Quem busca melhorar a sua performance no trabalho e ter resultados acima da média deseja aumentar a sua produtividade. Mas o que é ser uma pessoa produtiva de verdade?
Muita gente relaciona a produtividade com a capacidade de produzir muitas coisas ao mesmo tempo, o famoso “multitarefa”, mas sabemos que é muito fácil perder o foco, você acaba tendo retrabalho em suas tarefas, cometendo erros e na verdade diminuindo a sua produtividade, ou seja, mais trabalho em mais tempo!
Não adianta procurar uma fórmula mágica ou ainda uma receita de bolo. Você deve ter muito foco, constância, ritmo e intensidade para chegar no próximo nível de produtividade em sua vida profissional. Por esse motivo, eu preparei 7 dicas para você chegar lá!
Dica 1: Esvazie a Cabeça
Tire as suas tarefas, ideias, pensamentos e sonhos da memória RAM (curta duração) da sua cabeça e coloque no HD (memória de longa duração). Isso mesmo! Escreva em algum lugar.
Organize as suas principais atividades e informações (contatos, agenda, logins, mapa mental, etc) de uma maneira organizada para ter maior noção do que fazer, quando fazer e onde encontrar aquela senha que você nunca lembra!
Existem várias ferramentas para te ajudar nesse processo, como o famoso e simples Google Keep, Trello, Google Drive, Teamwork e muitos outras. Precisa de dicas de mais ferramentas? Deixe o seu comentário no final desse post.
Dica 2: Recarregue as Baterias
Ser uma pessoa produtiva não é ficar 8 horas sentado na frente do computador sem parar de trabalhar. Faça intervalos de 10 a 15 minutos para cada 1 hora e meia de trabalho. Levante-se, se estique!
Faça uma rotina de alimentação mais saudável e exercícios físicos. Aumente a dose de serotonina e endorfina do seu corpo, diminuindo o sono, ansiosidade, depressão, vontade de comer doces e carboidratos e mais uma infinidade de outros benefícios.
Dica 3: Não abra o Seu E-mail!
Abra o seu e-mail em apenas 2 ou 3 horários ao longo do dia. Eu geralmente abro pela manhã bem cedo para verificar qualquer urgência, após o horário do almoço e no final do expediente. Feche o seu programa de emails ou ele irá controlar você! Sim, o Gmail tem vida própria 🙂
Coloque o seu celular no silencioso e tire as notificações de redes sociais dos seus aplicativos. Seguindo apenas essa dica você irá produzir muito mais.
Para quem trabalha com ads e social no Facebook e não quer perder o foco em suas prioridades, eu recomendo bloquear a timeline do Facebook com o Facebook news feed eradicator, uma extensão simples e fácil de instalar no seu Google Chrome.
Dica 4: Defina Dia e Horário
Essa dica é simples e eficiente. E eu gosto de brincar que se não tem dia e horário para algo ser feito, não é prioridade e não será feito.
Coloque em sua agenda o dia e horário dos seus compromissos, entregas de demandas dos seus clientes, suas metas dentro da empresa e compromissos externos.
Dica 5: Tenha um Hobby
Você deve ter atividades que te faça bem fora do horário do seu trabalho. Encontre um lazer que irá gerar benefícios para o seu corpo e mente. Não vale Netflix, ok? Leia, pratique esportes, tenha aulas de música e qualquer atividade que te faça revigorar, esquecer dos problemas, manter a sua mente sã e elevar a sua produtividade.
Dica 6: Não Fique Medindo Pixel
Não seja perfeccionista demais. Entenda isso: ninguém irá fazer o seu trabalho como você mesmo. Você deve encontrar o seu equilíbrio racional e emocional para fazer as coisas acontecerem. Done is better than perfect!
Dica 7: Leia esses Livros!
Eu não poderia deixar de indicar alguns livros. Eles são leitura obrigatória para quem quer aumentar a produtividade no trabalho e abrir a mente. Aqui vai: A Arte de Fazer Acontecer, O Poder do Hábito e Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo.
Essas dicas foram valiosas para você? Deixe abaixo o seu comentário e dúvida!
Pingback: Conheça as 4 melhores maneiras de motivar a sua equipe de vendas - Blog da Linkbiz
Pingback: 6 dicas de avaliação de desempenho para seu processo de vendas - Blog da Linkbiz
Pingback: Conheça 5 estratégias para aumentar as vendas da sua equipe comercial - Blog da Linkbiz
Pingback: Como descobrir um cliente em potencial? - Blog da LinkBiz
Pingback: Treinamento em Vendas: por que monitorar as ligações da minha equipe? - Blog da LinkBiz