2) Scripts para detectar URL’s
Outro ponto de extrema importância é fazer com que suas campanha / grupos de anúncio sejam PAUSADOS quando o produto estiver fora de estoque ou sua página estiver dando erro. Existem várias formas de se fazer isso, mas algumas são mais práticas que outras.
Eu sugiro sempre utilizar Scripts para AdWords a fim de automatizar ao máximo esse processo.
3) Parâmetros Dinâmicos
Com parâmetros dinâmicos você tem controle em tempo real de todos os seus anúncios em massa, consegue alterar preços dinamicamente e sem necessidade de aprovação do Google. Para saber mais a respeito dessa belezinha, veja nosso outro post
4) Valor de Conversão – NÃO UTILIZE CPA – Utilize ROI
Um dos erros que muitos anunciantes de AdWords cometem é verificar somente Conversões e Custo por Conversão. Mas eu lhe pergunto: uma conversão com ticket de R$ 1.000 é exatamente igual a uma conversão de R$ 200?
A resposta é não. Não basta somente você analisar a quantidade de conversões e o custo por cada uma. É necessário ver quanto a sua loja FATUROU com publicidade vinda do AdWords. Com esses dados em mãos, você consegue fazer o cálculo do que está valendo mais a pena, tanto em termos de faturamento quanto de ticket médio.
Para obter essas informações, basta um ajuste muito simples: insira na sua Tag de Conversão uma linha adicional de código que vai puxar essa informação. Em cada plataforma varia a forma de implementação, mas o resumo da ópera é sempre o mesmo: na página de sucesso de compra, a sua plataforma deve informar o “valor total da compra” através de um parâmetro que será enviado para o AdWords.
Essas foram 4 dicas matadoras para alavancar as vendas do seu e-commerce com o Google AdWords. Dúvidas? Deixe aqui o seu comentário!